Neste tempo de quarentena queremos receitas fáceis, deliciosas e que alimentem a família toda certo? Pois esta caçarola de feijão e legumes com bechamel de couve-flor é tudo isso e muito mais porque ainda lhe permite aproveitar restos de legumes que tenha no frigorífico.
Estou de quarentena desde dia 12 de março, ou seja há mais de 10 dias. Eu, o Pedro, o Henrique e a Iuna, os 4 em casa e sem sair. Mas para nós confesso que não tem sido um suplício porque viver em pleno campo e ter espaço exterior por onde circular, apanhar sol, passear é bem diferente de estar fechado num apartamento na cidade.
Tem-nos custado estar longe dos nossos pais e irmãos mas temos utilizado a video-chamada para tentar encurtar essa distância. O dia mais difícil até agora foi sem dúvida o meu aniversário, no dia 20. Não poder estar com a família ou celebrar fora quando normalmente viajamos nesta data deixou-me triste. Valeu-nos o Zoom para um lanche virtual com a família chegada com direito a bolo e parabéns!
Tenho aproveitado este tempo para pôr em dia as coisas que têm andado um pouco em standby por falta de tempo: receitas, dicas, etc. Como nesta fase a tendência natural é cozinhar tudo ou quase tudo em casa, tenho partilhado nos meus stories do Instagram e Facebook 5 sugestões de receitas para fazerem na semana seguinte. Tenho feito esta partilha sempre durante o fim de semana para que tenham tempo de planear as refeições da semana seguinte antes de irem ao supermercado. Para além disso tenho dado primazia a receitas em que podem aproveitar sobras de legumes, frutas, cereais e leguminosas que tenham no frigorífico ou despensa ou que usem apenas ingredientes básicos.
Esta receita é tudo isso. Os legumes que aqui uso são os que tinha à mão e usei vários restos mas podem (e devem) ajustar ao que tiverem por aí. Espero que gostem e já sabem, se fizerem esta receita identifiquem @blogdaspice nas redes sociais.
- Tempo de Preparação15 min
- Tempo de Cozedura20 min
- Tempo Total35 min
- Quantidade6 pessoas
- Categoria
- Caraterísticas
- Receita familiar
- Adequado para dieta
- Sem Glúten
- Sem Frutos Secos
- Sem Lactose
- Vegan
- Vegetariano
Ingredientes
Para o bechamel
- 1 kg de couve flor
- 1 fio de azeite
- 1/4 cup leite vegetal (mais se necessário)
- sal marinho e pimenta preta a gosto
- noz moscada q.b (opcional)
Para o recheio
- 250-300g feijão manteiga (pode usar de lata) ou outro que prefira
- 2 cups água de cozedura do feijão (ou caldo de legumes ou água)
- 2 cenouras (ou 1 cup abóbora) em pedaços pequenos
- 2 talos de aipo e as suas folhas picados (ou 1/2 cup alho francês, acelgas ou outros verdes)*
- 1 cebola pequena picada
- rama de cebola ou cebolinho picados
- 2 folhas de louro
- sal marinho e pimenta preta a gosto
- azeite q.b
- opcional: 1/2 cup de restos de cereal ou massa (usei quinoa cozida)*
Preparação
Retire os talos da couve flor e reserve para caldos de legumes. Use apenas a parte branca, corte-a em pedaços, coloque dentro de uma panela grande coberta com água e deixe cozer uns 15-20 min ou até bem macia. Escorra e reserve.
Entretanto, em lume médio, coloque num tacho um fio de azeite e salteie a cebola até translúcida. Adicione os restantes vegetais e o feijão e salteie 2 minutos. Adicione de seguida o caldo de feijão (ou caldo de legumes), o louro e tempere com sal e pimenta a gosto.
Tape, deixe levantar fervura e reduza o lume para o mínimo. Deixe estufar uns 15 minutos ou até os legumes estarem macios. Transfira de seguida para um pirex.
Equanto os legumes estufam coloque a couve-flor num processador potente ou robot de cozinha com os restantes ingredientes do bechamel e triture tudo muito bem até cremoso. Prove, ajuste os temperos e reserve.
Cubra agora a mistura dos legumes que estão no pirex com o bechamel, colocando algumas colheres de cada vez e espalhando bem (para que o bechamel não afunde). Leve ao forno em modo grill a 250ºC por 5-10 min para tostar ligeiramente (opcional). Sirva.
Pode também congelar antes de ir ao forno. Nesse caso deverá posteriormente levar uns 30-40 min. (ou mais) ao forno pré-aquecido a 200ºC sem descongelar.
Nota: use de preferência ingredientes biológicos.
*Poderá ajustar esta receita utilizando quaisquer restos de legumes que tenha no frigorífico, os indicados acima são apenas sugestões mas também funcionará com: batata doce, beterraba, couve, alho, espinafres, entre outros. Poderá ainda adicionar restos de cereais (ex: quinoa, arroz, aveia em grão, millet, etc.) ou massa cozidos, embora seja opcional.