Cogumelos recheados com ricotta e manjericão

Cogumelos recheados com ricotta e manjericão - Blog da Spice
English English Portuguese Portuguese

Estes cogumelos recheados com ricotta e manjericão são uma entrada ou refeição leve para fazer em menos de 30 min: muito fácil, saborosa e light. O que há para não gostar nesta receita? Exacto, nada!

Gosto bastante de cogumelos frescos, mas aqui em Luanda é raro encontrar e os que se encontram são para lá de caros… Mas de vez em quando tenho que cometer uma loucura e saciar o meu desejo por esta iguaria.

Na verdade há centenas de espécies de cogumelos, sendo que pouco mais de 20 são comercializadas para consumo.

Em Portugal há imensos e a minha mãe entretinha-se no outono a tirar fotografias de cogumelos em Santo Estêvão, numa casa que tínhamos no Ribatejo. No entanto, nunca os apanhávamos porque é preciso saber escolher bem, há uma série deles venenosos e não vos sugiro “aventurarem-se”.

Para mim são perfeitos como acompanhamento ou como refeição principal, porque acho que há cogumelos para tudo. No caso dos cogumelos Portobello (estes da foto), eles são por si só uma refeição! Adoro assá-los no forno e recheá-los, portanto aqui fica uma ideia para a próxima vez que comprarem estes mimos.

Bom proveito destes cogumelos recheados com ricotta e manjericão!

Cogumelos recheados com ricotta e manjericão

Cogumelos recheados com ricotta e manjericão - Blog da Spice

Ingredientes

  • 6 cogumelos Portobello
  • 200g de queijo Ricotta
  • 1 dente de alho picado finamente
  • 5 a 7 folhas de manjericão fresco
  • azeite q.b
  • flor de sal e pimenta a gosto

Preparação

1
Pegue nos cogumelos e limpe-os com uma toalha (atenção: os cogumelos por norma nunca se devem lavar senão absorvem a água!!). Retire-lhes os pés e disponha-os num pirex com o topo virado para baixo. Tempere-os com sal, pimenta e um fio de azeite e leve ao forno 10-15 min a 200ªC, até que eles larguem a água.
2

Entretanto junte numa taça, o queijo, manjericão e alho. Envolva tudo muito bem e adicione sal e pimenta a gosto. Retire os cogumelos do forno e recheie-os com esta mistura. Por fim, adicione um fio de azeite por cima e leve ao forno mais 10 min à mesma temperatura. Sirva.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

0 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins
There has been a problem with your Instagram Feed.
Error: No posts found.

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes