Caldos e temperos

Fazer os nossos próprios caldos e temperos não custa nada, é bem mais saudável e para além disso é uma ótima forma de reaproveitar os alimentos e combater o desperdício alimentar.

Caldo de legumes

O que pode utilizar: os caules e folhas da couve-flor, dos brócolos ou de outras couves, as ramas do rabanetes, das cenouras, dos nabos, das beterrabas, do aipo, e até as sobras (extremidades ou folhas) da curgete, pepino, cogumelos, alho francês, pimento ou qualquer outro legume cru.

Como fazer:  arranje um saco de pano e vá colocando lá dentro as sobras dos legumes durante a semana. Assim que estiver cheio, coza-as numa panela com água e um bocadinho de flor de sal (opcional) durante 10 a 15 minutos. Aproveite o caldo, deixe arrefecer e transfira-o para um frasco. Guarde no frigorífico até 3 semanas. Em alternativa, coloque em cuvetes, congele e vá utilizando à medida das suas necessidades.

Nota: não aconselho a utilização de cascas porque é nelas que se concentram a maioria dos pesticidas e químicos, especialmente se os alimentos não forem e origem biológica.

Caldo de peixe ou marisco

O que pode utilizar: cabeças e rabos de peixe, espinhas, cascas de marisco, entre outros desde que crus. Se, por exemplo, na peixaria pedir para cortar o peixe em postas ou filetes depois de amanhado, peça para levar os restos do seu peixe (menos as entranhas).

Como fazer: coza os restos de peixe ou marisco em água com flor de sal (opcional) durante 10 a 15 minutos. Aproveite o caldo, deixe arrefecer e transfira-o para um frasco. Guarde no frigorífico até 3 semanas. Em alternativa, coloque em cuvetes, congele e vá utilizando à medida das suas necessidades.

Nota: caso prepare um prato de peixe ou marisco cozido pode também aproveitar essa água para o mesmo efeito.

Cubos de azeite aromatizado

O que pode utilizar: os restos de ervas aromáticas que começam a esmorecer e azeite virgem extra.

O que fazer: numa cuvete coloque as ervas aromáticas nos diferentes quadrados. Pode colocar uma erva por quadrado ou misturá-las conforme a sua preferência. Congele durante pelo menos 2 horas. Utilize conforme as suas necessidades.

Anúncios