Polpa de tomate assado com alho e salva

Polpa tomate

Roasted tomato & sage paste – recipe in EN below

Costuma usar polpa de tomate nos seus cozinhados? E que tal fazer uma caseira, aproveitando a época deles? Receita fácil, deliciosa, vegan e sem glúten.

Por esta altura a minha horta está recheada de tomates. Este ano plantei tomate chucha e não tenho conseguido dar vazão aos quilos e quilos que crescem e amadurecem todas as semanas.

Tenho utilizado bastante em saladas, gaspacho e até assados no forno como acompanhamento. Mas uma das coisas que utilizo com alguma frequência e o ano inteiro é polpa de tomate. Por isso resolvi aproveitar também para criar um pequeno stock que me permita ter este molho caseiro sempre à mão para outras receitas.

É verdade que hoje temos tomate disponível o ano inteiro nos mercados e supermercados, porém não há nada como consumi-lo na sua estação, quando ele está no seu auge de doçura e plenitude. Além disso o tomate faz parte da família das solanaceas, juntamente com os pimentos, beringela, etc., cresce à noite e liberta uma substância (solanina) que pode agravar estados alérgicos e inflamatórios (especialmente ao nível dos ossos e articulações) em algumas pessoas. Por esta razão deve ser consumido moderadamente e na sua estação. Como qualquer fruto ou legume de verão tem uma quantidade fantástica de água, que ajuda o nosso corpo a fazer face às temperaturas mais altas desta época (a Natureza sabe sempre o que faz).

Nesta receita usei salva porque cresce abundantemente no meu jardim e eu adoro o seu aroma, mas podem substituir por orégãos, tomilho ou outra erva aromática que gostem. Como adoçante usei xarope de ácer (sim uma boa polpa de tomate leva adoçante para equilibrar a acidez), mas podem usar mel ou outro que prefiram. Gosto de usar os tomates inteiros, com sementes e pele porque acho um desperdício descartá-los, mas se preferirem sem vejam a nota adicional no final da receita.

Prometo que os vossos próximos cozinhados farão furor se começarem com uma boa polpa de tomate como esta: aromática, cheia de sabor e 100% natural 😉 Espero que gostem e já sabem, partilhem comigo os resultados no no facebook e instagram!


Ingredientes:

1 kg de tomate bem maduro (usei chucha mas pode usar outro)

4 dentes de alho

1 c. café paprika fumada (opcional)

3 c. sopa de xarope de ácer

6-8 folhas de salva fresca (ou outra erva que prefiram)

azeite virgem extra q.b

sal marinho e pimenta preta a gosto

2-3 c. sopa água (se necessário)

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 200ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal. Reserve.

Corte os tomates em quartos e disponha-os no tabuleiro*. Descasque os dentes de alho e esmague-os ligeiramente com a lateral de uma faca. Espalhe por cima dos tomates, junte as folhas de salva e regue com um fio bem generoso de azeite, o adoçante e uma boa pitada de sal e pimenta. Leve ao forno por 40-50 min. mantendo a temperatura, ou até o tomate estar bem macio e ter perdido água.

Coloque tudo num liquidificador potente ou robot de cozinha, adicione a paprika fumada (opcional) e triture muito bem até conseguir uma polpa cremosa. Se lhe parecer demasiado espesso adicione água (1. c sopa de cada vez) até à consistência pretendida. Prove, ajuste os temperos e volte a triturar.

Transfira para um frasco ou recipiente hermético e deite por cima um fio de azeite. Guarde no frigorífico até 2 semanas ou no congelador por vários meses.

Nota: use de preferência ingredientes biológicos.

* Gosto de utilizar o tomate inteiro, com pele e sementes porque acho um desperdício descartá-los, mas se prefere uma pasta mais sedosa basta retirar as sementes e pelá-los antes de irem ao forno.


Roasted tomato & sage paste – English version

Easy homemade tomato paste with a big punch of flavor and delicious aroma. Perfect to take advantage of tomato season.

Ingredients:

1 kg very ripe tomatoes of choice

4 garlic cloves

1/2 tsp smoked paprika (optional)

3 tbsp maple syrup

6-8 fresh sage leaves

extra virgin olive oil (big drizzle)

sea salt and black pepper to taste

2-3 tbsp water (if needed)

Preparation:

Pre-heat the oven to 200ºC and line an oven tray with parchment paper. Set aside.

Cut tomatoes in quarters, peel the garlic cloves and smash them with the side of your knife. Place all of it on the tray and add sage leaves, olive oil, sweetener, salt and pepper. Mix them and roast in the oven for about 40-50 min or until tomatoes are really tender and the water has dried.

Place everything in a blender and add water (if needed), paprika (optional) and blend until smooth. Taste, adjust seasonings and blend again. Transfer to a jar or air tight container and keep it in the fridge for about 2 weeks or in the freezer for months.

Note: use preferably organic ingredients.

*I like to use the whole tomatoes (with seeds and peels) because I think is a waste not to, but feel free to take them of before roast them if you prefer.

Follow me on instagram for more delicious recipes in EN and check out some of my tutorial videos on stories.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s