Estas bolachas de alperce agradam a miúdos e graúdos! São fáceis de fazer, vegan, sem glúten e sem açúcar adicionado.
Esta é talvez a foto mais querida que postei por aqui (ou não tivesse a mão pequenina do Henrique). Achei que fazia sentido incluí-lo na foto já que ele adora bolachas (das minhas porque nunca experimentou outras) e estas foram feitas, inicialmente, a pensar nele. Porém ficaram tão boas que resolvi ajustar a receita numa versão também para adultos.
É importante percebermos que os bebés e adultos não procuram o mesmo em termos de sabores e texturas. O nosso paladar (de adultos) já está habituado ao sal, ao açúcar, a sabores mais intensos e a texturas também mais crocantes, que um bebé pequeno ainda tem dificuldade em mastigar. Por esta razão não é fácil criar receitas que agradem a ambos e por essa razão também é que criei duas versões desta mesma receita: uma orientada aos bebés e outra a nós.
Já há meses que “devo” uma receita de bolachas para bebés a quem me segue por aqui e pelas redes sociais. Têm sido inúmeros os pedidos mas tenho em mãos vários projetos (em breve partilharei convosco) que não me têm deixado espaço para vos escrever com tanta frequência. Hoje, enquanto o Henrique faz a sesta da tarde, consegui dedicar uns minutos e deixar-vos finalmente esta receita tão pedida. Podem ajustar a receita a outro fruto seco que tenham por casa, passas, ameixas ou até figos (fiz uma versão com figos que sobraram do Natal e o Henrique também adorou).
Espero que gostem e já sabem, se fizerem a receita partilhem comigo o resultado no Facebook e Instagram identificando @blogdaspice
Bolachas de alperce
- Tempo de Preparação5 min
- Tempo de Cozedura20 min
- Tempo Total25 min
- Quantidade8 a 10 bolachas
- Categoria
- Caraterísticas
- Adequado para dieta
Ingredientes
- 150g alperces secos
- 200g aveia em flocos (ou outro cereal em flocos)
- 3 c. sopa manteiga de amêndoa (ou outra que prefiram)
- 2 a 4 c. sopa puré de abóbora (ou de maçã ou outro que tenha* – veja nota abaixo)
- 1 c. chá canela em pó
- Opcional para adultos: 2 a 4 c. sopa açúcar de coco e pitada de sal marinho
Preparação
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro grande com papel vegetal ou use um tapete de silicone. Reserve.
Demolhe os alperces em água a ferver por 10 minutos. Escorra bem e reserve. Coloque a aveia, alperces, manteiga de amêndoa e canela num processador e triture tudo até os alperces estarem bem desfeitos e envolvidos na mistura (se pretender usar açúcar deve incluí-lo também nesta fase).
Adicione de seguida o puré de abóbora (ou outro), uma colher de cada vez* (veja nota abaixo), triturando ao mesmo tempo. Assim que a mistura começar a aglomerar pare e desligue.
Forme bolinhas com as mãos e disponha no tabuleiro. Espalme-as (pode colocar uma pitada de sal por cima para uma versão adulto – opcional) e leve ao forno por 15-20 min. ou até ficarem douradas. O tempo de cozedura vai depender do tamanho e espessura das bolachas (mais pequenas e finas veja após 10-12 min. mais grossas pode levar de 15-20 min.). Para a versão bebé gosto de as deixar menos cozidas para ficarem mais macias, pelo que retiro ao final de 10-12 min.)
Retire, deixe esfriar completamente (ficarão mais crocantes após esfriarem) e sirva ou guarde em recipiente hermético em local fresco e seco até 1 semana. Pode também congelar em sacos herméticos.
Nota: utilize de preferência ingredientes de origem biológica.
*Para bolachas mais crocantes (versão adultos) use 1 a 2 c. sopa de puré e para bolachas mais suaves (para bebés) utilize 3 a 4 c. sopa de puré.
Uma resposta