Bolo fácil de laranja

bolo fácil de laranja
English English Portuguese Portuguese

Se querem uma receita bem fácil para aproveitar laranjas, têm que experimentar esta. Um bolo húmido, aromático, delicioso e sem glúten.

Laranjas e limões abundam por esta época e eu tenho a sorte de ter amigos que me dão kilos das primeiras e um limoeiro bem generoso que me dá kilos dos segundos. Mas vamos às laranjas. Com tantas que tinha cá em casa e com o Henrique já a querer (e poder) experimentar várias frutas decidi dar-lhe laranja. Pensei que ia estranhar porque as primeiras frutas que introduzi foram as tradicionais maçã, pêra e banana, mas longe disso. Adorou de tal forma as laranjas sumarentas da Helena e do João que se o deixasse tinha comido uma laranja inteira (para um bebé de 6 meses é demasiado!).

Na verdade a introdução alimentar do Henrique tem corrido muito bem. Iniciei com as sopas, no início mais básicas e depois gradualmente com mais ingredientes, depois as papas e a fruta. Tenho feito tudo em casa e não vou dizer que não dá trabalho nenhum porque dá algum, mas é tão portanto darmos-lhes comida de verdade e natural que nunca contemplaria outra opção. Além disso é já nesta fase que se começa a construir o paladar e tudo o que são papas e comida de compra são excessivamente doces (o paladar educa-se e nada como o educar bem desde o início).

Temos tido em conta as recomendações da pediatra porém confesso que não as temos seguido à risca. Continuo a achar que a medicina tradicional é pouco personalizada e há coisas que achamos que não se encaixam na nossa forma de viver e pensar, por isso nesses casos seguimos com a nossa intuição e e juízo crítico. Também na escolha dos ingredientes para as papas e sopas temos saído do convencional: beterraba, couve romanesca, nabo, acelgas, couve flor, funcho, lombarda e cereais como millet, trigo sarraceno, espelta, cevada, entre outros, têm feito parte da alimentação do Henrique. Nas frutas não podia ser diferente e temos aproveitado tudo o que é da época: laranja, tangerina, abacate, clementina, etc. Volta e meia introduzo também uma fruta tropical como manga e papaia.

Até hoje não houve nada que ele tenha recusado. Tentamos que a hora da comida seja sempre um momento calmo, sem grande agitação. Não há necessidade de televisões nem telemóveis, nem aviõezinhos, nem canções. Há sim espaço para experienciar os sabores, cores e texturas de cada coisa. A sopa e papa são dadas à colher mas deixamo-lo tocar no prato, colher e comida sempre que quer. A fruta é dada em pedaços para promover a autonomia.

Há várias ideologias sobre a introdução alimentar que defendem/potenciam vários resultados/objetivos. Não acho que uma seja mais certa que outra, acho sim que (como em tudo) devemos seguir o que faz sentido para nós e para o nosso dia a dia. No nosso caso tem resultado bem assim e por isso vamos continuar.

Com as tais laranjas maravilhosas resolvi fazer um bolo de laranja. A receita é mais tradicional que as minhas receitas habituais porque foi adaptada do Bolo de Tangerina do Rui, do blog Faz e Come, mas com algumas alterações. É bem fácil de fazer, húmido e delicioso. Espero que gostem e não se esqueçam de partilhar comigo no Instagram ou Facebook  e identifiquem @blogdaspice para que eu fique a par das vossas recriações.

Bolo fácil de laranja

bolo fácil de laranja
  • Tempo de Preparação5 min
  • Tempo de Cozedura35 min
  • Tempo Total40 min
  • Quantidade6-8 pessoas
  • Categoria
  • Adequado para dieta
    • Gluten Free
    • Hindu
    • Kosher
    • Low Lactose
    • Vegetarian

Ingredientes

  • 125g de farinha de milho
  • 125g polvilho doce (ou farinha de araruta ou amido de milho)
  • 150g açúcar mascavado integral (escuro)
  • 2 c.chá fermento
  • 2 laranjas pequenas (doces)*
  • 4 ovos M
  • 100 ml azeite ou óleo vegetal
  • raspa de 1 laranja

Preparação

1

Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte uma forma de bolo inglês.

2

Num liquidificador coloque os ovos, as laranjas descascadas e sem sementes, o óleo e o açúcar e triture tudo até ter uma mistura homogénea.

3

Entretanto junte as farinhas e fermento numa taça e mexa bem. Adicione os líquidos e a raspa de laranja e envolva bem até incorporar a farinha toda.

4

Verta a mistura para a forma de bolo e leve ao forno por 35-40 min. (ou até o palito sair limpo.) colocando a forma no centro do forno. 

5

Retire do forno e espere que esfrie ligeiramente antes de desenformar. Sirva.

*Notas: use de preferência ingredientes biológicos. Não use laranjas muito grandes senão acabará com uma massa aguada.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes