Olhem só para isto!! Gelado de amendoim, sem açúcar, sem leite e sem glúten. É tão delicioso que desta receita não sobrou nem um bocadinho para contar história.
A minha máquina de gelados está ao rubro. Tenho feito imensas experiências, umas boas outras nem por isso. Mas de todas as que fiz até agora está é sem dúvida a minha favorita! É cremosa, sabe imenso a amendoim (ginguba como se diz aqui na banda) e nem imaginam como é fácil de fazer. Para além disso deixo abaixo uma dica para quem não tem máquina de gelados (apesar de achar que não é de todo um mau investimento, a minha custou cerca de 40€).
Se gostam de amendoim tanto como eu, vão adorar esta receita. E se forem intolerantes à lactose têm aqui uma receita de gelado para a vida.
Aqui por Luanda a ginguba vende-se em todos os cantos: no trânsito, nas bancadas de rua, nos supermercados, enfim. E há várias receitas: apenas torrado, torrado e envolto em açúcar (a chamada paracuca), com gindungo (picante), com baunilha, em farinha para cozinhados…enfim quase que aposto que há tantas receitas de ginguba em Angola como de bacalhau em Portugal.
A ginguba na verdade é ligeiramente diferente do amendoim no tamanho porque é mais miudinha, mas de textura e sabor são muito semelhantes.
Mas em suma: experimentem e deliciem-se. E já sabem não se esqueçam de partilhar comigo as vossas recriações no facebook e instagram! 😉
Gelado de amendoim
- Tempo de Preparação10 min
- Tempo de Cozedura20 min
- Tempo Total30 min
- Categoria
- Adequado para dieta
Ingredientes
Para o prato
- 3 a 4 colheres de sopa de manteiga de amendoim (vejam aqui a receita de manteiga de frutos secos)
- 200ml natas de soja ou arroz* ou outras que prefiram (vejam a nota no caso de não terem máquina de gelados)
- 3 colheres de sopa de xarope de ácer, agáve ou mel
- 1 colher de café de extrato de baunilha
- 1 pitada de sal a gosto (opcional)
- Toppings (opcional): amendoim torrado e picado
Preparação
Num liquidificador ou robot de cozinha coloque a manteiga de amendoim, natas, agáve, baunilha e sal e triture tudo até ter uma mistura tipo batido.
Despeje a mistura na máquina de gelados e siga as instruções do aparelho (na minha demorou cerca de 20 min.). Sirva de imediato em taças e coloque uns amendoins torrados por cima (opcional).
Reserve no congelador em forma própria e tapado durante 1 semana. Retire 15-20 min antes de servir.
Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.
*Caso não tenha máquina de gelados, congele previamente as natas num saco ou recipiente fácil de manusear. Coloque as natas congeladas e todos os ingredientes num triturador/robot de cozinha potente e triture tudo até conseguir uma consistência cremosa. Sirva de imediato.
Sugestão: e que tal uma bola deste gelado em cima destas panquecas maravilhosas?
5 Responses
Gelados são o meu ponto fraco.
Ginguba, limão, manga… tanto faz!!! Adorei mais do que 1x.
Já me estou a babar só de ver .
Dá para colocar simplesmente no congelador?
Olá, bom dar dá porém não vai ficar com a consistência tão cremosa. Se não tem máquina de gelados aconselho a colocar no congelador e bater o gelado de 40 em 40 min, umas 3 ou 4 vezes para ficar mais cremoso 🙂 espero ter ajudado!