Doce de framboesa mais fácil de fazer do que este, só se for de compra! Tem apenas 2 ingredientes e não leva açúcar ou adoçantes. Cem por cento fruta e cem por cento delicioso!
Como sabem sou apologista de fazermos as nossas comidas preferidas em casa. Sejam doces ou salgados, pratos de massa ou algo mais elaborado, molhos, bolos, mousses ou doces, nada como as fazermos com ingredientes frescos e naturais.
Para além de serem livres de E’s e outros componentes menos saudáveis, cozinhar traz uma satisfação quase terapêutica (pelo menos para mim).
Até hoje ainda não tinha experimentado fazer nenhum doce caseiro. Não por ser difícil mas porque não me perco por doces ou compotas.
Porém a minha mãe gosta e ela está de visita a Luanda, portanto resolvi experimentar fazer um doce de framboesa.
Queria algo fácil de fazer (como sempre), mas acima de tudo queria um doce 100% fruta. E 100% fruta quer dizer sem açúcar ou outros adoçantes naturais que costumo utilizar como stevia, agáve, açúcar de coco, etc.
Não ia ser fácil, mas estava confiante neste desafio auto imposto.
Há umas semanas atrás o Pedro trouxe-me de Lisboa umas tâmaras medjol da Maria Granel (se ainda não conhecem façam uma visita porque vale a pena). Pensei imediatamente em combinar estas duas frutas.
Por um lado consigo o toque doce de que preciso, já que as framboesas são ácidas, e por outro o caramelo das tâmaras ajuda a dar ao doce a consistência certa. Experimentei et voilá: um doce de framboesa delicioso, fácil e 100% fruta!
Espero que gostem deste doce de framboesa e se experimentarem com outros frutos partilhem comigo para que outros possam saber.
Doce de framboesa
- Categoria
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
- 200g de framboesas
- 7 a 8 tâmaras medjol (dependendo se querem mais ou menos doce)
Preparação
Desfaça as framboesas com a ajuda de uma colher e um passador, de forma a reservar apenas o sumo e polpa. Descarte as grainhas.
Retire os caroços das tâmaras e junte-as à polpa e sumo num robot de cozinha ou liquidificador. Triture até conseguir uma mistura uniforme e cremosa. Adicione mais tâmaras se pretender mais doce e repita o processo. Sirva
Nota: utilizem de preferência ingredientes biológicos.
4 Responses
Por quanto tempo será possível preservar o doce?
Bom dia Marta, o doce dura cerca de 1 semana no frigorífico. Como é cru e não tem açúcar, não tem a duração de um doce normal. Sugiro sempre que façam menos quantidade, mas se for como em minha casa ele acaba bastante rápido 🙂