Donuts vegan com calda de framboesa

Donuts vegan com calda de framboesa - Blog da Spice
English English Portuguese Portuguese

São fofos, saborosos, feitos no forno e vegan! Sim, é isso mesmo, sem ovos, leite, manteiga e, como sempre, sem açúcar refinado. Se apreciam donuts não deixem de experimentar esta receita.

Aqui há uns tempos postei no blog um receita de donuts (vejam aqui) mas, apesar das inúmeras tentativas, na altura não os consegui fazer sem recorrer aos ovos para lhes dar aquela leveza tão típica deste bolo. Não é que haja alguma mal em fazer bolos da forma tradicional, obviamente que não, mas sempre achei que revela muita falta de imaginação…

E aquilo que me seduz na cozinha é a criatividade, é o facto de podermos criar e recriar um número infindável de combinações que dão sempre resultados diferentes. Num universo onde existem tantos ingredientes, mil variedades de farinhas, sementes, especiarias, frutos, bebidas, etc. porque temos que utilizar sempre os mesmos ingredientes? 

Para além disso, acredito que o nosso corpo ganha bastante mais se variarmos o que comermos, em vez de estarmos de forma sistemática a impor-lhe os mesmo alimentos. Não precisamos de ser nutricionistas para saber que a base de uma alimentação saudável está na diversidade. E porque não aplicar isto a todas as áreas da culinária? Devemos diversificar em tudo, não só no prato principal, certo? Os bolos e doces, de forma ocasional, também fazem parte da alimentação de cada um e por isso também neles devemos diversificar os ingredientes que utilizamos.

Por essa razão é que tenho receitas de bolos, tartes, gelados, etc. com os mais variados ingredientes e esta é apenas mais uma delas. Da próxima vez que forem fazer uma sobremesa, coloquem uma boa música, dêem largas à imaginação e inovem! Vão ver que vai saber-vos muito melhor e, em caso de dúvidas, podem sempre vir buscar inspiração aqui 😉

Espero que gostem e se os fizerem contem-me o resultado!

Donuts vegan com calda de framboesa

Donuts vegan com calda de framboesa - Blog da Spice
  • Quantidade8-10 donuts

Ingredientes

Ingredientes

  • Para os donuts
  • 1 chávena de chá (=cup) de farinha de espelta
  • 2 c. sopa de farinha de araruta
  • 1 c. chá de fermento
  • 1/2 c. chá bicarbonato de sódio
  • 1/4 chávena de chá (cup) de açúcar de coco
  • 1/2 c.chá canela
  • 1 c. café baunilha
  • 1 c. café erva doce em pó
  • 1/2 chávena de chá (cup) de leite de amêndoas (ou outro que prefira)
  • 2 c.sopa puré de maçã
  • 3 c.sopa óleo de coco derretido (mais para untar a forma)
  • 2 c.sopa de xarope de ácer (ou outro adoçante que prefira)
  • 1 c.chá vinagre de cidra
  • Para a calda:
  • 2 c.sopa de mel de arroz
  • 2 c.sopa de óleo de coco
  • 4 framboesas frescas

Preparação

1
Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte com óleo de coco (ou outro que prefira) uma forma de donuts. Utilize um pedaço de papel absorvente para o efeito, passando em todas as formas.
2

Numa taça grande, coloque uma peneira e deite para dentro desta todo os ingredientes secos. Peneire tudo e desfaça os possíveis grumos esmagando-os com os dedos de encontro à peneira.

3

Numa tigela à parte junte os ingredientes molhados e aqueça-os no micro-ondas até ficarem bem líquidos (em alternativa pode aquecer num tacho durante 2-5min.). Mexa-os bem e adicione aos ingredientes secos.

4

Com um garfo ou espátula, envolva tudo muito bem, até conseguir uma massa homogénea e sem pedaços secos. É normal que se formem algumas bolhas já que o vinagre de cidra reage com o fermento.

5

Com a ajuda de uma colher encha entre 1/2 e 3/4 de cada forma de donuts. Pode em alternativa utilizar um saco e pasteleiro. Leve de seguida ao forno por 12 minutos ou até fazer o teste do palito e este sair limpo. Retire do forno, deixe arrefecer 5 minutos e vire a forma para desenformar os donuts. Deixe-os arrefecer completamente numa rede ou em superfície lisa.

6

Entretanto prepare a calda. Esmague as framboesas com uma colher e um coador, e reserve 1 a 2 colheres de chá de polpa vermelha. De seguida, num tacho ou frigideira anti-aderente, aqueça o mel de arroz e o óleo de coco até começarem a ferver. Adicione a polpa, mexa vigorosamente e retire do lume. Continue a mexer e à medida que a mistura vai arrefecendo vai também engrossando. Cubra os donuts com a calda e sirva.

Notas: utilize de preferência ingredientes biológicos.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes