No meu novo e-book “Comer mais vegetais” encontra mais de 30 receitas para incluir mais vegetais em todas as suas refeições, até na sobremesa!!
Já é unânime na comunidade científica que o nosso sistema imunitário depende em grande parte da nossa saúde intestinal. Mas sabia que estudos recentes mostram que devemos consumir pelo menos 30 alimentos de origem vegetal por semana?
Segundo o American Gut Project, o maior estudo já feito sobre o tema, com a colaboração de vários médicos e especialistas nessa área, são várias as causas/efeitos para um intestino pouco saudável. As poucas horas de sono, sedentarismo, os altos níveis de stress, os alimentos ultra processados são responsáveis por um intestino pouco saudável. E claro que a alimentação é ponto-chave para a saúde deste órgão (até aqui nada de novo, tudo coisas que já ouvimos), mas o que mais me espantou foi uma orientação que se estabeleceu a partir dele: devemos ingerir pelo menos 30 alimentos de origem vegetal por semana! Porque desta variedade dependem as “bactérias boas” do nosso intestino. Neste artigo explicam mais sobre esta orientação e a sua importância.
Neste momento tenho certeza que, tal como eu, já está a fazer contas à vida e a pensar “será que eu consigo ingerir 30 alimentos de origem vegetal por semana?”. Segundo o estudo não têm que ser 30 vegetais ou frutas, contam também os frutos secos, leguminosas, sementes, especiarias, entre outros, desde que de origem vegetal e com o mínimo processamento. E é aqui que este meu novo e-book pode dar-lhe uma grande ajuda. Temos que “desconstruir” a ideia de que os vegetais servem apenas como acompanhamento. Ao invés disso eles devem ser o centro da refeição e estar presentes em todas as refeições, não só nas principais.
Neste e-book encontra por isso não só várias receitas de refeições principais e acompanhamentos, como também snacks, opções de pequeno almoço e até sobremesas cheias de vegetais, que vão fazer até os mais céticos mudarem de ideias!