Manteiga de coco torrado cremosa feita apenas com 1 ingrediente! Mais minimalista e fácil não poderia ser.
Esta semana trago-vos a receita desta manteiga de coco deliciosa e tão simples de fazer que mal implica cozinhar na verdade.
Já tenho várias receitas de manteigas aqui no blog, mas maioritariamente de frutos secos: de avelã, de caju e mix de frutos. Porém até agora não tinha nenhuma apta para quem não os pode consumir, pelo que quis arranjar uma opção nesse sentido.
As alergias alimentares aos frutos secos são comuns mas não tinha a noção que pudessem ser tão graves até aqui há uns tempos em que apanhei um avião para Bucareste e o pessoal de bordo fez um comunicado alertando os passageiros que tínhamos a bordo uma pessoa altamente alérgica a frutos secos, e por isso não podíamos consumi-los (mesmo que os tivéssemos trazido nós). Ou seja, como estávamos em ambiente fechado, havia risco de contágio pelo ar. Exagero ou não (até hoje não sei), mas a verdade é que as alergias são cada vez mais comuns e cada vez mais extremas.
Acredito que isto acontece fruto do nosso ritmo de vida, àquilo a que estamos expostos hoje em dia (stress, cansaço, poluição, etc.) e claro à nossa alimentação desde o início da nossa vida. Todas estas coisas influenciam o nosso sistema imunitário e quando este está debilitado podem surgir quadros alérgicos (mesmo em adultos, se pensam que as alergias são coisa de criança desenganem-se porque cada vez surgem mais casos de alergias em adultos).
No meu caso foi felizmente ao contrário, quando era miúda tive várias alergias: ao pó, aos pólens, aos ácaros e à clara do ovo (sim é estranho mas verídico). Hoje em dia tudo me passou e a única alergia que tenho é a um medicamento.
E por aí, há alergias alimentares? Contem-me quais 😉
Manteiga de coco torrado
- Categoria
- Caraterísticas
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
- 3 cups chips de coco (crus)
Preparação
Numa frigideira anti-aderente em lume médio torre os chips de coco ate estarem louros. Mexa regularmente para evitar que queimem.
Retire e transfira para um processador ou liquidificador potente. Triture tudo durante vários minutos até virar uma manteiga líquida (pode demorar algum tempo mas não desista).
Guarde em recipiente hermético em local fresco e seco (não coloque no frigorífico senão solidifica).
* Nota: utilize de preferência ingredientes de origem biológica.