Pêssegos em calda de lúcia-lima

Pêssegos em calda de lucia-lima

Peaches in verbena syrup – recipe in EN below

Uma receita fácil, deliciosa e que se prepara em 15 minutos! Adoçada naturalmente e com um aroma fantástico a lúcia-lima. Perfeita para o pequeno-almoço ou lanche.

A época dos pêssegos começou e como eu adoro pêssegos! Aqui pelo meu pomar ainda não estão no ponto, mas em breve terei uma abundância deles. Os meus favoritos são os pêssegos-careca ou nectarinas. Sumarentos, aromáticos e com textura de veludo, dão pano para mangas nestas experiências de alquimia que são a culinária.

E inspirada pelo que a Natureza me dá, resolvi aproveitar esta fruta em toda a sua glória para os brunches que tenho feito na Às 9 – Living better Academy. E nada melhor do que conjugá-la com uma planta de cheiro inebriante como a lúcia-lima. O resultado? Uma explosão de sabor, cor e cheiros que não deixa ninguém indiferente. Prova disso é o facto de não sobrar nadica de nada no final de cada refeição onde apresento esta receita.

E como os pedidos já se vão acumulando, aqui fica ela para que a possam recriar aí por casa. Gosto de os servir com a minha receita de waffles de aveia, mas vai bem com tudo (quentes ou frios) e estou em crer que daria uma ótima tarte, o que acham? A ver vamos, cenas dos próximos capítulos…

Espero que gostem e já sabem,  partilhem comigo os resultados no facebook e instagram!


Ingredientes:

4 pêssegos bem maduros (usei 2 nectarinas e 2 pêssegos normais mas pode utilizar os que preferir)

água q.b.

3 c. sopa de xarope de ácer

4-5 folhas frescas de lúcia-lima

Preparação:

Lave os pêssegos e descasque-os se preferir (usei as nectarinas com casca). De seguida corte-os em gomos e reserve.

Cubra o fundo de um tacho com água e adicione de seguida os pêssegos, lúcia-lima e xarope de ácer. Tape e leve ao lume em chama média até ferver (cerca de 5 min.). De seguida destape e misture com uma colher de pau. Prove e adicione mais adoçante se pretender.

Deixe ferver mais 5-10 min em lume brando para parte da água evaporar (não toda porque queremos que mantenha alguma calda). Assim que os pêssegos estiverem macios e tiver uma calda avermelhada, retire do lume e deixe arrefecer. Sirva ou guarde em recipiente hermético até 4 dias no frigorífico.

Nota: use de preferência ingredientes biológicos. Caso não tenha folhas frescas de lúcia-lima use chá de lúcia-lima em vez de água.


Peaches in verbena syrup – English version

This is just an amazing and fragrant recipe that goes well with waffles, pancakes or purely on it’s own. Really easy to make and so delicious!

Ingredients:

4 ripe peaches (I used 2 yellow peaches  and 2 nectarines but you can use the ones you prefer)

water (to adjust consistency)

3 tbsp maple syrup

4-5 fresh verbena leaves

Preparation:

Wash the peaches and peel them if you prefer (I only peeled the yellow ones). Cut them in fat slices or quarters and set aside.

Cover the bottom of a pan with water (just enough to cover the bottom) and add peaches, verbena leaves and maple syrup. Cover and bring to a boil in medium heat for about 5 min. Mix them gently, taste and adjust sweetener if necessary. Lower the heat and let them simmer for about 5-10 min (uncovered). We want some of the water to evaporate but not all (we want to make a syrup).

As soon as the peaches are soft and you have a red syrup, take from heat and let them cool. Serve or transfer to an air tight container and place them in the fridge for up to 4 days.

Note: use preferably organic ingredients. I f you don’t have fresh verbena leaves you can use verbena tea instead of water.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s