Bolo de cenoura inteira

English English Portuguese Portuguese

Este bolo de cenoura inteira é delicioso e sem desperdício. Para utilizar a cenoura toda, da raiz à rama, leu bem leva mesmo a rama da cenoura! É delicioso e muito fácil de fazer.

Se teve oportunidade de se juntar a mim no lançamento do meu livro já teve oportunidade de provar a maravilha que é este bolo e já sabe do que estou a falar. Mas se por acaso não esteve presente então tem mesmo, mesmo, mesmo (3 mesmos para reforçar a ideia!) que provar esta iguaria! 

Por esta altura já percebeu que ando a mil com a promoção do meu livro. É entrevistas, participações em programas de TV, rádio, podcasts e afins. E no meio disto ainda tenho que encaixar o meu trabalho semanal do Cozinha ao Domicílio, criar conteúdos para as redes sociais, responder a e-mails, enviar propostas e ainda dedicar tempo à família. Está a ser uma época de muito trabalho, mas estou feliz porque a aceitação do meu livro “Da raiz à rama” está a ser muito boa.

Porém, com tudo isto, tem-me sobrado pouco tempo para vir até aqui trazer-lhe receitas novas. Mas quero colmatar essa situação partilhando consigo esta receita exclusiva do meu livro. Ela tem ganho fãs um pouco por todo lado e prometo-lhe que aí por casa também não vai desapontar. É um bolo húmido, doce, aromático e acima de tudo simples e fácil de fazer. Para facilitar deixo-lhe ainda um vídeo tutorial da receita que poderá ver aqui.

Espero que goste e não se esqueça de partilhar comigo no Instagram ou Facebook  e identificar @blogdaspice para que eu fique a par das suas recriações.

Bolo de cenoura inteira

  • Tempo de Preparação10 min
  • Tempo de Cozedura45 min
  • Tempo Total55 min
  • Quantidade4-6 pessoas

Ingredientes

Para o bolo

  • 200 ml leite vegetal
  • 100g cenoura com rama (~80 g de cenoura/20g rama)
  • 40 ml azeite
  • 1 c. sopa vinagre de sidra
  • 220 g farinha espelta branca (ou trigo)
  • 100g açúcar de coco
  • 1 c. chá de b. sódio
  • 1 c. chá especiarias (usei um mix de canela, gengibre, erva doce)

Para o chantilly de coco (opcional)

  • 1 lata de leite de coco gordo refrigerada por 6-8h
  • 3 c. sopa mel de arroz (ou outro que prefira)
  • 1 c. chá sumo limão

Preparação

1

Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte uma forma de bolo de 15 cm com azeite. Reserve. 

2

Entretanto num liquidificador potente junte todos os ingredientes húmidos e triture bem até ter uma mistura homogénea. Reserve. Noutra taça à parte junte os ingredientes secos e misture bem. Envolva a mistura dos húmidos nos secos com uma espátula, até incorporar toda a farinha, evitando mexer demasiado.

3

Transfira a massa para a forma e espalhe uniformemente. Leve ao forno por 40-45 min. ou até fazer o teste do palito e este sair limpo.

4

Deixe esfriar totalmente e prepare o chantilly de coco entretanto. Bata apenas a parte cremosa do leite de coco (reserve o líquido para outra receita)* com os restantes ingredientes, usando uma vara de arames ou batedeira, até à consistência de chantilly. Desenforme o bolo, cubra com o chantilly de coco e sirva.

*Aproveite o líquido do leite de coco para juntar ao caril, sumos ou smoothies.

Nota: utilize de preferência ingredientes de origem biológica.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes