Uma das formas mais usuais e eficazes de aproveitar cascas, ramas, talos e aparas de vegetais é fazendo caldo de legumes caseiro. Basta colocá-los numa panela com água e ferver por 10-15 min. A seguir coe e está pronto! Já o faço há anos e a verdade é que faz toda a diferença no sabor dos nossos cozinhados. Faça em grande quantidade e congele para ter sempre à mão, use-o para fazer arroz, massa, em estufados, cozidos ou outros cozinhados para dar sabor.
Porém há inúmeras outras formas de aproveitar as cascas, ramas e talos e deixo-lhe abaixo algumas considerações sobre cada um e também sugestões.
E que tal desmistificarmos as questões com as cascas ? Porque comemos cascas de batata e não de cenoura? Porque é aceitável servir abóbora com casca mas não nabo? Na realidade são tudo cascas e se comemos umas não há motivo para não comermos outras. Sim, é verdade que nas cascas é onde se encontram a maioria dos pesticidas, porém se tiverem confiança no vosso produtor local não há porque as retirar e podemos comê-las sempre, desde que bem lavadas.
O mesmo acontece com as cascas de fruta, embora aqui ainda assuma que, em alguns caso e devido à textura da casca, muitas vezes não seja aceitável ao paladar consumi-la. Por exemplo, as cascas do ananás, das bananas, das laranjas, entre outras. Mas a grande maioria é passível de ser consumida crua, aliás é nela que está uma boa parte da fibra.
Deixo-lhe aqui algumas sugestões de receitas para aproveitar cascas de frutas e legumes:
Os talos são muitas vezes descartados por falta de experiência de como os cozinhar devidamente. Um erro comum ao usar os talos é querer utilizar uma grande quantidade logo de uma só vez. Em vez disso deve reparti-los por várias receitas diferentes, caso contrário acabará com o muitas fibras na sua comida.
Deixo-lhe aqui algumas sugestões para utilizar os seus talos:
De há alguns anos para cá as ramas caíram em desuso, mas sabia que a cenoura chegou a ser cultivada pela sua rama? E que em muitas zonas de Portugal usava-se mais a rama da beterraba do que a própria beterraba? A rama dos vegetais é altamente nutritiva e deve, também, por isso ser aproveitada.
Aqui ficam algumas sugestões de como as pode utilizar:
Gostou? Partilhe com os seus amigos
– Anúncio –