Este cheesecake de morangos como figos e alecrim é a sobremesa perfeita para o final de tarde, depois de um dia quente de praia!
Sem glúten, lactose ou açúcar refinado. A textura, o sabor e o aroma deste cheesecake de morangos são deliciosos.
Passei esta última semana no Algarve. Já lá vai o tempo em que passava semanas a fio na praia, entre os meus pais, tios, primos, etc. Terminava a quinzena de uns, começava a de outros e eu transitava entre todos, para aproveitar ao máximo a época balnear. Desde há uns 10 anos para cá o meu Pai passou a alugar casa em Altura e sempre que posso tiro uns dias para revisitar esta zona e, inevitavelmente, lembrar-me desses tempos.
Em bom rigor acho que muito pouco mudou desde essa altura. Talvez haja agora mais gente e se note alguma sofisticação em coisas simples como as palhotas e espreguiçadeiras das zonas concessionadas, as dez variedades de bolas de berlim, os bares da praia que agora têm lounges e TV’s, ou os chuveirinhos lava-pés que agora existem à saída. Mas fora estas inovações, os hábitos das famílias portuguesas permanecem os mesmos: ir cedo para a praia, sair por voltas das 13h para almoçar, regressar às 15h30 para mais uns mergulhos, tomar banho por volta das 19h, jantar entre as 20h30 e as 21h e depois disso dar o passeio da praxe pela rua movimentada lá do sítio e espreitar as mil barraquinhas que lá estão a vender de tudo um pouco.
A verdade é que por muito corriqueiro que isto seja, eu já não tinha um verão assim há pelo menos 3 anos e soube-me pela vida! A inspiração resultou numa sobremesa fresca e leve, que é também uma ode aos frutos típicos da época veranil: os morangos e os figos.
Espero que gostem deste cheesecake de morangos com figos e alecrim, versão vegan, saborosa e incrível!
Cheesecake de morangos com figos e alecrim
- Quantidade2 pessoas
- Categoria
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
Base
- 50g farinha de aveia
- 50g farinha de amêndoa
- 50g coco seco ralado
- 80g farinha da trigo sarraceno
- 4 colheres de sopa de óleo de coco (mais 1/2 para untar a forma)
- 2 colheres de sopa de xarope de ácer (ou mel ou agáve)
- 1 pitada de flor de sal
- 1 colher de café de baunilha em pó
Recheio
- 1 pacote de tofu suavizado (cerca de 300g)
- 1 ramo de alecrim fresco
- 250g de morangos maduros
- 2 figos pretos maduros
- 2 colheres de sopa de xarope de ácer
Para decorar
- Morangos, figos e alecrim (opcional)
Preparação
Unte uma forma de rectangular com o óleo de coco e reserve. De seguida pré-aqueça o forno a 180º.
Escorra o tofu e tire os pés aos morangos. Pegue no ramo de alecrim e esfregue entre as mãos, para ativar o aroma. Coloque numa taça juntamente com os morangos e tofu em pedaços. Misture-os com as mãos e reserve.
Transfira para a forma e espalhe a mistura uniformemente com as mãos. Pressione com os dedos em toda a forma, inclusive nas laterais, para assegurar que a massa fica compacta e com a mesma espessura. Leve ao forno por 15-20 min ou até a base da tarte ficar alourada. Retire e deixe esfriar por completo.
Entretanto, retire o ramo de alecrim da taça dos morangos e tofu e coloque todos os ingredientes do recheio num processador ou liquidificador. Triture tudo até conseguir uma mistura com consistência de batido. Prove e ajuste o adoçante se necessário.
Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos. É importante utilizar fruta bem madura, caso contrário terá que ajustar o adoçante.