Molho cremoso de beterraba

Molho Cremoso de Beterraba - Receita Vegan - Blog da Spice
English English Portuguese Portuguese

Se gostam de beterraba vão adorar este molho. Ótimo para acompanhar tostas, sandes, vegetais ou até pratos de carne ou peixe. Muito fácil de fazer e com opção vegan ou sem lactose.

Há alimentos que me chamam a atenção pela cor mais do que pelo sabor. A beterraba é um caso desses para mim. Não sou a maior fã do sabor, mas tenho que dar a mão à palmatória no que toca ao efeito visual que cria nos pratos, porque é deslumbrante.

Num destes dias resolvi fazer experiências com beterraba e saiu este molho de beterraba cremoso e rosa shock, que quase parece uma daquelas coberturas de cupcakes, carregada de corantes. Mas não é.

É cem por cento natural e cem por cento mérito da mãe natureza (vá e um bocadinho meu por ter juntado os ingredientes).

A receita que vos deixo aqui supõe beterraba assada e isto leva um bocadinho de tempo. Em alternativa podem cozê-la, porém terão que a escoar e secar muito bem senão o molho ficará aguado.

Se o tempo não for um factor determinante, sugiro mesmo que a assem porque acentua o sabor de uma forma luxuriosa.

Fiz este molho para acompanhar as minhas tostas de pão árabe, porém usei vegetais salteados em vez do tomate e abacate. Ficaram deliciosas! Se experimentarem este molho de beterraba contem-me se gostaram 😉

Molho cremoso de beterraba

Molho Cremoso de Beterraba - Receita Vegan - Blog da Spice

Ingredientes

  • 1 beterraba
  • 1 iogurte grego natural (ou iogurte de soja ou coco para versão vegan ou sem lactose)
  • 1 fio de azeite virgem extra (mais se necessário)
  • 1 colher sobremesa de vinagre balsâmico
  • 1/2 colher café piri piri
  • 4 a 5 folhas de hortelã fresca
  • 1/4 colher café cominhos
  • 1/4 colher café gengibre em pó
  • 1 dente de alho
  • Flor de sal e pimenta preta em moinho a gosto

Preparação

1
Pré- aqueça o forno a 200º.
2

Corte a base e topo da beterraba para eliminar a rama e raiz, caso existam. De seguida corte-a em quartos e disponha-a num tabuleiro de forno, sob uma folha de papel vegetal. Adicione por cima um fio de azeite, sal e pimenta preta em moinho a gosto. Leve ao forno cerca de 50 minutos a 180º ou até a beterraba estar macia. Sugiro que vá espreitando de 20 em 20 minutos e espetando um garfo para verificar a consistência. Retire e deixe esfriar.

3

Retire a casca da beterraba e coloque-a num robot de cozinha ou liquidificador. Adicione os restantes ingredientes e triture tudo até conseguir um molho cremoso e aveludado, sem grumos. Prove e ajuste o sal, pimenta e azeite, se necessário, e volte a triturar. Transfira para uma taça, decore com folhas de hortelã e sirva.

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes