Tarte de cereja com crumble de cereais

Tarte cereja crumble 1

Cherry crumble pie – recipe below in EN

Quem gosta de cerejas ponha a mão no ar!! E de uma tarte de cereja sem açúcar refinado, vegan e que vai ainda carregada de cereais integrais? Aqui está ela!

Há receitas pelas quais vale a pena esperar e pôr a mão na massa, esta é uma delas. Aviso já já desde início: não é uma receita rápida e demora algumas horas a concretizar, mas já todos aprendemos que precisamos de esperar e de nos esforçar pelas melhores coisas da vida, certo? Encarem esta como mais um delas. Continuar a ler

Hummus de batata-doce

 

Hummus batata doce 2

Sweet potato hummus – recipe in EN below

Hummus e batata-doce, como pode não resultar certo? É cremoso, delicioso e perfeito como entrada para uma festa ou snack para meio da tarde. Se nunca experimentaram é desta que se aventuram!

Sei que tenho estado um pouco mais ausente do que o habitual mas estas semanas têm sido muito intensas. Entre workshops, aulas, fotografias e muitos projetos que se avizinham, tem sido impossível arranjar tempo para colocar as receitas em dia aqui no blog.  Mas posso desvendar-vos um bocadinho do que ando a preparar, querem? Continuar a ler

Trufas energéticas com 3 ingredientes

Trufas 3 ingredientes2

3 Ingredient energy truffles – recipe below in EN

Sabem aquele snack perfeito para meio da manhã ou para antes do ginásio? Aqui fica: leva apenas 3 ingredientes, 5 minutos e é muito fácil de fazer. Vegan, cruas e com opção sem glúten.

Às vezes na correria do dia a dia acabamos por facilitar e comprar snacks já preparados e/ou embalados. Frutos secos, fruta desidratada ou barras energéticas/de cereais, são talvez as opções mais comuns e ditas saudáveis. Mas a verdade é que para além de serem caras, muitas vezes o consumidor compra “gato por lebre”. Posso dizer-vos que 80 ou 90% das opções ditas saudáveis que aparecem nos supermercados são na verdade um engano… A grande maioria tem quantidades enormes de açúcar, que se esconde atrás de nomes como: glucose de milho, xarope de malte, dextrose, maltodextrina, entre outros. E mesmo os que indicam que são feitos a partir de fruta ou sumos de fruta, na verdade são feitos a partir de concentrados ou incluem aromas artificiais.

Continuar a ler

*Workshop* Doces e sobremesas de primavera-verão

Workshop Final (1)

Vocês pediram e por isso aqui vai: um workshop só de DOCES E SOBREMESAS para as estações de primavera e verão!

Dia 19 de Maio (sábado), entre as 10h e as 13h no restaurante Pachamama. O menu será vegan e bio e contará com 5 receitas, entre elas estas maravilhas que veem aqui, bem como outras inéditas! Tudo com ingredientes naturais, biológicos e sem refinados e processados. Vamos ter opções sem glúten e lactose (já que serão vegan), para que todos possam desfrutar.

Vamos aprender técnicas de confeção e decoração, saber quais as melhores alternativas para adoçar, falar das melhores escolhas para cada estação, partilhar dificuldades e soluções e claro degustar cada bocadinho do que fizermos em conjunto (sim porque conto com a vossa ajuda e vão “meter a mão na massa”!).

Continuar a ler

Estufado branco de lentilhas e bulgur

Estufado branco de lentilhas e bulgur

White & creamy lentil & bulgur stew – Recipe below in EN

Querem introduzir pratos vegetarianos nas refeições da semana e não sabem como? Experimentem começar por esta e vão ver que não se arrependem!

Na semana passada recebi uns amigos para almoçar aqui em casa. Nenhum deles é vegetariano, muito pelo contrário, um deles come frango e ovos religiosamente todos os dias (sim Adí estou a falar de ti)! E embora adore satisfazer os pedidos dos amigos e família, por vezes também é necessário mostrar-lhes novos sabores, receitas e um admirável mundo novo de possibilidades culinárias. Continuar a ler

Granola Express

express-granola2.jpg

Sem alternativas para o pequeno-almoço? Fartos dos cereais de pacote carregados de açúcar? Sem tempo para preparar coisas elaboradas? Aqui fica a solução!

