Sopa dourada anti-inflamatória

sopa dourada

Anti-inflammatory golden soup – recipe in EN below

Meses de inverno e épocas de excesso trazem sempre dificuldades ao nosso sistema imunitário. Que tal dar-lhe uma ajuda extra com esta sopa? É vegan e sem glúten.

Certamente já ouviram falar da curcuma ou açafrão da índia, tumérico ou açafrão da terra. Uma raíz da família do gengibre que é usada há séculos pela medicina ayurvédica pelo seu poder anti-inflamatório, antibacteriano e antioxidante, entre outros. A curcuma tem sido eficaz no tratamento de doenças inflamatórias como as artrites e é um potente aliado do fígado e do processo digestivo, uma vez que estimula as secreções digestivas e diminui a formação de gases. Há ainda estudos que lhe atribuem propriedades ao nível da redução do risco de doença cardíaca e melhoria da função cerebral.

Talvez por todas estas razões a curcuma tem ganho adeptos nos últimos anos, em especial através do célebre golden milk. O leite dourado feito através de bebida vegetal e curcuma, que faz uso das suas propriedades anti-inflamatórias. Porém, como em tudo, é preciso alguma precaução e espírito crítico e a ingestão de curcuma não deve ser diária ou demasiado frequente, até porque o nosso organismo não está habituado e pode ressentir-se.

Na minha cozinha a curcuma existe já há algum tempo, em especial para as receitas de caril. Porém como não sou fã de tomar bebida vegetal de manhã e acho que em jejum a curcuma pode ser um pouco agressiva para o meu corpo, decidi encontrar uma alternativa ao leite dourado. Além disso, a curcumina (princípio ativo da curcuma) é absorvida de uma forma muita mais eficiente pelo organismo se a juntarmos com uma gordura boa (ex: azeite) e pimenta preta. Assim resolvi criar algo aconchegante, saciante e que eu possa incluir numa das refeições grandes: uma sopa.

Espero que gostem e que possa ser um auxílio nestas épocas de constipações, gripes e afins. Não se esqueçam de partilhar comigo as vossas recriações  no facebook e instagram!



Ingredientes:

600g couve flor em pedaços

800g água

5-6 g de curcuma fresca (equivalente a 1 dedo mindinho)

1/2 cebola média (cerca de 50-70g)

sal marinho e pimenta preta a gosto

1 fio generoso de azeite virgem extra

1/2 c. café de gengibre fresco ralado (opcional)

sementes de sésamo e flores comestíveis – opcional para decorar

Preparação:

Numa panela com tampa coza a couve-flor e a cebola em água em lume médio durante 20-25 min ou até ficarem bem macias. Entretanto raspe a casca da curcuma com uma colher e triture o gengibre. Reserve.

Depois de cozidas, adicione o azeite, o sal e pimenta preta a gosto e triture tudo com a varinha mágica ou num liquidificador/robot de cozinha, até conseguir um creme aveludado. Adicione a curcuma e o gengibre e volte a triturar muito bem até estarem totalmente desfeitos. Prove e ajuste os temperos. Sirva bem quente em taças e decore (opcional). Guarde no frigorífico em recipiente hermético até 5 dias.

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos. Cuidado no manuseamento da curcuma porque esta mancha de amarelo os dedos e as superficies em que toca.

 


Anti-inflammatory golden soup – english version

The anti-inflammatory power of turmeric in a delicious and creamy soup. Enjoy!

Ingredients:

600g cauliflower (in pieces)

800g water

5-6 g fresh turmeric

1/2 onion (about 50-70g)

sea salt & black pepper to taste

1 generous sprinkle of extra virgin olive oil

1/4 tsp grated fresh ginger (optional)

sesame seeds and flowers to decorate – optional

Preparation:

In a medium pan, cook over medium heat the cauliflower and onion for about 20-25 min or until completely soft. Meanwhile, use a spoon to scrape turmeric peel and grate the ginger. Set aside.

After cooked, add olive oil, salt and pepper to taste and blend everything until you get a creamy texture with no lumps. Add turmeric and ginger and blend again. Taste and adjust seasoning. Serve while hot an decorate (optional).  Keep in fridge in an airtight container for up to 5 days.

Notes: use preferably organic ingredients. Turmeric can stain hands and surfaces yellow.

Liked it? 😉 Follow me also on Instagram for more EN version recipes!

Anúncios

4 thoughts on “Sopa dourada anti-inflamatória

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s