Estes legumes salteados com manteiga de avelãs é uma ótima “receita de transição” para quem quer passar a comer de forma mais saudável. Depois disto não há quem volte a dizer que não gosta de legumes (tanto miúdos como graúdos). É tudo uma questão de tempero e inovação!
A minha mãe costuma dizer que não há mulheres feias, há mulheres sem dinheiro ou que não se arranjam (o mesmo vale para os homens claro!). Eu acho que na cozinha é um pouco assim, muitas vezes não gostamos de certos alimentos porque comemos versões pouco imaginativas ou saborosas dos mesmos.
É verdade que ao longo do tempo vamos habituando o nosso paladar a certos tipos de sabores, por exemplo há uns anos Portugal baixou o a quantidade de sal no pão e só me apercebi da diferença quando nesse ano fui a Madrid e subitamente todo o pão me parecia salgado.
Quando queremos enveredar por uma alimentação mais saudável acontece o mesmo, de início o nosso paladar estranha porque estivemos durante anos a comer tudo demasiado doce ou demasiado salgado ou com demasiada gordura, pelo que é bom haver “receitas de transição” como esta.
Estes legumes salteados com manteiga de avelãs podem funcionar como refeição (foi o meu jantar de há alguns dias atrás) ou como acompanhamento.
Legumes salteados com manteiga de avelãs
- Quantidade2 pessoas
Ingredientes
- 1 curgete grande (ralada)
- 1 chuchu/pimpinela (ralado)
- 2 cenouras (raladas)
- 1 cebola (picada)
- 1 colher de sopa de óleo de coco
- 1 colher de sopa de molho de soja (optem por um baixo em sódio)
- 1 colher de café de gengibre (utilizei em pó)
- 1 pitada de pimenta
- 1 a 2 colheres de sopa de manteiga de avelãs (vejam neste post a receita)
Preparação
Salteie tudo até os legumes ficarem tenros (3-4 min) e junte a manteiga de avelãs. Envolva tudo durante mais 1 min e sirva.
Nota: é importante não deixar os legumes ficarem demasiados cozidos senão desfazem-se. Se notar demasiada água nos legumes aumente o lume para evaporar.
0 Responses