Picnic Club – 1ª edição

Captura de ecrã 2018-09-08, às 17.23.28

Chegou o Picnic Club. Uma iniciativa que junta família ou amigos, comida deliciosa e saudável e locais bonitos e poucos conhecido do nosso país. Leiam tudo aqui!

Ando há tempos a magicar uma iniciativa que permita uma experiência na Natureza aliada a comida saudável e a boa companhia. Isto porque quem vive na cidade (com eu vivi durante a minha vida quase toda) sente-se muitas vezes desconectado com a Natureza e nem sempre tem oportunidade de “mergulhar” nela.

Mas queria ir mais além, queria dar-vos a conhecer locais extraordinários e pouco conhecidos ao sabor do melhor que cada estação nos dá. E ainda a possibilidade de partilharem esse momento com família, amigos ou a vossa cara metade. Assim nasceu a ideia do Picnic Club.

Continuar a ler

Tarte de camomila e limão

TarteLimãoCamomila

Lemon & camomile tart – recipe below in EN

Para os amantes de limão e não só. Uma tarte fácil de fazer, refrescante e perfeita para estes dias de verão! Vegan e sem açúcar refinado, como sempre.

Limões, limões e limões no meu pomar. O meu limoeiro é generoso e dá-me limões com fartura portanto nada como aproveitá-los para fazer uma e refrescante tarte de limão. Para além disso tenho aqui por casa um amante de limão (o Pedro), se houver alguma opção no menu com limão é certo e sabido que ele vai experimentar.

Este mês de Agosto tem sido totalmente atípico para mim. Só consegui tirar a semana passada de férias porque até aqui tem sido trabalhar sem paragens. Entre novos projetos, melhorias ao blog e redes sociais e fotografar comida, não tenho conseguido parar. Ainda não tinha conseguido fazer um único dia de praia, acreditam? E que bem que me souberam estes dias em Altura, num Algarve mais ou menos sossegado (porque no Algarve em Agosto é impossível haver 100% sossego). Continuar a ler

Pataniscas de legumes

IMG_8378

Vegan and GF veggie fritters – recipe below in EN

Se gostam de pataniscas têm que que experimentar estas! São muito fáceis de fazer, levam 6 ingredientes e não levam ovos nem farinha de trigo, por isso são vegan e sem glúten.

Eu adoro pataniscas e já tenho no blog uma receita de pataniscas de curgete . Mas cada vez mais me pedem receitas vegan e sem glúten e embora eu não seja vegana ou intolerante ao glúten, gosto de ter opções que se adaptem a todos. Além disso, na culinária há tantos ingredientes com que podemos dar largas à imaginação, e com resultados deliciosos, que não faz sentido utilizarmos sempre os mesmos.

Continuar a ler

Salada fresca de meloa, abacate e tomate cherry

IMG_0952

Uma salada perfeita para levar para a praia e que se prepara em 5 minutos! Deliciosa, fresca e bem nutritiva, que tira partido dos vegetais e fruta da época.

Quem disse que salada leva obrigatoriamente alface? Não sei se alguém o disse, mas se o fez está enganado e a prova é esta. Uma das coisas que mais gosto na culinária é que não há verdades universais nem regras mágicas (pelo menos para mim), a criatividade é o centro de tudo e isso dá-nos infinitas hipóteses, até numa simples salada.

Agora que tem havido dias mais constantes de calor (apesar do verão continuar tímido), lembrei-me de recuperar uma das minhas saladas favoritas para a praia. Para além de ser muito fácil de fazer, não precisam de tupperware, já que podem transportá-la e comê-la dentro da casca da meloa, como aparece aqui.

Continuar a ler

Torradas de abacate com framboesas e mel

Torradas com framboesas e coco tostato

Tão fáceis e deliciosas que vai repetir vezes sem conta! Perfeitas para um pequeno-almoço ou lanche de primavera – verão.

Já tenho esta sugestão há algum tempo aqui em arquivo, mas tenho-me debatido com a ideia de a partilhar porque é algo tão simples que nem consigo considerá-la uma receita! Mas na verdade tudo o que implique juntar ingredientes e brincar com sabores e texturas de comida acaba por levar-nos inevitavelmente à cozinha e portanto já vale por isso.

Ultimamente tenho estado um bocadinho ausente e por isso peço-vos desde já desculpa. Mas entre finalizar o curso de macrobiótica (finalmente acabei!!!), dar resposta a algumas encomendas de bolos de aniversário, etc. e iniciar novos projetos que me surgiram entretanto, não tenho conseguido dedicar o tempo que gostaria a escrever-vos mais receitas. Porém, prometo que em breve atualizo o repertório e partilho mais sugestões convosco. Continuar a ler

Tarte de cereja com crumble de cereais

Tarte cereja crumble 1

Cherry crumble pie – recipe below in EN

Quem gosta de cerejas ponha a mão no ar!! E de uma tarte de cereja sem açúcar refinado, vegan e que vai ainda carregada de cereais integrais? Aqui está ela!

Há receitas pelas quais vale a pena esperar e pôr a mão na massa, esta é uma delas. Aviso já já desde início: não é uma receita rápida e demora algumas horas a concretizar, mas já todos aprendemos que precisamos de esperar e de nos esforçar pelas melhores coisas da vida, certo? Encarem esta como mais um delas. Continuar a ler

Hummus de batata-doce

 

Hummus batata doce 2

Sweet potato hummus – recipe in EN below

Hummus e batata-doce, como pode não resultar certo? É cremoso, delicioso e perfeito como entrada para uma festa ou snack para meio da tarde. Se nunca experimentaram é desta que se aventuram!

Sei que tenho estado um pouco mais ausente do que o habitual mas estas semanas têm sido muito intensas. Entre workshops, aulas, fotografias e muitos projetos que se avizinham, tem sido impossível arranjar tempo para colocar as receitas em dia aqui no blog.  Mas posso desvendar-vos um bocadinho do que ando a preparar, querem? Continuar a ler

Trufas energéticas com 3 ingredientes

Trufas 3 ingredientes2

3 Ingredient energy truffles – recipe below in EN

Sabem aquele snack perfeito para meio da manhã ou para antes do ginásio? Aqui fica: leva apenas 3 ingredientes, 5 minutos e é muito fácil de fazer. Vegan, cruas e com opção sem glúten.

Às vezes na correria do dia a dia acabamos por facilitar e comprar snacks já preparados e/ou embalados. Frutos secos, fruta desidratada ou barras energéticas/de cereais, são talvez as opções mais comuns e ditas saudáveis. Mas a verdade é que para além de serem caras, muitas vezes o consumidor compra “gato por lebre”. Posso dizer-vos que 80 ou 90% das opções ditas saudáveis que aparecem nos supermercados são na verdade um engano… A grande maioria tem quantidades enormes de açúcar, que se esconde atrás de nomes como: glucose de milho, xarope de malte, dextrose, maltodextrina, entre outros. E mesmo os que indicam que são feitos a partir de fruta ou sumos de fruta, na verdade são feitos a partir de concentrados ou incluem aromas artificiais.

Continuar a ler

*Workshop* Doces e sobremesas de primavera-verão

Workshop Final (1)

Vocês pediram e por isso aqui vai: um workshop só de DOCES E SOBREMESAS para as estações de primavera e verão!

Dia 19 de Maio (sábado), entre as 10h e as 13h no restaurante Pachamama. O menu será vegan e bio e contará com 5 receitas, entre elas estas maravilhas que veem aqui, bem como outras inéditas! Tudo com ingredientes naturais, biológicos e sem refinados e processados. Vamos ter opções sem glúten e lactose (já que serão vegan), para que todos possam desfrutar.

Vamos aprender técnicas de confeção e decoração, saber quais as melhores alternativas para adoçar, falar das melhores escolhas para cada estação, partilhar dificuldades e soluções e claro degustar cada bocadinho do que fizermos em conjunto (sim porque conto com a vossa ajuda e vão “meter a mão na massa”!).

Continuar a ler

Estufado branco de lentilhas e bulgur

Estufado branco de lentilhas e bulgur

White & creamy lentil & bulgur stew – Recipe below in EN

Querem introduzir pratos vegetarianos nas refeições da semana e não sabem como? Experimentem começar por esta e vão ver que não se arrependem!

Na semana passada recebi uns amigos para almoçar aqui em casa. Nenhum deles é vegetariano, muito pelo contrário, um deles come frango e ovos religiosamente todos os dias (sim Adí estou a falar de ti)! E embora adore satisfazer os pedidos dos amigos e família, por vezes também é necessário mostrar-lhes novos sabores, receitas e um admirável mundo novo de possibilidades culinárias. Continuar a ler