Espinafres, ovos e quinoa nunca poderiam dar mau resultado. Nesta receita de revueltos de quinoa e espinafres envolvem-se os sabores à boa maneira espanhola. Olé!
Se há coisa que nuestros hermanos nos ensinaram, é que podemos fazer miscelâneas no prato e ainda assim desfrutar de ótimos sabores.
Aqui há uns anos atrás visitava Madrid com alguma frequência por questões profissionais. É uma cidade com edifícios e locais muito bonitos e imponentes, mas confesso “la movida” nunca me chegou ao coração. Talvez pela falta do elemento “água”, quem sabe…
Nestas inúmeras visitas a Madrid, não faltaram as visitas aos mercados e a degustação de tapas, montaditos, revueltos e afins. Porém, depois de 2 ou 3 dias em Madrid o meu estômago revoltava-se (literalmente).
Isto porque a quantidade de fritos e gorduras a que o meu organismo está habituado entrava facilmente no red light.
Resolvi um dia destes tentar tornar os famosos revueltos (que não são mais que batatas fritas e por vezes presunto envolvidos em ovos) numa opção bem mais saudável. E como diriam por aquelas bandas, o resultado é muy sabroso!
Experimentamos estes revueltos de quinoa e espinafres?
Revueltos de quinoa e espinafres
- Quantidade2 pessoas
Ingredientes
- 1 molho grande de espinafres frescos
- 2 dentes de alho picados
- 2 ovos
- 1 chávena de quinoa branca
- 2 chávenas de água
- 3 colheres de azeite virgem (mais se necessário)
- flor de sal q.b
- pimenta preta moída q.b
Preparação
Entretanto, numa frigideira grande ou wok salteie os espinafres em azeite e alho em lume médio. Quando estiverem a ficar macios, tempere com sal e pimenta moída na hora. Misture bem e de seguida junte-os bem na frigideira, fazendo 2 camas. Deite por cima de cada cama um ovo, com cuidado para não rebentar a gema e tempere também a gosto. Aguarde 3 a 4 minutos, ou até que a clara fique cozida e apague o lume.
Deite 3 a 2 colheres de quinoa no prato e com a ajuda de uma espátula disponha por cima a cama de espinafres com os ovos intactos. Antes de comer, utilize um garfo e uma faca e envolva tudo na quinoa.
Nota: de preferência utilize ingredientes biológicos.