Abóbora recheada com bacalhau e grão picante

Abóbora recheada com bacalhau e grão picante - Blog da Spice
English English Portuguese Portuguese

Para uma mesa de Natal memorável por vezes há que inovar um bocadinho. Aqui fica uma sugestão bem deliciosa e com um resultado visual fantástico: abóbora recheada com bacalhau e grão picante. Sem dúvida que vai impressionar 😉

É quase Natal e tenho saudades da minha família mais próxima: mãe, pai, irmãs, sobrinhos, tios e algumas primas do coração que são mais irmãs do que outra coisa.

Vou passar pela primeira vez o Natal longe destas pessoas e longe de Portugal. Mas ao invés de me deixar levar pela nostalgia, tenho tentado apreciar a quadra natalícia por aqui.

O calor pede praia, refrescos e banhos de mar em vez de lareiras, bebidas quentes e camisola fofas. Mas nem por isso se deixa de respirar Natal por Luanda.

Há iluminações de Natal pela cidade, há Pais Natal ao vivo nos centros comerciais (a destilar dentro dos fatos de flanela suponho eu) e sim há a loucura das compras e prendas de última hora.

Para a ceia vende-se um misto de comida típica portuguesa, como o bacalhau, batatas, couves, grão e frutos secos habituais, com gastronomia local.

Isto porque apesar dos hábitos lusitanos enraizados por aqui, em muitos locais não falta também o que é típico da terra: o funge, o feijão com óleo de palma, a banana-pão, a muamba, o calulu, a mandioca, o mufete e as kitudes como a paracuca, a kitaba, o pé de moleque e muitas outras.

E no meio de toda esta diversidade foi-me difícil criar uma receita que espelhasse tudo isto. Por isso optei por manter os ingredientes tradicionais e embrulhá-los em algo diferente. No grão acrescentei  um “cheirinho” do calor africano. Ei-la: a abóbora recheada com bacalhau e grão picante.

Espero que gostem!

Abóbora recheada com bacalhau e grão picante

Abóbora recheada com bacalhau e grão picante - Blog da Spice
  • Quantidade4 pessoas

Ingredientes

Para a abóbora recheada

  • 1 abóbora moranga (cerca de 2kg)
  • 3 lombos de bacalhau demolhado
  • 4-6 folhas de couve galega (cortadas em juliana)
  • 3 dentes e alho (picados)
  • 1 cebola (picada)
  • 1/2 colher de café de cominhos
  • 1/2 de colher de café de noz moscada
  • 1 colher de café de gengibre em pó
  • 3 pés de tomilho fresco (apenas as folhas)
  • sal e pimenta preta em moinho a gosto
  • azeite virgem extra q.b

Para o grão picante

  • 200g de grão de bico cozido
  • 2 colheres de sopa de azeite virgem extra
  • 1 colher de café de flor de sal
  • 1/2 colher de café de pimenta preta em moinho
  • 1/2 colher de café de gindungo ou piri-piri moído
  • 1/2 colher de café de cebola desidratada granulada
  • 1/2 colher de café de coentros em pó

Preparação

1
Ligue o forno a 200ºC.
2
Corte o topo da abóbora, dê uns golpes fundos no centro e leve ao forno por 50 minutos, ou até estar macia.
 
3
Entretanto, numa taça junte o grão e todos os restantes condimentos e misture bem. Disponha tudo num tabuleiro e leve ao forno por 50 minutos ou até o grão estar crocante. Retire e reserve.
 
4
Coza o bacalhau num tacho com água e sal a gosto (cerca de 15 min.). Escorra, reservando cerca de meia chávena de chá da água de cozedura. Separe o bacalhau em lascas, retirando a pele e as espinhas. Reserve.
 
5
Após a abóbora estar assada, retire-a do forno e com a ajuda de uma faca e de uma colher remova o interior, preservando a casca intacta. Separe as fibras e sementes e reserve apenas a polpa, cortando-a em pedaços pequenos.
 
6
Numa frigideira em lume médio, coloque cerca de 4 a 5 colheres de sopa de azeite e aloure o alho e a cebola. Junte a couve e salteie até esta estar macia. De seguida adicione a abóbora em pedaços e tempere com cominhos, noz moscada, tomilho, gengibre e sal e pimenta a gosto. Misture bem e junte a água do bacalhau. Deixe apurar cerca de 5 minutos ou até uma parte da água evaporar e junte o bacalhau. Envolva com cuidado para as lascas não se desfazerem e ajuste o tempero se necessário. Retire do lume e recheie a abóbora. Leve ao forno por mais 10 minutos e sirva com o grão picante por cima.
 
Nota: utilize de preferência ingredientes frescos e biológicos.
No caso de fazer esta receita para mais pessoas, não se esqueça de ajustar os tempos de cozedura  às quantidades.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

0 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes