Salada de couve massajada

Salada couve massajada

Easy pickled cabbage salad (VG & Raw) – recipe in EN below

Um acompanhamento colorido, fresco e delicioso, perfeito para os dias de calor que se avizinham. E ainda um pouco sobre a importância dos probióticos.

Acho que já vos falei do benefício dos pickles (ou qualquer outro alimento fermentado), mas nunca é demais relembrar. Um sistema digestivo equilibrado e saudável é imprescindível para o nosso bem estar, pois é através dele que nutrimos o nosso corpo e tem funções importantíssimas ao nível das defesas do nosso corpo. Não é à toa que chamam ao intestino o segundo cérebro e não é também à toa que muitas vezes ele é o primeiro a ressentir-se quando estamos em fases de maior stress, ansiedade, etc. (já todas/os sentimos isso, certo?) Continuar a ler

Queijo creme de caju

Queijo creme de caju

Cashew cheese dip (VG/GF) – recipe below in EN

Se querem uma alternativa vegetal para barrar no pão, que seja deliciosa e fácil de fazer, não procurem mais!

Esta tem sido uma das coqueluches nos brunches que faço na Às 9 – Living better academy. São raras as vezes em que sobra um bocadinho para contar história e nunca acabo o brunch sem alguém me perguntar “Sofia e a receita do queijo?“. Pois finalmente aqui está ela.

Para além de delicioso este queijo creme prepara-se em 10 min., é vegan e não tem glúten ou qualquer açúcar adicionado. O sabor a “queijo” vem da levedura nutricional.  Como o próprio nome indica esta levedura é semelhante a muitas outras (como a de cerveja ou de padeiro), criadas através de uma estirpe de fermento. Porém esta é bastante diferente na sua composição e é uma fonte de minerais e vitaminas, o seu sabor é também muito característico. Podem encontrá-la nas lojas biológicas e até na zona saudável de alguns hipermercados (vejam aqui algumas sugestões). Continuar a ler

Blondie de cenoura

Blondies de cenoura

Carrot cake blondie (VG, GF, Oil free) – recipe in EN below

Um bolo rápido, fácil e que se faz no triturador! Sem sujar loiça e apenas em 20 minutos. Para além disso, é vegan, sem glúten ou açúcar refinado e não leva óleo.

No outro dia perguntei nas redes sociais se sabiam o que eram “blondies”. Poucos se mostraram conhecedores destes bolos, mas todos se apressaram a pedir a receita. Os blondies não são mais do que irmãos mais claros dos brownies. Têm aquela mesma textura húmida, são finos, mal cozidos mas não levam cacau ou chocolate (daí não serem escuros/castanhos – brown). Continuar a ler

Pêssegos em calda de lúcia-lima

Pêssegos em calda de lucia-lima

Peaches in verbena syrup – recipe in EN below

Uma receita fácil, deliciosa e que se prepara em 15 minutos! Adoçada naturalmente e com um aroma fantástico a lúcia-lima. Perfeita para o pequeno-almoço ou lanche.

A época dos pêssegos começou e como eu adoro pêssegos! Aqui pelo meu pomar ainda não estão no ponto, mas em breve terei uma abundância deles. Os meus favoritos são os pêssegos-careca ou nectarinas. Sumarentos, aromáticos e com textura de veludo, dão pano para mangas nestas experiências de alquimia que são a culinária.

Continuar a ler

Queques de coco e mirtilos (sem glúten)

Queques de coco e mirtilos

Coconut & blueberry muffins (VG & GF) – recipe below in EN

Se houver fãs de coco e mirtilos por aí, têm mesmo que experimentar estes queques! São rápidos, fáceis de fazer, deliciosos e bem fofos. Quem quer experimentar?

Não sou daquelas pessoas que adora coco mas a semana passada deu-me uma vontade enorme de comer bolo de coco. Quem sabe é da gravidez mas a verdade é que nestes 7 meses não tenho tido “desejos”. Volta e meia apetece-me uma coisa ou outra, mas não mais do que o normal. – Sorte a minha, certo? 😉 Continuar a ler

Waffles de aveia e pêssego

Waffles com pêssego 2

Vegan & gluten free waffles with peaches – recipe in EN below

São vegan, sem glúten e demoram apenas 15 minutos a fazer. Perfeitos para um pequeno-almoço de fim de semana. Quem quer experimentar?

Há algum tempo que me debatia com a necessidade de comprar uma máquina de waffles. Adoro waffles e tinha muita vontade de criar uma receita minha, mas tenho tanto material de cozinha que me custava estar a comprar mais uma máquina…  De certeza que não sou só eu que olho para os armários e vejo mil utensílios e aparelhos para espremer, torcer, picar, cortar em mil e um formatos, espiralizar, prensar, moer, torrar… enfim, um mundo de opções. Mas quando pensamos nas coisas que efetivamente usamos com frequência, contam-se pelos dedos das mãos. Certo? Continuar a ler

O que são cups?

Cups2

Já ouviram falar na unidade de medida “cup”? Mas afinal quantos gramas são um cup? Explico tudo na nova página que criei aqui no blog.

Esta semana o post é diferente, não tem receita, mas não menos relevante por isso. Ao contrário, é sobre algo que vos ajudará bastante em muitas receitas: unidades de medida e as suas conversões.

Por diversas vezes recebo dúvidas sobre esta unidade de medida, o “cup”, que utilizo bastante nas minhas receitas. A verdade é que para mim é uma medida altamente prática e democrática porque serve em qualquer parte do mundo, mesmo nos países onde as gramas e mililitros não são a métrica oficial. Continuar a ler

Smoothie de manga e morangos

Smoothie manga e morango

2 Ingredient Mango & Strawberry Smoothie – recipe in EN below

Prepara-se em 5 minutos e leva apenas 2 ingredientes. Sem açúcar ou adoçante adicionados! Perfeito para estes dias quentes de verão que nos têm surpreendido.

No último domingo fiz um workshop diferente, numa festa de aniversário de crianças. Quando uns amigos me lançaram o desafio achei que ia ser uma experiência bem divertida e original. Houve quem duvidasse por saber que as crianças são extremamente exigentes e perdem a concentração facilmente, mas se houve coisa que estes quase 16 anos de capoeira me ensinaram (vários deles a dar aulas para crianças) é que qualquer atividade pode ser adaptada aos mais pequenos, desde que a tornemos divertida.

Continuar a ler

Workshop snacks e refeições ligeiras – 2ª edição

Mesa brunch 1

A mesa de brunch da 1ª edição

A primeira edição foi um sucesso e os pedidos para uma segunda edição têm sido frequentes por isso aqui fica uma nova data (25 maio), para quem não conseguiu participar no último fim de semana!

Foi no passado domingo, Dia da Mãe, que aconteceu a primeira edição deste workshop e mesmo sendo uma data festiva contou com casa cheia. Foram 5 horas de conversa, partilha e muita mão na massa, onde aprendemos e confecionámos tudo o que veem nesta mesa e muito mais. Continuar a ler

Workshop snacks e refeições ligeiras

Workshop IG (4)

A pedido de várias pessoas resolvi criar um workshop dedicado às famílias. Depois disto já não vão faltar ideias para os lanches, pequenos-almoços e snacks de miúdos e graúdos.

Foram já muitas amigas, colegas e leitoras que me confessaram as dificuldades em alterar hábitos lá por casa. Incluir mais legumes, mais frutas nas refeições de todos é um desafio. Para além disso na correria do dia a dia faltam ideias para variar os lanches, snacks e pequenos-almoços. Por isso este workshop é para todas as pessoas que de alguma forma sentem esta dificuldade (mães/pais de família ou não). Continuar a ler