Fatias de aveia e chocolate

Fatias de aveia e chocolate - Blog da Spice
English English Portuguese Portuguese

Sabem aquela sobremesa cremosa, pegajosa e deliciosa? É esta! Leva apenas 10 ingredientes e não precisa de forno. De que estão à espera? 🙂

Hoje quero falar-vos de chocolate. Eu adoro chocolate! Mas quando digo chocolate, falo do verdadeiro chocolate, proveniente das sementes de cacau apanhadas, fermentadas, secas, torradas, moídas para depois dar este glorioso pó castanho, que é tudo menos doce. Porém já lá vai o tempo em que comia chocolate diariamente.

Hoje em dia vulgarizou-se a expressão “eu amo chocolate!” em relação a produtos que são tudo menos chocolate. São misturas de açúcar, extremamente doces, que contém corantes, aromatizantes, espessantes e mil outros componentes que nada têm a ver com o verdadeiro chocolate. Tal como o pão, as massas e tantas outras coisas básicas, o verdadeiro chocolate tem 3 ou 4 ingredientes: manteiga de cacau, cacau em pó, adoçante (açúcar ou outro) e por vezes nozes, amêndoas ou outro adicional que queiramos incluir.

Se querem saber como se prepara o verdadeiro chocolate eu sugiro-vos viajarem até São Tomé e Príncipe e visitarem a fábrica de chocolate do Claudio Corallo. Ver as suas roças e as maravilhosas plantas de cacau, únicas e descendentes das originais levadas para a ilha em 1819. Provem o fruto fresco, que é delicioso, mas ainda nos dias de hoje não se comercializa desta forma por ser demasiado valioso como matéria prima para o chocolate. Vejam como se planta, colhe, separa, trata, fermenta, torra e por fim experimentem o verdadeiro chocolate 100% cacau e comparem-no com outros existentes no mercado que são 70-90% cacau. Não tem 1/3 do sabor amargo dos outros…

Claro que de momento devem estar a pensar “o quê? fazer uma viagem dessas só por causa de chocolate?!”. Pode parecer um verdadeiro desperdício de dinheiro… ou não… depende se amam verdadeiramente chocolate. 😉 Até lá podem espreitar o site dele e até ver onde se comercializam os produtos aqui em Portugal. Há ainda outras marcas de chocolate que também uso e considero boas, o truque é ler sempre os rótulos para não comprarmos gato por lebre. Quanto à viagem, essa acreditem que vale a pena.

Espero que gostem da receita e não se esqueçam de partilhar comigo os resultados! Vejam nas notas possíveis substituições de ingredientes.

Fatias de aveia e chocolate

Ingredientes

Ingredientes

  • Camadas de aveia
  • 2 chávenas de chá (=cup) de aveia em flocos
  • 3 c. sopa de farinha de coco
  • 1/4 chávena de chá (=cup) de xarope de ácer
  • 1/4 chávena de chá (=cup) de mel de arroz
  • 6 c.sopa de manteiga de avelã
  • 2 c. sopa de óleo de coco
  • 1/2 c. café de baunilha em pó
  • Recheio
  • 200ml creme de coco*
  • 150g chocolate preto (min.70% cacau)
  • 1 c. sopa xarope de ácer

Preparação

1
Numa tigela grande misture a aveia com a farinha de coco. Reserve.
2

Aqueça num tacho em lume brando os ingredientes húmidos até estarem bem líquidos e junte de seguida a baunilha. Mexa bem e verta sobre os ingredientes secos. Envolva tudo com uma espátula até ter uma massa pegajosa e homogénea.

3

Coloque metade da mistura entre 2 folha de papel vegetal e passe com o rolo da massa até ficar com uma espessura de cerca de 1cm. Retire a folha de cima e transfira a folha de baixo com a massa para dentro de uma forma quadrada de 20cm, ajeitando os cantos com as mãos ou espátula. Tente uniformizar a espessura da base e de seguida leve-a ao frigorífico por 30 min. Entretanto repita o processo para a outra parte da mistura, mas mantenha-a entre as 2 folhas de papel vegetal e leve assim ao frigorífico por 30 min.

4

Nesse tempo aproveite ainda para fazer o recheio. Derreta o chocolate em banho maria e de seguida triture-o com os restantes ingredientes num robot de cozinha ou liquidificador. Prove e ajuste o adoçante se necessário. Verta o recheio sobre a primeira a base de aveia e espalhe bem, bata ligeiramente com a forma na bancada para facilitar que a mistura de espalhe por igual. Leve ao frigorífico por mais 30 min. ou até o recheio ficar espesso.

5

Por fim coloque a última camada de aveia por cima do recheio e ajuste os cantos e espessura com as mãos ou espátula. Leve mais 30 min. ao frigorífico. Retire da forma, corte em quadrados e sirva. Mantenha em recipiente hermético no frigorífico até 1 semana.

Notas: utilize de preferência ingredientes biológicos e naturais.

*Encontrei creme de coco no Continente (umas latas pequenas e verdes escuras), mas caso não encontre pode utilizar o creme que se forma nas latas de leite de coco gordo. Neste caso é possível que tenha que comprar 2 latas (ou mais) para fazer os 200ml. 

Substituição de ingredientes nesta receita:

Farinha de coco – pode utilizar 6 c.sopa de farinha de aveia

Xarope de ácer – pode utilizar mel, agáve, geleia de arroz, malte de cevada, xarope de tâmaras ou de coco ou outro

Mel de arroz (= geleia de arroz) – idem, mas neste caso sugiro em menor quantidade porque o mel de arroz é mais suave em termos de sabor.

Manteiga de avelã – pode usar de compra se preferir ou utilizar outra manteiga que prefira (amêndoa, caju, etc.), porém a avelã dá-lhe um sabor semelhante à nutella.

Óleo de coco – pode utilizar óleo qualquer outro que não tenha um sabor intenso

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes