Couscous de espelta com carpaccio de pêra e queijo feta

Couscous de espelta com carpaccio de pêra e queijo feta - Blog da Spice
English English Portuguese Portuguese

Ainda há dias quentes que pedem refeições frescas e ligeiras. Por isso aqui fica uma delas para aproveitar este verão tardio. Muito fácil de preparar e deliciosa!

Estamos a sete dias de outubro e fizeram 35ºC em Lisboa este fim de semana. Eu adoro o calor e sabe-me incrivelmente bem manter as camisolas e botas arrumadas mais uns tempos, mas enquanto tento tirar o máximo partido dele nesta época, não consigo deixar de pensar que isto não é normal e que certamente terá a suas implicações no planeta.

Mas também é verdade que acredito plenamente na força da Natureza, em última instância ela arranja solução para tudo, em especial para repor o seu equilíbrio.

E nestas semanas pós época balnear e de regresso às rotinas, estou a viver uma altura de abundância! Entre recomeçar a dar aulas de capoeira, organizar a 1º edição do Picnic Club e algumas encomendas de catering para festas, não tenho tido mãos a medir. No meio disto tudo surgiram-me ainda convites para um showcooking na TV (programa Aqui Portugal da RTP1) e para participar na edição de Natal de uma revista digital (ainda não posso divulgar qual).

A experiência na TV foi muito gira. Como tinha apenas 6 minutos para fazer o showcooking (sim leram bem 6 minutos!!), escolhi uma das receitas mais fáceis e recriadas aqui do blog o bolo de banana e nozes pecan. E a julgar pelo facto de não ter sobrado nada, acredito que esta receita tenha ganho novos fãs, entre os apresentadores e equipa de produção.

Quanto ao Picnic Club, vai de vento em popa. A duas semanas do evento já só tenho 3 lugares disponíveis (se estão a ponderar ir, não percam tempo e reservem aqui)! Acho mesmo que vai ser uma experiência inesquecível, num local maravilhoso. Tudo está a ser pensado e organizado com amor, carinho e dedicação, desde a comida à decoração. Podem ir acompanhando no stories do Facebook ou Instagram.

E no tempo que me resta, ainda consigo apontar uma ou outra receita para partilhar com vocês. Esta foi criada para utilizar as inúmeras pêras oferecidas pelo meu vizinho Ricardo e é perfeita para estes dias de calor. Espero que gostem!

Couscous de espelta com carpaccio de pêra e queijo feta

  • Quantidade2-3 pessoas

Ingredientes

Ingredientes

  • 1 chávena de chá (cup) de couscous de espelta (ou outro que prefiram)
  • 2 chávena de chá (cup) de chá de gengibre
  • 1 c. sopa azeite virgem extra (mais se necessário)
  • 1 pitada de flor de sal
  • 4-6 folhas de hortelã (picadas)
  • 8 cubos pequenos de queijo feta
  • 1 pêra rija (não demasiado madura)

Preparação

1
Coloque o couscous num recipiente grande (pirex ou taça) e junte o chá de gengibre. Aguarde 5 minutos, junte o sal e o azeite e mexa com um garfo. Reserve.
2

Entretanto corte a pera ao meio, horizontalmente. Use uma mandolina para a cortar em fatias bem fininhas e de seguida retire as sementes. Caso não tenha uma mandolina pode cortar com uma faca, o mais fino que conseguir.

3

Transfira o couscous para uma taça grande e mexa-o com um garfo para o soltar. Junte a pêra, a hortelã e desfaça os pedaços de queijo feta por cima. Envolta tudo muito bem e sirva com um fio de azeite por cima.

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos. Recomendo que este prato seja consumido de imediato, caso contrário a pêra começará a oxidar. Para atrasar esse processo pode juntar-lhe umas gotas de limão.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes