Workshop Refeições Saudáveis

workshop ig (4)

Prometeu em 2019 cuidar de si e viver uma vida mais saudável e consciente? Então este workshop é para si!

Muitas vezes queremos mudar, incluir mais refeições vegetarianas no nosso dia a dia mas não sabemos sequer por onde começar.  É comum sentirmo-nos perdidas/os ou acharmos que mudar hábitos e alimentação é uma tarefa quase impossível na nossa vida e na nossa família… Continuar a ler

Sopa dourada anti-inflamatória

sopa dourada

Anti-inflammatory golden soup – recipe in EN below

Meses de inverno e épocas de excesso trazem sempre dificuldades ao nosso sistema imunitário. Que tal dar-lhe uma ajuda extra com esta sopa? É vegan e sem glúten.

Certamente já ouviram falar da curcuma ou açafrão da índia, tumérico ou açafrão da terra. Uma raíz da família do gengibre que é usada há séculos pela medicina ayurvédica pelo seu poder anti-inflamatório, antibacteriano e antioxidante, entre outros. A curcuma tem sido eficaz no tratamento de doenças inflamatórias como as artrites e é um potente aliado do fígado e do processo digestivo, uma vez que estimula as secreções digestivas e diminui a formação de gases. Há ainda estudos que lhe atribuem propriedades ao nível da redução do risco de doença cardíaca e melhoria da função cerebral. Continuar a ler

Bruschetta com patê de cenoura e rama salteada

Bruschetta com patê de cenoura e rama salteada

A pensar na ceia de ano-novo? Então aqui fica uma entrada que vai impressionar! Muito fácil de fazer, vegan e com opção sem glúten se assim o desejar.
Certamente já ouviram a expressão “saber as coisas pela rama” certo? O que talvez não saibam em que no caso da culinária isto não é assim tão mau… Pode parecer estranho mas passo a explicar: de uma forma geral estamos acostumados a descartar as ramas, seja das cenouras, das beterrabas, das batatas, etc. O que a maioria não sabe é que a rama da cenoura (entre outras) encerra uma quantidade fantástica de nutrientes e propriedades.

Continuar a ler

Leite creme de coco e lúcia-lima

Leite creme coco e lúcia-lima

Coconut & verbena crème brûlée – recipe in EN below

Esta vai sem dúvida impressionar este Natal! Cremosa, doce e com um perfume maravilhoso da lúcia-lima que torna tudo ainda melhor. Vegan e sem glúten!

Começo por confessar que não sou fã de leite creme, nunca fui. Sabe demasiado a leite e enjoa-me terrivelmente. Na verdade não bebo leite desde os meus 10 anos e só o bebi até aí porque os meus pais me obrigavam, a mando da pediatra. Mas era pura tortura e curiosamente os meus 2 pais também não suportam leite (só por aqui poderiam ter colocado a dúvida se efetivamente o leite me fazia bem, mas eram outros tempos…).

Por essa razão aqueles típicos doces de Natal como o arroz doce, leite creme, aletria, etc., nunca me foram muito atraentes. De há uns anos para cá decidi começar a criar as minhas próprias versões, umas versões que eu gostasse de comer. Comecei pelo arroz doce e este ano resolvi criar o meu próprio leite creme. Pelo furor que ele fez no último workshop, em que não sobrou pitada, acho que é seguro dizer-vos que é um sucesso.

Continuar a ler

Cogumelos em vinha d’alhos com puré de batata doce

Cogumelos em vinha de alhos com puré de batata doce

Sem ideias para a ceia de Natal? Querem incluir uma receita diferente e não sabem qual? Aqui fica a solução e prometo que até os mais céticos vão querer provar!

Este ano o Natal vai ser cá em casa. Convidei apenas a família mais chegada, ou seja, 25 pessoas (sim isto é a família mais chegada senão éramos uns 70)!! Vai ser muita gente e a logística não será fácil, mas uma das coisas boas de recebermos a família em nossa casa, é o facto de podermos fazer as coisas à nossa maneira. Não quer isto dizer que descuremos a vontade dos outros, nada disso, mas dá-nos alguma margem de manobra para mudar alguns hábitos e incutir outros por exemplo.

Continuar a ler

Panquecas de não tella

Panquecas avelã e cacau

No tella pancakes – recipe in EN below

Mesmo a tempo do fim de semana, aqui ficam esta deliciosas panquecas. Perfeitas para os fãs de nutella mas não só!

Tempo de inverno e pré-natalício dá-me para estas indulgências. Mas já lá vai o tempo em que eu comia nutella à colher de sopa (sim é verídico mas sinto que é uma realidade anos luz dos dias de hoje). Sempre adorei avelãs e sempre adorei chocolate (ainda adoro ambos), então a combinação explosiva da nutella era um ex libris.

Porém a consciência que tenho hoje da alimentação e de como ela afeta o meu corpo, impede-me de cair nesses devaneios antigos. Se o quiser fazer obviamente que o faço, não há aqui impedimentos morais nem tão pouco remorsos e culpa que me consumam posteriormente. Nada disso. Há antes uma noção plena do que vem a seguir: um frenesim de energia no corpo e na mente que não me permite concentrar em nada, seguido por um período de abstinência que deixa o meu corpo de rastos, como se tivesse corrido 20 km, e por fim a ânsia de ingerir mais açúcar, para voltar tudo ao início.

Continuar a ler

Mini panquecas de avelã

Panquecas vegan de avelã

Mini hazelnut pancakes (VG & GF) – recipe below in EN

Aqui está a minha nova perdição para os pequenos-almoços de domingo. Umas panquecas simples de fazer e extremamente nutritivas. Vegan e sem glúten!

Tenho tido alguns pedidos de receitas sem glúten e vegan, nomeadamente no que toca a panquecas, porque as que tenho aqui no blog ou são uma coisa ou são outra, mas não as duas. Eu não sou celíaca e nem tão pouco intolerante ao glúten, sou sim sensível às farinhas brancas e por essa razão opto pela espelta em vez da farinha de trigo. Continuar a ler

Doce de dióspiro com 3 ingredientes

Doce de dióspiro

3 Ingredient persimmon jam – recipe in EN below

Um doce feito em 5 minutos, sem açúcar refinado e que leva apenas 3 ingredientes. Estão curiosos(as)? Então aqui fica!

Há umas semanas atrás comecei uma parceria com o a Academia às 9, da querida Sofia Castro Fernandes do Às 9 no meu blog. Em conjunto com a minha amiga Sara da Silva preparamos refeições deliciosas e cheias de carinho que complementam na perfeição as sessões se coaching da Sofia. Continuar a ler

Scones simples

Scones vegan simples.jpg

Easy vegan scones – recipe in EN below

Se há por aí amantes de scones como eu, aproveitem o fim de semana e façam esta receita! Prometo que serão os 30 minutos mais bem empregues dos próximos dias!

Scones, eu adoro scones. De preferência com manteiga mas com doce também serve. São raros os sítios onde os servem e ainda mais raros os sítios onde os fazem frescos e como deve ser. Na maioria das vezes há quantidades enormes de farinha de trigo e quilos de margarina envolvidos, mas não é o caso destes. Primeiro porque são vegan (sim não levam manteiga, leite ou ovos) e depois porque são feitos com farinha de espelta. Continuar a ler

2ª edição do Picnic Club – by the lake

Evento FB

Aqui está a segunda edição do Picnic Club e vamos rumar às planícies do Ribatejo para um almoço à beira lago. Quem vem?

A Herdade da Barroca D’Alva, em Alcochete, é o local escolhido por mim para a segunda edição. E que local mágico e que me faz lembrar os meus tempo de adolescente, numa altura em que era uma aficionada da equitação e vivia em função do meu cavalo, o Ondulado.

Muitos foram os concursos equestres em que participei na Barroca D’Alva e outros tantos assisti, mas a verdade é que nunca tomei atenção aos pequenos paraísos que esta Herdade conserva como agora.  Continuar a ler