Estufado branco de lentilhas e bulgur

Estufado branco de lentilhas e bulgur - Blog da Spice
English English Portuguese Portuguese

Querem introduzir pratos vegetarianos nas refeições da semana e não sabem como? Experimentem começar por esta e vão ver que não se arrependem!

Na semana passada recebi uns amigos para almoçar aqui em casa. Nenhum deles é vegetariano, muito pelo contrário, um deles come frango e ovos religiosamente todos os dias (sim Adí estou a falar de ti)! E embora adore satisfazer os pedidos dos amigos e família, por vezes também é necessário mostrar-lhes novos sabores, receitas e um admirável mundo novo de possibilidades culinárias.

Como a carne entra cada vez menos aqui em casa (e a única que tinha era para a cadela), as opções resumiam-se a peixe ou vegetariano. A aposta mais cautelosa era sem dúvida o peixe, mas sabia que tinha um prato que não ia deixar-me mal. Este estufado de couve-flor, lentilhas e bulgur é a opção perfeita para os paladares menos acostumados às refeições vegetarianas e naturais. E sim, não tenham dúvidas que os paladares se ajustam e treinam, daí termos a vida facilitada quando conhecemos as pessoas para quem cozinhamos, já que conseguimos ajustar os sabores e aromas.

E a melhor parte sabem qual é? É recebermos um elogio logo na primeira garfada! Até dos mais céticos. Não há melhor satisfação do que quebrar preconceitos e desfazer más experiências em relação à cozinha vegetariana. Mostrar que conseguimos incutir sabores tão intensos e deliciosos como em qualquer outro género culinário.

Para fechar o almoço em beleza fiz o meu Bolo de Banana, do qual só sobraram 2 finas fatias após horas de conversa! E no final conseguimos um serão bem passado, com corpos felizes, bem alimentados e mentes mais abertas.

Que tal experimentarem aí por casa? A receita é bem fácil, demora 15 minutos a fazer e prometo que vão conseguir fãs 😉 Deixo algumas dicas para substituições no final. Boa semana!

Estufado branco de lentilhas e bulgur

Estufado branco de lentilhas e bulgur - Blog da Spice
  • Quantidade4-6 pessoas

Ingredientes

Ingredientes

  • 1 fio generoso de azeite virgem
  • 1 + 1/2 c. sopa de tahini (pasta de sésamo)
  • 2 c.sopa de cebola picada
  • 3 chávenas de chá de couve flor (em bocados médios)
  • 1/2 chávena de chá (=cup) de lentilhas vermelhas
  • 1/2 chávena de chá (=cup) de bulgur
  • 4 chávenas de chá de chá (=cup) de gengibre ou erva príncipe
  • 1 folha de louro (seca)
  • 2 sementes de cardamomo
  • 1 pacote (200 ml) de natas de arroz (ou outras que prefira)
  • 2 c. chá de paprika fumada
  • flor de sal e pimenta preta em moinho a gosto

Preparação

1
Com a ajuda de uma faca, retire o veio central da folha de louro (é indigesto e deve ser evitado).
2

Num wok ou tacho anti-aderente, em lume médio-alto, aloure a cebola no azeite e junte de seguida o tahini, mexendo até ficar líquido.

3

Adicione a couve-flor e salteie 1 a 2 minutos, mexendo sempre. Junte as lentilhas, o bulgur, o louro, o cardamomo e de seguida o chá. Mexa, deixe levanter fervura, adicione sal a gosto e baixe o lume. Mantenha em lume brando cerca de 10 minutos, ou até mais de metade da água ter sido absorvida.

4

De seguida adicione as natas, a paprika e a pimenta a gosto. Prove e ajuste os temperos se necessário. Deixe em lume brando mais 3-5 minutos, até ficar cremoso. Retire do lume e sirva de imediato (retire as sementes de cardamomo e as folhas de louro).

Notas: utilize de preferência ingredientes biológicos. Pode utilizar um saco de chá para colocar as especiarias (louro e cardamomo), desta forma depois consegue retirá-las facilmente.

Substituições: pode utilizar outro chá que prefira em vez destes, mas aconselho a que seja aromático e fresco (ex: menta, hortelã, etc.); pode utilizar natas de soja, aveia, leite de coco ou outras que prefira; caso não encontre paprika fumada utilize paprika normal/ pimentão doce, não terá o sabor a “fumeiro” mas vai continuar saboroso.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes