Scones simples

Scones vegan simples.jpg

Easy vegan scones – recipe in EN below

Se há por aí amantes de scones como eu, aproveitem o fim de semana e façam esta receita! Prometo que serão os 30 minutos mais bem empregues dos próximos dias!

Scones, eu adoro scones. De preferência com manteiga mas com doce também serve. São raros os sítios onde os servem e ainda mais raros os sítios onde os fazem frescos e como deve ser. Na maioria das vezes há quantidades enormes de farinha de trigo e quilos de margarina envolvidos, mas não é o caso destes. Primeiro porque são vegan (sim não levam manteiga, leite ou ovos) e depois porque são feitos com farinha de espelta. Continuar a ler

2ª edição do Picnic Club – by the lake

Evento FB

Aqui está a segunda edição do Picnic Club e vamos rumar às planícies do Ribatejo para um almoço à beira lago. Quem vem?

A Herdade da Barroca D’Alva, em Alcochete, é o local escolhido por mim para a segunda edição. E que local mágico e que me faz lembrar os meus tempo de adolescente, numa altura em que era uma aficionada da equitação e vivia em função do meu cavalo, o Ondulado.

Muitos foram os concursos equestres em que participei na Barroca D’Alva e outros tantos assisti, mas a verdade é que nunca tomei atenção aos pequenos paraísos que esta Herdade conserva como agora.  Continuar a ler

Azeitonas marinadas em alecrim e laranja

IMG_7635

Fotos: Paulo Diniz

Esta foi uma das entradas da 1ª edição do Picnic Club e após quase uma semana continuo a receber elogios a estas azeitonas. Por isso decidi partilhar convosco a receita.

Domingo passado foi um dia memorável. Foi o dia em que pus de pé um projeto que há muito andava a magicar, o Picnic Club.  A primeira edição foi numa colina (by the hill), no Forte do Alqueidão, com uma vista absolutamente fantástica. Ao todo 27 pessoas participaram desta tarde solarenga e desfrutaram do melhor que a Natureza tem para nos oferecer e de comida confeccionada por mim e pela minha amiga Sara (a convidada desta edição). Continuar a ler

Couscous de espelta com carpaccio de pêra e queijo feta

 

Couscous espelta com pera e feta

Spelt couscous with pear carpaccio & feta cheese – EN version below

Ainda há dias quentes que pedem refeições frescas e ligeiras. Por isso aqui fica uma delas para aproveitar este verão tardio. Muito fácil de preparar e deliciosa!

Estamos a sete dias de outubro e fizeram 35ºC em Lisboa este fim de semana. Eu adoro o calor e sabe-me incrivelmente bem manter as camisolas e botas arrumadas mais uns tempos, mas enquanto tento tirar o máximo partido dele nesta época, não consigo deixar de pensar que isto não é normal e que certamente terá a suas implicações no planeta.

Mas também é verdade que acredito plenamente na força da Natureza, em última instância ela arranja solução para tudo, em especial para repor o seu equilíbrio.

E nestas semanas pós época balnear e de regresso às rotinas, estou a viver uma altura de abundância! Entre recomeçar a dar aulas de capoeira, organizar a 1º edição do Picnic Club e algumas encomendas de catering para festas, não tenho tido mãos a medir. No meio disto tudo surgiram-me ainda convites para um showcooking na TV (programa Aqui Portugal da RTP1) e para participar na edição de Natal de uma revista digital (ainda não posso divulgar qual). Continuar a ler

Picnic Club – 1ª edição

Captura de ecrã 2018-09-08, às 17.23.28

Chegou o Picnic Club. Uma iniciativa que junta família ou amigos, comida deliciosa e saudável e locais bonitos e poucos conhecido do nosso país. Leiam tudo aqui!

Ando há tempos a magicar uma iniciativa que permita uma experiência na Natureza aliada a comida saudável e a boa companhia. Isto porque quem vive na cidade (com eu vivi durante a minha vida quase toda) sente-se muitas vezes desconectado com a Natureza e nem sempre tem oportunidade de “mergulhar” nela.

Mas queria ir mais além, queria dar-vos a conhecer locais extraordinários e pouco conhecidos ao sabor do melhor que cada estação nos dá. E ainda a possibilidade de partilharem esse momento com família, amigos ou a vossa cara metade. Assim nasceu a ideia do Picnic Club.

Continuar a ler

Tarte de camomila e limão

TarteLimãoCamomila

Lemon & camomile tart – recipe below in EN

Para os amantes de limão e não só. Uma tarte fácil de fazer, refrescante e perfeita para estes dias de verão! Vegan e sem açúcar refinado, como sempre.

Limões, limões e limões no meu pomar. O meu limoeiro é generoso e dá-me limões com fartura portanto nada como aproveitá-los para fazer uma e refrescante tarte de limão. Para além disso tenho aqui por casa um amante de limão (o Pedro), se houver alguma opção no menu com limão é certo e sabido que ele vai experimentar.

Este mês de Agosto tem sido totalmente atípico para mim. Só consegui tirar a semana passada de férias porque até aqui tem sido trabalhar sem paragens. Entre novos projetos, melhorias ao blog e redes sociais e fotografar comida, não tenho conseguido parar. Ainda não tinha conseguido fazer um único dia de praia, acreditam? E que bem que me souberam estes dias em Altura, num Algarve mais ou menos sossegado (porque no Algarve em Agosto é impossível haver 100% sossego). Continuar a ler

Pataniscas de legumes

IMG_8378

Vegan and GF veggie fritters – recipe below in EN

Se gostam de pataniscas têm que que experimentar estas! São muito fáceis de fazer, levam 6 ingredientes e não levam ovos nem farinha de trigo, por isso são vegan e sem glúten.

Eu adoro pataniscas e já tenho no blog uma receita de pataniscas de curgete . Mas cada vez mais me pedem receitas vegan e sem glúten e embora eu não seja vegana ou intolerante ao glúten, gosto de ter opções que se adaptem a todos. Além disso, na culinária há tantos ingredientes com que podemos dar largas à imaginação, e com resultados deliciosos, que não faz sentido utilizarmos sempre os mesmos.

Continuar a ler

Salada fresca de meloa, abacate e tomate cherry

IMG_0952

Uma salada perfeita para levar para a praia e que se prepara em 5 minutos! Deliciosa, fresca e bem nutritiva, que tira partido dos vegetais e fruta da época.

Quem disse que salada leva obrigatoriamente alface? Não sei se alguém o disse, mas se o fez está enganado e a prova é esta. Uma das coisas que mais gosto na culinária é que não há verdades universais nem regras mágicas (pelo menos para mim), a criatividade é o centro de tudo e isso dá-nos infinitas hipóteses, até numa simples salada.

Agora que tem havido dias mais constantes de calor (apesar do verão continuar tímido), lembrei-me de recuperar uma das minhas saladas favoritas para a praia. Para além de ser muito fácil de fazer, não precisam de tupperware, já que podem transportá-la e comê-la dentro da casca da meloa, como aparece aqui.

Continuar a ler

Torradas de abacate com framboesas e mel

Torradas com framboesas e coco tostato

Tão fáceis e deliciosas que vai repetir vezes sem conta! Perfeitas para um pequeno-almoço ou lanche de primavera – verão.

Já tenho esta sugestão há algum tempo aqui em arquivo, mas tenho-me debatido com a ideia de a partilhar porque é algo tão simples que nem consigo considerá-la uma receita! Mas na verdade tudo o que implique juntar ingredientes e brincar com sabores e texturas de comida acaba por levar-nos inevitavelmente à cozinha e portanto já vale por isso.

Ultimamente tenho estado um bocadinho ausente e por isso peço-vos desde já desculpa. Mas entre finalizar o curso de macrobiótica (finalmente acabei!!!), dar resposta a algumas encomendas de bolos de aniversário, etc. e iniciar novos projetos que me surgiram entretanto, não tenho conseguido dedicar o tempo que gostaria a escrever-vos mais receitas. Porém, prometo que em breve atualizo o repertório e partilho mais sugestões convosco. Continuar a ler

Tarte de cereja com crumble de cereais

Tarte cereja crumble 1

Cherry crumble pie – recipe below in EN

Quem gosta de cerejas ponha a mão no ar!! E de uma tarte de cereja sem açúcar refinado, vegan e que vai ainda carregada de cereais integrais? Aqui está ela!

Há receitas pelas quais vale a pena esperar e pôr a mão na massa, esta é uma delas. Aviso já já desde início: não é uma receita rápida e demora algumas horas a concretizar, mas já todos aprendemos que precisamos de esperar e de nos esforçar pelas melhores coisas da vida, certo? Encarem esta como mais um delas. Continuar a ler