Granola Express

Granola Express - Blog da Spice
English English Portuguese Portuguese

Sem alternativas para o pequeno-almoço? Fartos dos cereais de pacote carregados de açúcar? Sem tempo para preparar coisas elaboradas? Esta granola express é a solução!

Nunca fui capaz de comer logo a seguir a acordar. Desde miúda, preciso de umas horas até sentir fome e a comida me saber bem de manhã. Hoje sei que não há problema nenhum nisso, há quem lhe chame jejum e existe toda uma ideologia e regras associadas para tirar proveito das suas mais valias. No meu caso é simplesmente fazer aquilo que o meu corpo pede e com que me sinto bem.

Mas independentemente da hora a que comemos de manhã, sabe bem variar e termos opções saudáveis e rápidas para o dia a dia. Foi com esse intuito que fiz esta receita de granola express. Na sua base está uma quantidade potente de cereais integrais, que nutrem e focam o nosso corpo e mente logo pela manhã e ajudam ainda a regular o intestino, devido às fibras. O resto pode ser adicionado à vossa vontade: ora frutos secos, ora sementes, ora raspas de laranja, passas, ameixas, coco ralado, enfim… Sejam criativos e ajustem os sabores à vossa preferência.

Demora 10 minutos a fazer, é muito fácil e nem precisam de forno. Acreditem que testei-a com a minha amiga Rafaela (que só entra numa cozinha quando é mesmo imprescindível) e agora recebo fotos de granola feita por ela (podem ver abaixo). Como dizia o outro: e esta hein? 😉

Espero que gostem!

Granola Express

Granola Express - Blog da Spice

Ingredientes

Ingredientes

  • 1 chávena de chá (=cup) de flocos de aveia integral*
  • 1/4 chávena de chá (=cup) de flocos de cevada integral*
  • 2 c. sopa de quinoa tufada (ou normal)*
  • 4 c. sopa de frutos secos picados (escolha os seus favoritos)
  • 2 c. sopa mel de arroz (ou outro adoçante à escolha)
  • 1 c. chá óleo de coco
  • pitada de sal e canela (opcional)

Preparação

1
Numa taça junte todos os ingredientes secos e misture bem. Reserve.
2

Aqueça uma frigideira anti-aderente em lume médio e adicione o adoçante e óleo de coco. Misture-os e assim que começarem a borbulhar introduza a mistura da tigela. Envolva tudo muito bem no líquido com uma colher de pau e deixe tostar por 5-7 minutos ou até ficar dourado (atenção para não queimar), mexendo de vez em quando.

3

Retire e transfira para um prato grande, espalhando bem. Deixe arrefecer por completo para ficar crocante e já está!

4

Sirva ou guarde num recipiente hermético em local fresco e seco durante 1 a 2 semanas.

Notas: utilize de preferência ingredientes biológicos.

*Deixo algumas substituições de ingredientes possíveis: arroz ou millet tufados em vez de quinoa; inverter as proporções de aveia e cevada; trigo sarraceno em grão em vez de cevada; flocos de centeio, de milho ou de trigo integrais em vez de cevada ou aveia.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes