Sem ideias para o lanche, pequeno almoço ou sobremesa? Então aqui fica uma sugestão bem deliciosa e sem açúcar refinado: iogurte grego com maçã caramelizada. Cooking time: 10 min. O que pode ser mais fácil?
Já vos disse que comprei um espiralizador e portanto volta e meia gosto de lhe dar uso. Normalmente utilizo-o para vegetais, como por exemplo nos meus zoodles com bolonhesa de atum, mas deste vez decidi utilizá-lo em fruta.
(PS: não se assustem, podem fazer a receita mesmo não tendo esta máquina, vejam alternativas na preparação).
Vinha eu a caminho de Luanda, depois de um dia bem passado na praia de Sangano (abaixo), e subitamente apeteceu-me comer maçãs.
Mas após um dia de praia só uma maçã não era suficiente para matar a fome que se instalou ao longo dos cerca de 100km de caminho.
Podia juntá-la com iogurte, como por vezes faço, mas 100km dão mais do que tempo para a minha mente deambular e arranjar uma alternativa bem mais original.
Por isso, assim que cheguei a casa pus-me “em campo”. E posso dizer-vos que este lanche soube-me pela vida. O doce do mel, com a maçã pegajosa em caramelo e o iogurte cremoso são uma combinação perfeita.
Experimentamos este iogurte grego com maçã caramelizada? Deixo no final uma sugestão para versão vegan ou sem lactose.
Iogurte grego com maçã caramelizada
- Tempo de Preparação10 min
- Quantidade2 pessoas
- Categoria
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
Para o prato
- 2 iogurtes gregos naturais e light (opção vegan/sem lactose: substitua o iogurte grego por iogurte de soja)
- 1 maçã (utilizei maçã verde mas penso que funciona com qualquer uma)
- 2 colheres de mel (opção vegan: substitua o mel por agáve)
- canela q.b
Preparação
Assim que a maçã ganhar uma consistência pegajosa, retire do lume. Disponha a maçã por cima do iogurte grego e decore com umas sementes de sésamo (opcional). Se pretender, junte mais um pouco de mel. Sirva.