Azeitonas marinadas em alecrim e laranja

IMG_7635

Fotos: Paulo Diniz

Esta foi uma das entradas da 1ª edição do Picnic Club e após quase uma semana continuo a receber elogios a estas azeitonas. Por isso decidi partilhar convosco a receita.

Domingo passado foi um dia memorável. Foi o dia em que pus de pé um projeto que há muito andava a magicar, o Picnic Club.  A primeira edição foi numa colina (by the hill), no Forte do Alqueidão, com uma vista absolutamente fantástica. Ao todo 27 pessoas participaram desta tarde solarenga e desfrutaram do melhor que a Natureza tem para nos oferecer e de comida confeccionada por mim e pela minha amiga Sara (a convidada desta edição).

 

 

Sendo um picnic lixo zero a logística foi o aspeto mais complicado. Tivemos que transportar e montar tendas, levar pratos, copos, talheres, jarros, mantas, toalhas, almofadas, enfim, uma panóplia de coisas para que o conforto estivesse à altura da paisagem que se estendia à nossa frente. A decoração também foi pensada ao pormenor: em cada tenda um ramo de limoeiro com o número da reserva, uma mesa feita em paletes e uma caixa de fruta rústica, reciclada, com tudo o que era necessário.

 

 

Os menus foram definidos com antecedência, um tradicional e outro vegan (podem consultá-los aqui), mas ainda houve alguns miminhos extra, a saber: o queijo fresco com azeite aromatizado e salva crocante, os figos pingo de mel e o brownie de cacau com curd de coco e menta.

 

 

Foi um dia emocionante, em que não poupámos esforços para que tudo estivesse no ponto certo. O feedback tem sido incrível e não consigo deixar de agradecer a todos os que fizeram parte deste evento: participantes, parceiros e claro ao meu marido Pedro e aos meus amigos Sara e Diniz, parceiros inigualáveis nesta viagem.

Se não tiveram oportunidade de participar nesta edição, podem aceder aqui para ver as fotos. Prometo que em breve haverá nova edição, num lugar diferente, com um menu diferente, mas igualmente maravilhosos.

Para já experimentem fazer estas azeitonas que prometo farão as delícias dos vossos convidados. Espero que gostem!


Ingredientes: (4-6 pessoas)

3 cups (chávenas de chá) de azeitonas pretas

1 dente de alho picado

1/4 cup azeite virgem extra

2 ramos de alecrim frescos (previamente lavados)

casca de 1/2 laranja (previamente lavada)

flor de sal q.b

pimenta preta em moinho q.b

Preparação:

Numa taça coloque as azeitonas, o alho picado bem fino e o azeite. Retire as folhas do alecrim grosseiramente e junte à mistura com a casca de laranja em pedaços. Tempere com flor de sal e pimenta preta moída a gosto e envolva tudo com as mãos.

Tape e leve ao frio por 12-24h mexendo de vez em quando. Sempre que as mexer prove e ajuste o sal e pimenta se necessário.

Retire do frio antes de servir até ficarem à temperatura ambiente. Disponha em pequenas taças e sirva com pão, queijo ou outro acompanhamento da sua preferência.

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos. 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s