Bolo de banana e nozes pecan

Bolo de banana e nozes pecan - Blog da Spice
English English Portuguese Portuguese

Se gostam de bolo de banana têm mesmo que experimentar este!! É sem dúvida dos melhores que criei ultimamente e muito fácil de fazer. 

Já há muito tempo que vos tinha prometido postar uma receita de bolo de banana. Tenho várias receitas na verdade, mas sempre achei que nenhuma se destacava de todas as outras que já provei… Até fazer esta! Posso dizer-vos que já a fiz 2 vezes no espaço de 4 dias e não sobrou nada!!

Este fim de semana resolvi convidar as minhas amigas do liceu para um girl’s weekend. Aproveitei que o Pedro esteve a trabalhar fora do país e organizamo-nos para ficarmos cá em casa de sexta a domingo. Dois dias e meio para pormos a conversa em dia, relembrarmos tempos idos e matarmos saudades. É engraçado ver que aos 36 anos, tendo cada uma a sua vida, família, trabalho, etc. ainda ficamos em pulgas para encontros como estes. E ainda mais engraçado é ver que os nossos assuntos não se esgotam. Temos sempre mais para contar, para perguntar, para partilhar, como se tivéssemos uma sede insaciável pela informação de cada uma.

Somos amigas desde os 13 anos, algumas até antes, e apesar de cada uma ter seguido o seu percurso na vida, com os inevitáveis afastamentos que por vezes daí advêm, a nossa amizade persistiu a tudo. Universidades, novos empregos, emigrações, casamentos, divórcios, depressões, amores e desamores, tragédias e alegrias. Tudo faz parte da nossa vida em conjunto. E que vida tão rica a nossa.

Passámos o fim de semana todo a conversar, ouvir música, rir, cozinhar, comer e até dançar pela noite dentro como antes (embora desta vez de pijama ahahahahha).  Foi perfeito para recarregar baterias e voltarmos a sentir-nos um pouco adolescentes. Sim que isto de sermos sempre adultos 24 horas por dia, 365 dias por ano não faz sentido nenhum, nem ao corpo e muito menos à mente! Portanto, se andam há anos para combinar algo deste género com as vossas amigas ou amigos, hoje é o dia. Agarrem na agenda e toca a marcar isso!

Ahh e claro, levem este bolo de banana que elas/eles vão amar! Não se esqueçam de me mostrar os resultados quando fizerem a receita, já sabem que adoro saber. 🙂

Bolo de banana e nozes pecan

Bolo de banana e nozes pecan - Blog da Spice

Ingredientes

Ingredientes

  • 1 chávena de chá (=cup) de farinha de espelta branca
  • 2 c. sopa de farinha de coco
  • 1 c. chá de bicarbonato de sódio
  • 1/4 chávena de chá (=cup) de nozes pecan moídas
  • 1/4 chávena de chá (=cup) de leite de amêndoas (ou outro)
  • 2. c. sopa de açúcar de coco
  • 1 chávena de chá (=cup) de bananas da madeira maduras e esmagadas*
  • 2 c. sopa de xarope de ácer (ou outro adoçante que prefira)
  • 1/2 c.chá de canela em pó
  • 1/4 c. chá de baunilha
  • 1 pitada de sal marinho
  • Nozes pecan em metades – opcional para decorar
  • Óleo de coco – para untar a forma

Preparação

1
Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte uma forma tipo bolo inglês anti-aderente com um pouco de óleo de coco e reserve.
2

Numa taça junte todos os ingredientes secos e misture-os com uma vara de claras ou garfo. Reserve.

3

Noutra taça à parte misture todos os ingredientes líquidos e bata com um garfo. Junte de seguida os líquidos aos secos e mexa com um garfo. A mistura pode parecer-lhe um pouco seca mas é normal, continue a envolver bem a farinha para que a massa fique homogénea e toda húmida.

4

De seguida transfira para a forma de bolo e decore com as nozes pecan por cima (opcional). Leve ao forno por 25-30 minutos mantendo a temperatura. Faça o teste do palito e se este sair completamente limpo retire o bolo e deixe esfriar. Caso ainda sinta o palito húmido deixe mais 5-7 min. no forno, mantendo debaixo de olho para não queimar.

5

Depois de frio desenforme e sirva. Guarde-o num recipiente hermético até 1 semana.

Notas: utilize de preferência ingredientes biológicos. 

* Será o equivalente a 3-4 bananas (dependendo do tamanho). Recomendo as bananas da madeira porque são muito mais saborosas que as normais, porém pode utilizar as que preferir, desde que muito maduras (isto faz toda a diferença).

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes