Couscous de espelta com carpaccio de pêra e queijo feta

 

Couscous espelta com pera e feta

Spelt couscous with pear carpaccio & feta cheese – EN version below

Ainda há dias quentes que pedem refeições frescas e ligeiras. Por isso aqui fica uma delas para aproveitar este verão tardio. Muito fácil de preparar e deliciosa!

Estamos a sete dias de outubro e fizeram 35ºC em Lisboa este fim de semana. Eu adoro o calor e sabe-me incrivelmente bem manter as camisolas e botas arrumadas mais uns tempos, mas enquanto tento tirar o máximo partido dele nesta época, não consigo deixar de pensar que isto não é normal e que certamente terá a suas implicações no planeta.

Mas também é verdade que acredito plenamente na força da Natureza, em última instância ela arranja solução para tudo, em especial para repor o seu equilíbrio.

E nestas semanas pós época balnear e de regresso às rotinas, estou a viver uma altura de abundância! Entre recomeçar a dar aulas de capoeira, organizar a 1º edição do Picnic Club e algumas encomendas de catering para festas, não tenho tido mãos a medir. No meio disto tudo surgiram-me ainda convites para um showcooking na TV (programa Aqui Portugal da RTP1) e para participar na edição de Natal de uma revista digital (ainda não posso divulgar qual).

 

A experiência na TV foi muito gira. Como tinha apenas 6 minutos para fazer o showcooking (sim leram bem 6 minutos!!), escolhi uma das receitas mais fáceis e recriadas aqui do blog o bolo de banana e nozes pecan. E a julgar pelo facto de não ter sobrado nada, acredito que esta receita tenha ganho novos fãs, entre os apresentadores e equipa de produção.

Quanto ao Picnic Club, vai de vento em popa. A duas semanas do evento já só tenho 3 lugares disponíveis (se estão a ponderar ir, não percam tempo e reservem aqui)! Acho mesmo que vai ser uma experiência inesquecível, num local maravilhoso. Tudo está a ser pensado e organizado com amor, carinho e dedicação, desde a comida à decoração. Podem ir acompanhando no stories do Facebook ou Instagram.

E no tempo que me resta, ainda consigo apontar uma ou outra receita para partilhar com vocês. Esta foi criada para utilizar as inúmeras pêras oferecidas pelo meu vizinho Ricardo e é perfeita para estes dias de calor. Espero que gostem!


Ingredientes: (2-3 pessoas)

1 chávena de chá (cup) de couscous de espelta (ou outro que prefiram)

2 chávena de chá (cup) de chá de gengibre

1 c. sopa azeite virgem extra (mais se necessário)

1 pitada de flor de sal

4-6 folhas de hortelã (picadas)

8 cubos pequenos de queijo feta

1 pêra rija (não demasiado madura)

Preparação:

Coloque o couscous num recipiente grande (pirex ou taça) e junte o chá de gengibre. Aguarde 5 minutos, junte o sal e o azeite e mexa com um garfo. Reserve.

Entretanto corte a pera ao meio, horizontalmente. Use uma mandolina para a cortar em fatias bem fininhas e de seguida retire as sementes. Caso não tenha uma mandolina pode cortar com uma faca, o mais fino que conseguir.

Transfira o couscous para uma taça grande e mexa-o com um garfo para o soltar. Junte a pêra, a hortelã e desfaça os pedaços de queijo feta por cima. Envolta tudo muito bem e sirva com um fio de azeite por cima.

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos. Recomendo que este prato seja consumido de imediato, caso contrário a pêra começará a oxidar. Para atrasar esse processo pode juntar-lhe umas gotas de limão.


English version – Spelt couscous with pear carpaccio and feta cheese

Ingredients: (2-3 portions)

1 cup spelt couscous (or other of choice)

2 cups ginger tea (unsweetened)

1 tbsp extra virgin olive oil (more if needed)

1 pinch os sea salt

4-6 peppermint leaves (minced)

8 small cubes of feta cheese

1 pear (not too ripe)

Preparation:

Place couscous in a large bowl and add the ginger tea. Wait 5 minutes, add the salt and olive oil and stir with a fork. Reserve.

Meanwhile, cut the pear in the middle, horizontally. Use a mandolin to slice it thinly and then discard the seeds. If you don’t own a mandolin you can use a knife and cut very thin slices.

With the help of a fork fluff the couscous a bit to loosen it up. Add the pear, mint leaves and spread the feta cheese on top. Mix everything very well and serve with a drizzle of olive oil.

Note: preferably use organic ingredients. I recommend to eat this right away, otherwise the pear will oxidize. You can use some lemon drops to prevent this process. 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s