Nunca fui capaz de comer logo a seguir a acordar. Desde miúda, preciso de umas horas até sentir fome e a comida me saber bem de manhã. Hoje sei que não há problema nenhum nisso, há quem lhe chame jejum e existe toda uma ideologia e regras associadas para tirar proveito das suas mais valias. No meu caso é simplesmente fazer aquilo que o meu corpo pede e com que me sinto bem.

Continuar a ler

Blog da Spice na Quinta das Marias

IMG_7691 E que tal verem-me ao vivo e a cores esta semana em Lisboa?

A loja Maria Granel, em Alvalade, convidou-me para participar na rubrica Quintas da Maria, e eu aceitei com todo o gosto do mundo! É uma rubrica quinzenal em que são desenvolvidos, workshops, showcookings, entre outras atividades, sempre com um desafio em mente: desperdício zero.

Esta quinta será a minha vez, a partir das 19h, e vou preparar um menu de festa, com doces e salgados, sempre naturais, saudáveis e sempre sem desperdiçar ou gerar lixo. Vai haver receitas inéditas e até sugestão de bolo de aniversário.

Porque é nas alturas de festa que caímos na tentação de comprar comida feita, recorrer a snacks embalados e/ou optar por doces e guloseimas menos saudáveis. Por isso nesta quinta vou tentar inspirar-vos com receitas que servem para festas de miúdos e graúdos.

A entrada é gratuita e não é necessária inscrição, basta aparecer. Conto convosco?

Vêmo-nos em breve!

Sofia

 

 

Bolo de banana e nozes pecan

BoloBananaNozPecan

Vegan banana & pecan bread – recipe below in EN

Se gostam de bolo de banana têm mesmo que experimentar este!! É sem dúvida dos melhores que criei ultimamente e muito fácil de fazer. 

Já há muito tempo que vos tinha prometido postar uma receita de bolo de banana. Tenho várias receitas na verdade, mas sempre achei que nenhuma se destacava de todas as outras que já provei… Até fazer esta! Posso dizer-vos que já a fiz 2 vezes no espaço de 4 dias e não sobrou nada!!

Este fim de semana resolvi convidar as minhas amigas do liceu para um girl’s weekend. Aproveitei que o Pedro esteve a trabalhar fora do país e organizamo-nos para ficarmos cá em casa de sexta a domingo. Dois dias e meio para pormos a conversa em dia, relembrarmos tempos idos e matarmos saudades. É engraçado ver que aos 36 anos, tendo cada uma a sua vida, família, trabalho, etc. ainda ficamos em pulgas para encontros como estes. E ainda mais engraçado é ver que os nossos assuntos não se esgotam. Temos sempre mais para contar, para perguntar, para partilhar, como se tivéssemos uma sede insaciável pela informação de cada uma. Continuar a ler

Muffins de mirtilos

Muffins mirtilos1

Vegan blueberry muffins – Recipe in EN below

São fofos, vegan, sem açúcar refinado e absolutamente deliciosos. Conto-vos ainda um pouco da minha última viagem aos Açores e a história do meu cavalo, o Ondulado.
Dos Açores só conhecia S.Miguel, mas como adorei o Pedro fez-me uma surpresa e fomos passar os meus anos ao Faial. De entre tantas ilhas pode não parecer a escolha mais comum, mas teve um motivo especial: para além da sua beleza natural, foi para onde veio o meu cavalo há uns anos atrás.

Continuar a ler

Chips de Kale com soja e amêndoas

Chips Kale e amêndoas

O snack salgado, crocante e saudável que todos precisamos de conhecer. Low carb, fácil de fazer e surpreendentemente delicioso.

Quem diria que a couve kale pode ser a nossa melhor aliada quando nos apetece um snack salgado? Eu certamente não “apostaria nesse cavalo”… mas a culinária não deixa de nos surpreender. Sei que está muito na moda, mas não sou amante da couve kale. Aqueles batidos verdes que volta e meia vemos, com couve, espinafres, fruta, etc. logo pela manhã não são para mim. Sou muito suscetível à apresentação visual dos alimentos e se não é apelativo não resulta comigo.

É por esta razão que gosto muito de embelezar os meus pratos. Pode parecer-vos uma perda de tempo, mas para mim não é. Acho que é um ato de cuidado como qualquer outro: arranjar o cabelo, maquilhar-me, pintar as unhas, olhar-me ao espelho, enfim cuidar de mim. Há várias formas de cuidarmos de nós e claro que a minha favorita é a alimentação. Apesar de ser um cuidado interior, que não é visível por si só, é talvez o mais importante. Por isso preparar com carinho, amor e estética tudo o que como faz todo o sentido para mim. Continuar a ler