Salada de couve massajada

Salada couve massajada

Easy pickled cabbage salad (VG & Raw) – recipe in EN below

Um acompanhamento colorido, fresco e delicioso, perfeito para os dias de calor que se avizinham. E ainda um pouco sobre a importância dos probióticos.

Acho que já vos falei do benefício dos pickles (ou qualquer outro alimento fermentado), mas nunca é demais relembrar. Um sistema digestivo equilibrado e saudável é imprescindível para o nosso bem estar, pois é através dele que nutrimos o nosso corpo e tem funções importantíssimas ao nível das defesas do nosso corpo. Não é à toa que chamam ao intestino o segundo cérebro e não é também à toa que muitas vezes ele é o primeiro a ressentir-se quando estamos em fases de maior stress, ansiedade, etc. (já todas/os sentimos isso, certo?)

No nosso intestino habita a flora intestinal, um conjunto de microorganismos que, quando em equilíbrio, fazem as suas funções e propiciam uma digestão normal. Porém, uma alimentação pouco equilibrada, o uso contínuo de certos medicamentos e o stress a que submetemos o nosso corpo muitas vezes destroem a flora intestinal e esses microorganismos bons, deixando apenas os menos benéficos. E é aqui que os alimentos fermentados nos podem ajudar, uma vez que fornecem ao nosso corpo enzimas, vitaminas e bactérias “boas”, que reequilibram a nossa flora intestinal.

Há vários tipos de alimentos fermentados, sendo que os mais conhecidos são os pickles, chucrute, iogurtes, vinho, cerveja, entre outros. Estes alimentos são considerados probióticos porque no seu processo de fermentação criam-se organismos vivos que os tornam ácidos e ajudam à eliminação das bactérias “menos benéficas ao intestino”. Para além disso este processo conserva os alimentos por mais tempo e tornam-nos mais facilmente digeríveis.

A fermentação dos alimentos pode dar-se de várias formas mas (como em tudo), é sempre melhor optar pela fermentação natural (através de sal por exemplo), que não inclui agentes químicos ou outros componentes. É exatamente o caso desta salada, que apenas com uma pitada generosa de sal e a ajuda das nossas mãos começa a picklar em menos de 5 minutos. Trata-se claro de um pickle rápido, mas não deixa de ser benéfico para o nosso intestino.

Querem experimentar? Aqui fica a receita!


Ingredientes:

1/4 couve coração (média)

1/4 couve roxa (média)

1/4 cebola roxa (média)

2 cenouras

1 c. chá de sal marinho

salsa picada q.b

pimenta preta em moínho (opcional)

Preparação:

Corte todos os legumes em juliana bem fininha (isto é importante e vai facilitar o próximo passo) e transfira-os para uma taça grande.

Adicione o sal marinho e com as mãos comece a apertar/massajar os legumes com força. À medida que for apertando vai notar que eles vão libertar água (é o processo de fermentação natural a ocorrer). Mantenha a massagem durante pelo menos 10 minutos, ou até os legumes ficarem tenros.

Escorra o excesso de líquido, tempere com pimenta (opcional), salsa fresca e sirva assim mesmo ou junte-lhe um molho para ficar extra deliciosa (as minhas natas de caju ficam perfeitas nesta receita).

Notas: use de preferência ingredientes biológicos.


Easy pickled cabbage salad – EN version

This recipe is perfect as a summer side dish. Super easy, simple to make, vegan, glúten free and raw.

Ingredients:

1/4 white cabbage (medium size)

1/4 purple cabbage (medium size)

1/4 purple onion (medium size)

2 carrots

1 tsp sea salt

parsley (chopped) to taste

black pepper to taste (optional)

Preparation:

Start by slicing all vegetables very very thinly (into jullienne as commonly is called) and then transfer them to a big bowl.

Add salt and start pressing the veggies with your hands (make sure to put some strenght in it). Massaje it like that for at least 10 min, and you will see they will start to drop some liquid (it’s due to the fermentation process). Keep the massaje until veggies are tender.

Drain the excess liquid, season with pepper and parsley and serve right ahead or with a sauce (my cashew cream sauce goes perfectly with it).

Notes: use preferably organic ingredients.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s