Estamos em fase de Euro e futebol pede um snack crocante e salgado, certo? Ora aqui fica esta sugestão de amêndoas com mel de rosmaninho e pimenta, bem rápida e com opção vegan.
Jogos de futebol, filmes ou quaisquer outros serões no sofá levam-nos sempre a trincar qualquer coisa. As opções mais comuns recaem sobre batatas fritas de pacote, amendoins já torrados e com sabor a BBQ, tiras de milho, entre um mar de outros snacks que temos à nossa disposição nos supermercados.
Para além de todas estas opções serem altamente calóricas, costumam ser bastante processadas e com ingredientes muito pouco naturais. Mas tenho a dizer-vos que há opções saudáveis e baratas, que podem ser feitas em casa num piscar de olhos.
Desde que percebi como é fácil e rápido tostar os frutos secos em casa, não quero outra coisa. Leva 5 minutos (não, não estou a exagerar são mesmo 5 minutos. Ok 10 no máximo!) e ficam deliciosos. Estas amêndoas com mel de rosmaninho e pimenta são mesmo imperdíveis!
O melhor de tudo é que podemos dar largas à imaginação com os temperos: sal, pimenta, caril, paprika, mel, chocolate, enfim as opções são inúmeras e todas melhores que as de compra.
Deixo abaixo a receita das amêndoas com mel de rosmaninho e pimenta para experimentarem já no próximo jogo ou sessão de cinema em casa. Depois contem-me se tenho ou não razão 😉
Amêndoas com mel de rosmaninho e pimenta
- Categoria
- Caraterísticas
Ingredientes
- 200g de amêndoas cruas sem pele
- 3 colheres de chá de mel de rosmaninho (ou outro adoçante natural à escolha) – não aconselho a utilizar muito mais quantidade porque senão não ficam crocantes.
- Flor de sal q.b.
- Pimenta preta em moinho q.b.
- Tomilho para decoração (opcional)
Preparação
Num tacho em lume médio coloque o mel e as especiarias. Assim que ficar líquido e começar a borbulhar insira as amêndoas e envolva tudo muito bem durante 1 ou 2 minutos.
Transfira as amêndoas pelo um tabuleiro e leve ao forno durante 5-10 min. até que as amêndoas estejam tostadas (pode usar a opção de grelha no forno para facilitar*). Retire do forno e deixe arrefecer completamente. Coloque-as numa taça, decore com tomilho e sirva.
Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.
Dicas: no caso do seu forno não ter opção de grelha, poderá demorar um pouco mais de tempo, sugiro manter o tabuleiro “debaixo de olho” porque passam de tostadas a queimadas em pouco tempo. Se for preciso a meio do tempo misture com um garfo ou colher para garantir que ficam tostadas dos 2 lados.