Massa com pesto de abacate e rúcula

Massa com pesto de abacate e rúcula

Avocado & arugula pesto pasta (VG/GF) – recipe in EN below

Para aqueles dias em que não nos apetece cozinhar e queremos algo fácil, rápido e delicioso. Aqui fica esta sugestão vegan e com opção sem glúten. Apenas 6 ingredientes e 15 minutos!

Metade de Lisboa está de férias e a outra metade se não está deseja estar. Por aqui as próximas férias serão provavelmente só daqui a 1 ano, quando o Henrique já estiver mais crescido. Por agora dedicamos-lhe toda a tenção do mundo e nós (eu e o Pedro) acabamos por ficar um bocadinho esquecidos, mas faz parte. Um dano colateral é o facto do tempo ficar escasso para aquelas coisas do dia a dia como limpar, arrumar, organizar e até cozinhar!

Apesar de eu ter planeado e feito antecipadamente uma série de refeições a contar com o pós-parto, passado um mês o meu stock já se foi há muito. Valeu-me há umas semanas a visita dos meus tios Carlos e Leonor e do meu primo Vicente, que entraram por aqui tão carregados que parecia Natal! Entre presentes para o Henrique e diversos pratos feitos pela minha Tia ficámos com stock para mais uma semana.

Depois destas “bolsas de oxigénio” temos recorrido a receitas simples e rápidas de preparar como esta que vos deixo aqui. Espero que gostem e já sabem, se a fizerem partilhem comigo no Facebook ou Instagram!


Ingredientes (2 doses):

200g de massa à escolha (use massa sem glúten caso prefira)

água q.b

1 abacate médio maduro

1 punhado de rúcula fresca

1 c. sopa de azeite virgem extra

1/2 dente de alho

sal marinho e pimenta preta a gosto

Para decorar: rúcula fresca e sementes de sésamo negras

Preparação:

Coza a massa em água abundante temperada com sal, até ficar al dente (o tempo de cozedura dependerá da massa que escolher).

Entretanto, num liquidificador coloque o abacate, rúcula, alho, azeite, sal e pimenta. Junte 4 c. sopa de água e triture tudo. Prove, ajuste os temperos e adicione mais água para acertar a consistência (caso necessário). Repita até ter um molho cremoso e reserve.

Escorra a massa e sirva nos pratos. Deite por cima o molho e decore com rúcula fresca e sementes de sésamo. Sirva de imediato.

Notas: use de preferência ingredientes biológicos. Sugiro que consuma de imediato o molho porque o abacate tende a oxidar e ficar castanho.


Pasta with easy avocado & arugula pesto – english version

A very easy, quick & delicious recipe for those days you don’t feel like cooking at all!

Ingredients: (serves 2)

200g pasta of choice (GF if you prefer)

water as needed

1 medium ripe avocado

2 handful of fresh arugula/rocket

1 tbsp extra virgin olive oil

1/2 garlic clove

sea salt & black pepper to taste

Decoration: fresh arugula leaves & black sesame seeds

Preparation:

Cook your pasta in abundant water seasoned with sea salt (the time of cooking depends on the pasta you choose).

Meanwhile, place all remaining ingredients in a blender and add 4 tbsp water. Blend until smooth, taste and add water if needed to adjust consistency. Blend again and set aside.

Drain your pasta and place it in the plates. Add the pesto sauce and decorate with fresh arugula leaves and sesame seeds. Serve immediately and enjoy!

Note: use preferably organic ingredients. Make sure to use the sauce right away once avocado tends to turn brown after a while.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s