Se gostam de peixe e querem uma refeição fácil e deliciosa, provem esta receita de pungo em papelotes com rúcula e gengibre! Pronta em 30 min e baixa em gorduras, portanto perfeita para quem está de dieta.
Posso dizer-vos que até há alguns anos atrás, era um suplício para mim comer peixe. Gostava de 2 ou 3 peixes e fora disso nada me entusiasmava ao ponto sequer de experimentar…
Nos últimos 10 anos esta condição foi melhorando e hoje digo-vos que até gosto bastante de peixe. Tem é que ser o peixe certo, com o tempero certo e cozinhado da forma certa.
Portanto o peixe para mim nunca foi uma paixão, mas antes um gosto adquirido (dizem que a idade traz destas coisas…).
Há ainda uma particularidade interessante, é que gosto muito mais de comer peixe aqui em Angola do que em Portugal.
Acredito que seja porque o sabor do peixe não é tão intenso e como tal é mais fácil para mim apreciar. Porém os amantes de peixe dizem que não há como o peixe de águas frias e Portugal tem do melhor peixe do mundo.
Mas independentemente de serem amantes natos ou terem adquirido o gosto, a única coisa que vos garanto é que esta receita de pungo em papelotes com rúcula e gengibre serve para ambos!
Eu escolhi Pungo, que é um peixe branco e suave aqui da zona e que eu adoro, mas podem utilizar garoupa, corvina ou outro do género. Para acompanhar fiz uma salada de couve roxa e rabanetes com molho de iogurte e funcho, mas vejam na categoria “Acompanhamentos” outras alternativas.
Antes de se aventurarem na cozinha deixo-vos apenas esta dica que aprendi com a minha amiga Bárbara: quando cozinharem no forno com papel de alumínio, a parte que fica em contacto com os alimentos deve ser a brilhante e a fosca para fora, quando utilizado no frigorífico é exatamente o contrário.
Isto porque é a face brilhante que reflete o calor e no caso do forno devolve-a ao alimento, no caso do frigorífico, ficando por fora, impede o calor de entrar. Como diria um dos maiores jornalistas portugueses do século XX: e esta, hein?
Depois desta dica de certeza que vão experimentar a receita deste pungo em papelotes com rúcula e gengibre, certo?
Pungo em papelotes com rúcula e gengibre
- Quantidade2 pessoas
- Categoria
- Tags
Ingredientes
- 2 lombos de pungo fresco (ou outro peixe branco)
- 2 dentes alho picados
- 4 colheres de café de coentros em pó
- 1 colher de café de gengibre em pó
- 6 folhas de rúcula
- 1 fio de azeite virgem
- Sal e pimenta preta a gosto
Preparação
Corte 2 folhas de papel de alumínio e disponha os lombos no centro de cada uma delas (veja acima o lado certo). Tempere com sal e pimenta moída na hora, a gosto. Junte a cada lombo 1 dente de alho picado, 2 colheres de coentros, ½ colher de gengibre em pó e 3 a 4 folhas de rúcula fresca. Termine com um fio de azeite por cima.
Dobre os papelotes de forma a estarem o mais estanques possível.Coloque-os num tabuleiro e leve ao forno durante 30 min, ou até o peixe estar confecionado. Abra os papelotes e sirva.
0 Responses
Estava muito saboroso… e quase que se desfazia na boca. 5 estrelas