Blondie de cenoura

Blondie de cenoura - Blog da Spice
English English Portuguese Portuguese

Um bolo rápido, fácil e que se faz no triturador! Sem sujar loiça e apenas em 20 minutos. Para além disso, é vegan, sem glúten ou açúcar refinado e não leva óleo.

No outro dia perguntei nas redes sociais se sabiam o que eram “blondies”. Poucos se mostraram conhecedores destes bolos, mas todos se apressaram a pedir a receita. Os blondies não são mais do que irmãos mais claros dos brownies. Têm aquela mesma textura húmida, são finos, mal cozidos mas não levam cacau ou chocolate (daí não serem escuros/castanhos – brown).

Neste caso em específico a melhor forma de os descrever é quase como um cruzamento entre os brownies e o bolo de cenoura. Gosto bastante de bolo e cenoura, mas a maioria das receitas leva imenso óleo e quis contornar esse aspeto neste bolo. Em alternativa recorri à manteiga de amêndoa, já que os frutos secos têm os seus óleos naturais. Quanto à cenoura, é perfeita para lhe dar aquele toque húmido que tanto caracteriza este bolo.

Por último, queria dar-vos uma receita fácil e que não sujasse muita loiça por isso esta faz-se no triturador (ou robot de cozinha). Basta isso e uma forma et voilá, em 20 minutos terão um bolo feito. Depois é só esperar que arrefeça…ou não… 😉

Há um vídeo tutorial aqui na minha página do Instagram (passem para a frente até chegarem a esta receita). Espero que gostem e já sabem, se fizerem a receita partilhem comigo o resultado no Facebook e Instagram  identificando @blogdaspice.

Blondie de cenoura

Blondie de cenoura - Blog da Spice

Ingredientes

Ingredientes

  • 1 cup cenoura ralada fina
  • 1 c. chá vinagre de sidra
  • 1/3 cup manteiga de amêndoa (cremosa)
  • 1/8 cup xarope de ácer (ou outro adoçante líquido) – se gostar de coisas doces adicione mais algumas colheres de sopa
  • 5 tâmaras medjool (demolhadas 10 min em água quente e escorridas)*
  • 1 ovo de linhaça (1 c. sopa linhaça moída + 4 c. sopa água – misture e repouse 5 min.)
  • 1/2 cup leite vegetal
  • 1/2 cup farinha trigo sarraceno
  • 1/2 cup farinha de aveia
  • 1 c. chá bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal
  • 1 c. café baunilha (opcional)

Preparação

1
Pré- aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro de brownie com papel vegetal. Reserve.
2

Num triturador ou robot de cozinha adicione agora todos os ingredientes húmidos e triture até uma mistura homogénea. Adicione de seguida os secos e triture 3-5 seg.,  apenas até as farinhas estarem incorporadas (não triture demasiado).

3

Transfira para a forma e espalhe com a ajuda de uma espátula (a mistura pode parecer um pouco seca, mas não há problema). Leve ao forno por 12-15 min a 180ºC. Retire enquanto ainda estiver ligeiramente húmido no meio (faça o teste do palito). Deixe esfriar, corte em pedaços e sirva.

Notas: use de preferência ingredientes biológicos. Se for gulosa/o aconselho a que inclua umas c. sopa adicionais de adoçante (lembre-se que o paladar difere de pessoa para pessoa e o que para mim está bom para outros pode estar pouco doce). Opte por um adoçante bem líquido para não alterar a consistência da massa (mel ou outros mais espessos poderão não resultar tão bem).

*Reserve a água das tâmaras para adoçar um sumo ou chá por exemplo.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes