Iogurte grego com maçã caramelizada

Iogurte grego com maçã caramelizada - Blog da Spice
English English Portuguese Portuguese

Sem ideias para o lanche, pequeno almoço ou sobremesa? Então aqui fica uma sugestão bem deliciosa e sem açúcar refinado: iogurte grego com maçã caramelizada. Cooking time: 10 min. O que pode ser mais fácil?

Já vos disse que comprei um espiralizador e portanto volta e meia gosto de lhe dar uso. Normalmente utilizo-o para vegetais, como por exemplo nos meus zoodles com bolonhesa de atum, mas deste vez decidi utilizá-lo em fruta.

(PS: não se assustem, podem fazer a receita mesmo não tendo esta máquina, vejam alternativas na preparação).

Vinha eu a caminho de Luanda, depois de um dia bem passado na praia de Sangano (abaixo), e subitamente apeteceu-me comer maçãs.

Mas após um dia de praia só uma maçã não era suficiente para matar a fome que se instalou ao longo dos cerca de 100km de caminho.

Podia juntá-la com iogurte, como por vezes faço, mas 100km dão mais do que tempo para a minha mente deambular e arranjar uma alternativa bem mais original.

Por isso, assim que cheguei a casa pus-me “em campo”. E posso dizer-vos que este lanche soube-me pela vida. O doce do mel, com a maçã pegajosa em caramelo e o iogurte cremoso são uma combinação perfeita.

Experimentamos este iogurte grego com maçã caramelizada? Deixo no final uma sugestão para versão vegan ou sem lactose.

Iogurte grego com maçã caramelizada

Iogurte grego com maçã caramelizada - Blog da Spice
  • Tempo de Preparação10 min
  • Quantidade2 pessoas

Ingredientes

Para o prato

  • 2 iogurtes gregos naturais e light (opção vegan/sem lactose: substitua o iogurte grego por iogurte de soja)
  • 1 maçã (utilizei maçã verde mas penso que funciona com qualquer uma)
  • 2 colheres de mel (opção vegan: substitua o mel por agáve)
  • canela q.b

Preparação

1
Retire o caroço à maçã e coloque-a no espiralizador até a transformar em esparguete. Em alternativa desfie-a com um descascador de legumes ou rale-a. Coloque-a numa frigideira ou tacho e junte o mel e a canela a gosto. Em lume médio/alto deixe que a maçã perca a sua água e caramelize. Vai precisar de mexer de vez em quando para que a mistura não cole.
2

Assim que a maçã ganhar uma consistência pegajosa, retire do lume. Disponha a maçã por cima do iogurte grego e decore com umas sementes de sésamo (opcional). Se pretender, junte mais um pouco de mel. Sirva.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes