Sobre mim

Quem sou

O meu nome é Sofia (Spice para algumas amigas de infância). Sou natural de Lisboa e adoro cozinhar desde criança. Sou licenciada em Comunicação Social e especializei-me em marketing de seguros. Criei este blog em 2015 e desde aí tenho investido mais nesta paixão. Estudei culinária macrobiótica no IMP, fiz cursos de food styling e food photography e frequentei workshops de culinária em Portugal e no estrangeiro.

A culinária esteve presente em todas as fases da minha vida.  Hoje em que cozinho regularmente para amigos, família, blog, revistas, restaurantes e outros eventos pontuais (a pedido).

Cresci no seio de uma família que passou parte da vida em Angola e o repertório dos almoços de domingo refletia isso mesmo: havia o pirão de milho com a moamba de um lado e do outro o omnipresente pão da mealhada.

Tudo isto faz parte da minha vida e influencia as cores, sabores e aromas das minhas receitas.


Alimentação e estilo de vida

Sempre tive uma alimentação dita tradicional, porém o facto de todos os meus avós terem falecido de doenças cardiovasculares ou cancro (dois deles inclusive no aparelho digestivo) sempre me deixou a pensar sobre a influência da alimentação e estilo de vida nos nossos corpos.

Em 2015 mudei-me para Luanda e esse foi um ponto de viragem. Deparei-me com a falta de alguns alimentos a que estava acostumada e com hábitos alimentares assentes em muitos açúcares e ingredientes processados. Nessa altura decidi mudar completamente a minha alimentação.

Hoje defendo que devemos optar por tudo o que é natural, biológico e consciente. Acredito que o nosso corpo é único e devemos saber ouvi-lo para ajustar a nossa alimentação ao que funciona melhor para ele.

Nas minhas receitas os legumes, cereais e fruta são o centro das atenções e tudo o resto são complementos. Não uso açúcar refinado ou ingredientes processados e acredito que conseguimos fazer receitas deliciosas saindo dos “formatos” e ingredientes habituais. Acredito ainda que conseguimos reduzir bastante o desperdício alimentar, com a devida organização e aquisição de novos hábitos.


Desporto

Sempre adorei desporto e é uma parte imprescindível da minha vida. Acho que o desporto nos orienta muito a um estilo de vida saudável, não só pela preocupação da resistência física como também pela consciência que nos obriga a ter do nosso corpo. O meu desporto de eleição é a Capoeira, que pratico há mais de 10 anos no Grupo de Capoeira Alto Astral.


As viagens

Tive a sorte de começar a viajar muito cedo e hoje em dia não passo sem. É uma das minhas coisas favoritas e faço disso uma prioridade, portanto costumo viajar várias vezes por ano. É nestas viagens que conheço ingredientes novos e me surgem ideias de receitas, por isso partilho sempre algumas fotos nos posts.

Costa Rica, São Tomé e Príncipe, África do Sul e Açores são dos meus destinos favoritos. Em breve pretendo aventurar-me para a Ásia e Oceania.

Anúncios

2 thoughts on “Sobre mim

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s