Puré de feijão branco

hummusdefeijacc83obranco

White bean purée – recipe in EN below

Procuram incluir mais leguminosas nas vossas refeições e não sabem como? Ora aqui está uma forma deliciosa. Falo ainda da importância de demolhar.

De uma forma geral perdemos o hábito de comprar as leguminosas secas e demolhá-las em casa. Queremos tudo mais rápido e prático, não queremos perder tempo com tarefas que nos parecem evitáveis e por isso cortamos caminho e compramos o feijão, grão, milho, ervilhas, etc. já cozidos e enlatados.

Ora isto é extremamente conveniente, sem dúvida (eu também compro de vez em quando). Porém tudo o que é industrializado está sujeito a processos de aceleração (às vezes pouco naturais) que muitas vezes desconhecemos, para além de certamente ter conservantes para durar muito mais tempo na prateleira. Já não falando da qualidade e sabor de leguminosas demolhadas em casa, em comparação com as de lata (sem comparação possível).

Por tudo isto, comprar e demolhar torna-se numa tarefa simples e fácil que ocupará no máximo 2 min. do nosso dia. Eu demolho as leguminosas, cereais e por vezes frutos secos no mínimo 12 horas. Todos eles possuem o chamado ácido fítico, que nos dificulta a digestão e ao demolharmos este tempo esse componente é libertado para a água. Por vezes deixo demolhar mais de 24h (mudo a água a cada 24h) para que o processo de germinação ocorra. E como é potente e maravilhoso esse processo. Começa a ser gerada vida em cada grão e comê-lo nessa fase é poderoso para corpo e mente.

Para facilitar a digestão das leguminosas e outros grãos, cozo-os sempre com um pedaço de alga kombu. Esta alga, para além de altamente mineralizante, ajuda a minimizar os efeitos dos gases que as leguminosas possam propiciar na digestão. Se depois de tudo isto continuam com dúvidas, experimentem esta receita e vão tornar-se fãs!

Entretanto uma notícia: já adicionei nova data para o Workshop Refeições Saudáveis, saibam mais aqui.

Espero que gostem e não se esqueçam de partilha comigo as vossas recriações  no facebook e instagram !


Ingredientes:

75g feijão branco seco
1 pedaço de alga kombu (2-3cm)
1 fio de azeite virgem q.b.
sal marinho a gosto
1 dente de alho
pimenta preta em moinho a gosto
1/4 c. café cominhos em pó
água q.b (se necessário)

Preparação:

Numa taça demolhe o feijão em água durante pelo menos 12h (eu deixo de 12-24h).

Escorra, lave o feijão e coloque numa panela com água abundante (3x mais pelo menos) e a alga kombu. Assim que levantar fervura tempere com sal a gosto. Coza o feijão durante cerca de 1h30-2h ou até ficar completamente suave. Escorra e reserve (use a alga para sopas ou outros cozinhados).

Num robot de cozinha ou triturador coloque o feijão, um fio generoso de azeite, o alho e tempere com sal, cominhos e pimenta preta. Triture tudo muito bem, se necessário vá parando e raspando as laterais. Caso sinta a mistura muito seca adicione 1 a 2 c.sopa de água e triture novamente.

Prove, ajuste os temperos e continue a triturar até ter um puré suave e macio, sem grumos. Transfira para uma taça e sirva quente como acompanhamento, adicionando por cima vegetais salteados (como na foto). Pode ainda deixar esfriar e servir frio como patê (ex: hummus de feijão branco). Guarde em recipiente hermético e mantenha refrigerado até 1 semana.

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.


White bean purée – English version

Ingredients

75g dry white beans*
1 bit of kombu seaweed (2-3cm)
1 drizzle of extra virgin olive oil
sea salt to taste
1 garlic clove
black pepper to taste
1/8 tsp cummin
water (1 tbsp at a time if needed)

Preparation:

Soak the beans at least 12h (I leave them 12-24h).

Rinse them and wash them well. Put them in a pan over medium heat, cover them with water and add the seaweed. As soon as it simmers add salt to taste. Let it cook for about 1h30-2h until very soft (if you have a pressure cook it will be about 30-40 min).

Rinse and place beans in a food processor (use the seaweed for soups or other cooking, it’s very rich in minerals). Add remaining ingredients (except water) and blend it until smooth. Scrape the sides, adjust seasoning and add water for a softer texture. Blend it again until no lumps are found.

Transfer to a bowl and serve as a side dish with sautéed veggies for example, or place in fridge for 30 min and serve cool as a bean hummus. Keep refrigerated in an airtight container for about 1 week.

Nota: use preferably organic ingredients.

*You can use cooked can beans and skip the soaking process but health benefits will be lost. Soaking at least 12h allows grains and legumes to release their phytic acid to the water and therefore you will digest them easier. 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s