Bruschetta com patê de cenoura e rama salteada

Bruschetta com patê de cenoura e rama salteada

A pensar na ceia de ano-novo? Então aqui fica uma entrada que vai impressionar! Muito fácil de fazer, vegan e com opção sem glúten se assim o desejar.
Certamente já ouviram a expressão “saber as coisas pela rama” certo? O que talvez não saibam em que no caso da culinária isto não é assim tão mau… Pode parecer estranho mas passo a explicar: de uma forma geral estamos acostumados a descartar as ramas, seja das cenouras, das beterrabas, das batatas, etc. O que a maioria não sabe é que a rama da cenoura (entre outras) encerra uma quantidade fantástica de nutrientes e propriedades.

São já vários os estudos existentes que apontam a rama da cenoura como um ajudante importante do sistema imunitário, para além disso diz-se ainda que previne o crescimento de tumores, é diurética, desintoxicante e ajuda à digestão, entre outros. E paralelamente aos benefícios de saúde há ainda a questão de nos permitir cozinhar sem desperdício, usando o alimento na sua integra!
Da próxima vez que for ao mercado, compre umas cenouras com rama e faça esta receita. Sugiro no entanto que opte por produtos biológicos porque, de outra forma, estando a rama à superfície da terra é mais passível de estar impregnada com agrotóxicos.
Espero ainda chegar a tempo de considerar incluir esta receita na sua ceia de ano novo! Não se vai arrepender, prometo. Aproveito ainda para lhe desejar um 2019 muito feliz e mais consciente em todos os sentidos: ambiental, humano, emocional, alimentar, etc.

Ingredientes (4-6 doses):
4-6 fatias de pão artesanal (tipo alentejano)*
4 cenouras com rama (cerca de 400g)
1/2 c. sopa tahini (pasta de sésamo)
1/2 colher café de gengibre fresco ralado
1/2 c. café de cominhos em pó
2 a 4 c. sopa leite vegetal (sem adoçante)
1 dente de alho picado
Azeite virgem extra q.b
Flor de sal e pimenta preta em moinho a gosto
Tomilho fresco q.b
Preparação:
1 – Pré-aqueça o forno a 200º e coloque papel vegetal num tabuleiro de forno. Lave as cenouras e descasque-as, corte a rama e reserve-a.
2- Disponha as cenouras no tabuleiro, regue-as com um fio de azeite e tempere com flor de sal, pimenta e folhas de tomilho a gosto. Leve ao forno por 30-40 minutos ou até estarem macias.
3- Entretanto, separe da rama os talos mais suaves e tenros pois serão os que utilizará para saltear (guarde os restantes para adicionar a uma sopa ou fazer molho pesto por exemplo). Seque-os muito bem com uma toalha, corte-os em pedaços grosseiros e reserve-os numa taça até o patê estar feito.
4- Retire as cenouras do forno e transfira-as para um robot de cozinha ou liquidificadora potente. Aproveite a temperatura do forno para colocar no mesmo tabuleiro as fatias de pão regadas com um fio de azeite e umas folhas de tomilho e coloque-o no forno até dourar e ficar estaladiço.
5- Adicione o tahini, cominhos, gengibre, leite vegetal, sal e pimenta ao robot de cozinha e triture tudo até conseguir uma pasta cremosa. Utilize o leite vegetal para acertar a consistência e vá ajustando os temperos a gosto. Reserve.
6- Numa frigideira em lume médio, salteie o dente de alho picado em azeite e de seguida adicione a rama da cenoura cortada. Salteie apenas por 1 ou 2 minutos e retire do lume.
7- Barre o patê de cenoura no pão torrado e disponha por cima a rama de cenoura salteada. Sirva ainda quente.
Notas: use de preferência ingredientes biológicos.
* Para uma versão sem glúten use pão sem glúten, de aveia ou arroz por exemplo.
Anúncios

One thought on “Bruschetta com patê de cenoura e rama salteada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s