Restos de comida do Natal? E que tal fazer uma quiche de legumes caseira para aproveitar tudo? A receita é muito simples e fácil.
Com o Henrique tão pequeno este ano foi impossível fazer o Natal com a família toda. Fiz novamente cá em casa, porém com muito menos pessoas do que o ano passado (éramos quase trinta em 2018!). Mas entre pais, irmãos e sogros facilmente chegámos às dez pessoas. Cada um trouxe um prato, entrada ou sobremesa e desta forma aliviei a carga de ter que cozinhar para tanta gente.
Porém nesta fase pós-natalícia abundam os restos cá por casa (e deduzo que por aí também certo?) e como somos só dois tento sempre arranjar formas de aproveitar tudo sem sentir que vou andar a comer a mesma coisa durante quinze dias…
Uma das melhores formas de aproveitar restos é fazendo uma quiche de legumes caseira. Na realidade esta receita de quiche adapta-se a quaisquer restos que tenham aí por casa. Neste caso usei espinafres, batata-doce e tomate seco, mas podem usar qualquer outra coisa que funciona sempre (desde que respeitando as medidas que deixo abaixo). Aqui ficam algumas sugestões do que poderão usar para alternar: restos de bolonhesa de atum (caso consumam peixe) ou lentilhas, restos de perú ou frango com o respetivo molho (caso consumam carne), restos de alho francês e tofu (se fizerem tofu à bráz por exemplo), restos de molho de cogumelos ou cogumelos salteados, entre outros.
E vamos esquecer as bases de compra porque esta receita que vos dou é tão fácil e tão rápida de fazer que não vão querer outra coisa! Além disso, as massas de compra têm frequentemente conservantes, álcool etílico (sim é verídico leiam os rótulos), entre outros.
Para além disso, podem congelar a quiche e quando precisarem de um almoço ou jantar rápido é só colocar no forno. Melhor do que isto não há! Aqui fica a receita e já sabem, se a fizerem partilhem comigo no Instagram ou Facebook e identifiquem @blogdaspice para que eu fique a par das vossas recriações.
Quiche de legumes
- Tempo de Preparação15 min
- Tempo de Cozedura30 min
- Tempo Total45 min
- Quantidade4 a 6 pessoas
- Categoria
- Adequado para dieta
- Sem Frutos Secos
- Sem Açúcar Refinado
- Sem Lactose
- Vegetariano
Ingredientes
Para a massa quebrada:
- 150g de farinha de espelta (branca ou 1/2 branca e 1/2 integral)
- 50g de azeite virgem extra
- 2 a 3 c.sopa de água fria (ou mais se necessário para ligar a massa)
- sal marinho e pimenta a gosto
- opcional – ervas aromáticas picadas (salva, alecrim, tomilho, etc.)
Para o recheio:
- 1 pacote de natas de soja 200ml (ou outras que prefira)
- 1 ovo bio
- 1/2 cup de restos que tenha (usei espinafres e batata doce salteados e 2 pedaços de tomate seco picados)
- sal marinho a gosto
- pimenta preta a gosto
- 1 pitada de noz moscada
Preparação
Para a base:
Numa taça coloque a farinha e misture com o azeite até ficar com uma consistência de areia molhada. De seguida adicione a água (1 c.sopa de cada vez) para ligar a massa, até conseguir formar uma bola. Tente trabalhar a massa o menos possível, quanto mais lhe mexer mais quebradiça ficará.
Coloque um pedaço grande de papel vegetal na bancada, polvilhe com farinha e enfarinhe também o rolo da massa. Transfira a massa para o papel e estenda-a, deixando 2-3 mm de altura (não queremos uma massa demasiado fina senão não aguentará o recheio).
Agarre no papel e transfira-o com cuidado para uma forma de bolo com 22-24 cm diâmetro (pode em alternativa estender a massa na bancada e passá-la diretamente para uma forma baixa de quiche/tarte ajeitando posteriormente a massa com os dedos, eu uso forma de bolo porque gosto dela mais alta). Reserve no frigorífico e prepare o recheio.
Para o recheio:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Misture todos os ingredientes numa taça e bata com um garfo até ter uma mistura uniforme.
Assim que o forno estiver bem quente deite o recheio por cima da base e leve ao forno por 25-30 min. ou até estar bem cozinhada no centro (faça o teste do palito). Em alternativa, assim que deitar por cima o recheio cubra com película e congele.
Retire do forno, desinforme pegando nas pontas do papel vegetal e transfira a quiche para um tabuleiro ou tábua. Sirva quente.
Notas: use de preferência ingredientes biológicos. Para dobrar a receita mantenha sempre as proporções de 1 ovo para cada 200ml de natas e 1/2 cup de recheio. Veja no post acima outras sugestões de recheio.