Tostas de arroz com abacate e ovos estrelados

Tostas de arroz com abacate e ovos estrelados - Blog da Spice
English English Portuguese Portuguese

Isto é tão fácil de fazer que mal se pode chamar receita… Mas é delicioso! Estas tostas de arroz são perfeitas para refeições rápidas e apenas com 3 ingredientes. Sem glúten ou lactose.

Sou por norma petisqueira. Adoro petiscos e especialmente aqueles que se fazem num piscar de olhos e com meia dúzia de ingredientes.

Os meus favoritos são os que brincam com as texturas: o cremoso, o crocante, o estaladiço, o líquido e o sólido e todos os outros estados pelo meio.

Se pensarem bem, os petiscos (falo dos bons claro!) são pequenas explosões de sabor e textura concentradas em pratos ou doses pequenas. Isto faz com que sejam perfeitos, porque podemos comê-los sem exagerar (muito).

E há outra coisa que gosto nos petiscos, é que foram feitos para partilhar. Na minha família temos um problema há muito detectado: é impossível estarmos todos à mesa a comer apenas e somente do nosso prato.

Já fizemos vários testes, tentámos diversas vezes mas falhámos sempre. Em todas as refeições há sempre alguém que vai picar o prato do outro, experimentar uma garfada, trocar de prato, enfim. Num almoço dos nossos é impossível a pergunta “alguém quer provar?” ficar sem resposta positiva .

Creio que é por esta mesma razão que eu detesto comer sozinha. Não gosto mesmo e sou incapaz de entrar num restaurante com essa finalidade (claro que já o fiz mas só quando não tenho alternativa). Não é por vergonha, embaraço ou algo semelhante, é só porque para mim as refeições são acima de tudo um momento social e familiar.

Sem essa componente resta apenas um acto primordial de sobrevivência e nesse caso faço-o na minha toca (ou seja, em casa e a ouvir música ou ver TV)…

Talvez por isso eu goste tanto de petiscos, por serem feitos para partilhar e por me lembrarem dos almoços entre família e amigos.

Na vossa família também se partilham garfadas de pratos alheios? E quanto a comer sozinhos, faz-vos confusão ou nem por isso?

Se gostam de petiscos, experimentem fazer estas tostas de arroz com abacate e ovos estrelados!

Tostas de arroz com abacate e ovos estrelados

Tostas de arroz com abacate e ovos estrelados - Blog da Spice
  • Quantidade4 porções

Ingredientes

  • 4 ovos (veja nota abaixo sobre a escolha dos ovos)
  • 1/2 abacate maduro (veja neste post como escolher abacates maduros)
  • 4 tostas de arroz (ou outras que prefiram)
  • flor de sal e pimenta preta em moinho a gosto

Preparação

1

Esmague o abacate com um garfo até conseguir uma pasta e reserve.

2

Em lume médio, estrele os ovos numa frigideira antiaderente até a clara ficar quase totalmente cozinhada  (cerca de 7 min)*. Tempere os ovos com sal e pimenta a gosto.

3

Barre o abacate nas tostas e disponha os ovos estrelados por cima. Sirva.

4

*Não utilizei gordura nenhuma para estrelar os ovos porque tenho uma boa frigideira antiaderente, se preferir use 1 colher de sobremesa de azeite ou óleo de coco e passe com papel absorvente na frigideira antes de iniciar.

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.

Quer um truque para escolher ovos? Veja na página Dicas Úteis.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes