Retomei recentemente os brunches na Academia às 9 e com eles a necessidade de rever a ementa à luz desta nova estação. O outono é uma estação de transição entre o tempo quente e o tempo frio. É a época de reorganizar o armário e a casa para acomodar os dias frios que em breve se instalam. É também a época em que muitos adoecem e isto acontece na maioria das vezes porque queremos inconscientemente prolongar o verão, continuar a vestir roupa fresca, andar na rua até mais tarde e comer alimentos dessa estação, ricos em água mas que não preparam o nosso corpo para a mudança.
Se é importante comermos alimentos da estação o ano todo, nas estações de transição essa importância agrava-se ainda mais. Há que munir o corpo dos vegetais, cereais e frutos certos para que o sistema imunitário esteja forte na hora de combater o clima frio e as gripes que se instalam.
Nesta época devemos comer couves, acelgas, brócolos, couve-flor, abóbora, batata-doce, beterraba, cenoura, grelos, espinafres, nabo entre outros. As leguminosas são bastante importantes também, opte pelo feijão e grão. Para os cereais integrais as escolhas devem cair sobre a aveia e o centeio. A fruta da época é sempre a mais indicada, as maçãs, pêras, citrinos, dióspiros, marmelos, castanhas, romãs e frutos secos como as avelãs, nozes e pinhões devem ser as escolhas privilegiadas.
Foi por isso que quis incluir nesta receita um alimento da época, a batata-doce. O facto desta adoçar ligeiramente os scones de forma natural é um bónus fantástico. De resto, a receita é fácil de fazer e prometo que ficarão com um cheiro divinal na vossa casa. Espero que gostem!
Scones de batata-doce
- Categoria
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
Quantidades
- 175ml leite vegetal (usei de arroz) – mais para pincelar
- 1/4 cup batata doce laranja cozida e escorrida (ou em puré)
- 1 c. chá vinagre de sidra (ou sumo de limão)
- 300g farinha de espelta branca
- 1/4 cup de farinha de coco (cerca de 50g)
- 6 c. sopa de óleo de coco sólido* (cerca de 75g)
- 4 c. sopa de açúcar de coco – mais para polvilhar
- 1 + 1/2 c. sopa fermento pitada de sal
Preparação
Adicione a mistura do leite e misture com uma colher de pau até a farinha absorver a maior parte do líquido. Utilize depois as mãos para amassar levemente de forma a incorporar tudo e formar uma bola. Passe-a para a bancada e estenda a massa num rolo comprido até ficar com cerca de 1,5cm altura.
Corte a massa em triângulos e transfira-os para o tabuleiro, deixando 1 a 2 cm entre cada um. Pincele-os ligeiramente com leite e de seguida polvilhe com açúcar de coco. Leve ao forno por 12-15 minutos ou até terem crescido e estarem dourados. Retire do forno e sirva ainda quentes com manteiga, doce ou ambos.
Notas: utilize de preferência ingredientes de origem biológica.
* É de extrema importância que o óleo de coco esteja na consistência certa, ou seja sólido mas não demasiado rijo.
Lista de Ingredientes
- Leite Vegetal
- Óleo de coco
- Farinha de espelta branca
- Açúcar de coco
- Farinha de coco
Pode comprar qualquer destes ingredientes no Aldi ou zona bio dos hipermercados. Os secos podem ser adquiridos a granel na Maria Granel ou outras lojas a granel.
2 Responses
Muito boa receita! Parabéns!
Chef em Casa Receitas
https://chefemcasablog.wordpress.com/
Obrigada!