Mini panquecas de avelã

Panquecas vegan de avelã

Mini hazelnut pancakes (VG & GF) – recipe below in EN

Aqui está a minha nova perdição para os pequenos-almoços de domingo. Umas panquecas simples de fazer e extremamente nutritivas. Vegan e sem glúten!

Tenho tido alguns pedidos de receitas sem glúten e vegan, nomeadamente no que toca a panquecas, porque as que tenho aqui no blog ou são uma coisa ou são outra, mas não as duas. Eu não sou celíaca e nem tão pouco intolerante ao glúten, sou sim sensível às farinhas brancas e por essa razão opto pela espelta em vez da farinha de trigo.

Mas quando toca a receitas sem glúten temos que ir buscar os melhores aliados para garantir sabor e acima de tudo textura. A farinha teff é tudo isso, aliada ao facto de estar carregada de nutrientes benéficos para a nossa saúde e ainda ter propriedades que regulam o transito intestinal e funcionam como prebióticos. Mas não há bela sem senão e o senão aqui é que o teff (cereal) vem de longe e não é barato. Originalmente vem da Etiópia mas agora é cultivado em países como Israel e Grécia. Como sabem sou apologista de darmos preferência ao que é local e da estação, mas também acredito que uma vez por outra podemos e devemos variar.

Se ainda não conhecem este cereal aqui está uma boa receita para o experimentarem, mas deixo também uma alternativa com outra farinha (para o caso de não a encontrarem – vejam nas notas abaixo). E já sabem, optem por comprar a granel e evitar o plástico sempre que possível 😉

Espero que gostem e não se esqueçam de partilha comigo as vossas recriações  no facebook e instagram !


Ingredientes: (8-10 mini panquecas)

1/2 cup  (~ 1/2 chávena chá) + 4 c. sopa de farinha teff*

1/2 cup (~ 1/2 chávena chá) de avelã moída*

1 cup (~chávena chá) de leite vegetal

1 c. chá bicarbonato de sódio

2 c. sopa de linhaça moída

1 c. café canela

1 c. sopa xarope de ácer (ou outro adoçante que prefiram) – opcional

1 pitada de sal

1 c. chá vinagre de sidra

Avelãs, amores perfeitos e xarope de ácer – opcional, para decorar

Preparação:

Numa tigela misture bem todos os ingredientes secos. De seguida junte os ingredientes líquidos (à exceção do vinagre) e envolva bem. Reserve a mistura à temperatura ambiente durante 5 minutos para que engrosse e volte a mexer. Junte o vinagre e incorpore sem mexer demasiado.

Aqueça uma frigideira grande e anti-aderente em lume médio e unte-a levemente com óleo de coco ou outro à escolha. Deite uma colher (utilizei colher de gelado) da mistura em vários pontos da frigideira, deixando cerca de 1 cm entre cada panqueca. Deixe cozinhar 2-4 minutos em lume baixo ou até ficarem bem cozidas nas extremidades (não as vire antes disso senão vão partir-se). Vire com a ajuda de uma espátula e cozinhe mais 1 a 2 minutos do outro lado. Retire para um prato e repita para a restante mistura.

Sirva ainda quentes com avelãs torradas e xarope de ácer ou outro topping que prefira.

Nota: use de preferência ingredientes biológicos. Aconselho a que opte pela versão mini porque a massa é menos elástica do que a das panquecas normais e em formato maior podem queimar antes de as conseguir virar na frigideira.

*Substituições: pode substituir a farinha teff por 1/2 cup de farinha de aveia integral + 2 c.sopa de farinha de coco. Porém a consistência ficará mais húmida por dentro do que com a farinha teff (eu prefiro a versão teff). A avelã moída pode ser substituída por outro fruto seco moído.


English version – Mini hazelnut pancakes

Ingredients: (8-10 mini pancakes)

1/2 cup + 4 tbsp teff flour*

1/2 cup grounded hazelnuts*

1 cup rice milk (or other of choice)

1 tsp baking soda

2 tbsp grounded flax seeds

1 1/2 tsp cinnamon

1 tbsp maple syrup (or other sweetener of choice)

1 pinch of salt

1 tsp apple cider vinegar

Hazelnuts, flowers and maple syrup to decorate – optional

Preparation:

In a medium bowl mix all dry ingredients together. Add liquid ingredients (except vinegar) and whisk well. Wait for about 5 min until the mixture thickens. Add vinegar and mix slightly, only to incorporate (don’t over mix).

Pre-heat a non stick pan over medium heat and grease it with a bit of coconut oil if needed. Use an ice-cream scoop and place several spoons of the mix in the pan (one for each mini pancake), separated by about 1/2 inch.

Let them cook in low heat for 2-4 min or until edges are completely cooked (don’t try to flip them before that, they will break). Flip them with a spatula and cook for another 1-2 min. Transfer to a plate and repeat for the rest of the mix.

Serve warm with maple syrup, toasted hazelnuts or other toppings of choice.

Nota: use preferably organic ingredients. I advise you to make these on a mini format once they are softer than the average pancake mix and on a larger format are more difficult to flip.

*Substitutions: you can use 1/2 cup oat flour + 2 tbsp coconut flour instead of teff flour but consistency will be different this ways (I prefer the teff version). You also can sub any other grounded nut for the hazelnuts.

Liked it? 😉 Follow me also on Instagram for more EN version recipes!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s