Estas panquecas de coco é talvez das melhores receitas de panquecas que já fiz até hoje. Fofas, saborosas, húmidas e com um toque crocante. Tudo isto sem glúten ou lactose, acreditam?
Vamos começar pelo coco. Ou se odeia ou se adora, certo? Se assim é então podemos começar já a delinear o público-alvo desta receita: amantes de coco. Mas talvez “amantes” seja uma expressão demasiado forte… Vamos dizer antes “amigos de coco”. Porque na verdade não precisa de ser a vossa fruta favorita (aliás não é a minha), mas para gostarem destas panquecas têm que apreciar (minimamente) coco.
Na minha última visita a São Tomé (vejam aqui algumas fotos) provei várias coisas deliciosas, mas esta ficou-me na memória: lascas de coco seco tostadas.
Faziam parte do buffet de pequeno-almoço e de longe pareceram-me tiras de bacon, muito fininhas. Porém estavam entre os toppings para iogurtes e esta localização pareceu-me absurda, portanto resolvi provar. E ainda bem que provei.
Tiras estaladiças de coco com um ligeiro chamuscado nas pontas, divinais!
Guardei esta memória com carinho para utilizar nas minhas receitas e aqui pareceu-me bastante bem enquadrada. Acaba por dar às panquecas um elemento adicional: o crocante.
Não sei quanto a vocês mas eu adoro texturas crocantes, daquelas que fazem barulho ao mastigar e ouvem-se do outro lado da sala.
Para a decadência total, reguem estas panquecas de coco com um fio doce, cobre e translúcido de xarope de ácer e atinjam o nirvana!
Se se identificam com isto só vos posso sugerir que façam esta receita de panquecas de coco e experimentem. Fico à espera de saber o que acharam!
Panquecas de coco
- Categoria
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
- 2 colheres de sopa farinha coco
- 1/2 chávena de chá (=1/2 cup) farinha de trigo sarraceno
- 1 ovo
- 1 chávena de chá de leite de amêndoa* (ou outro que prefira)
- 1/4 colher de café de baunilha em pó
- 1/4 colher de café de bicarbonato de sódio
- 1 colher de sopa de açúcar de coco
- 1 colher de café de óleo de macadamias ou óleo de coco (para untar)
- 1/2 chávena de chá de coco seco em lascas
- Xarope de ácer (ou outro que prefira) a gosto
Preparação
Junte numa tigela grande as farinhas, leite, ovo, baunilha, bicarbonato de sódio e açúcar de coco e bata com um fouet ou batedeira. Reserve.
Em lume médio, deite numa frigideira antiaderente o óleo e espalhe-o com a ajuda de papel de cozinha, para untar bem. Quando a frigideira estiver bem quente deite meia concha de sopa no centro e deixe a mistura espalhar-se uniformemente, criando uma rodela. Se tiver uma frigideira grande, poderá fazer 2 ou 3 panquecas ao mesmo tempo desde que reserve algum espaço entre elas.
Espere 1 a 2 minutos ou até a parte de baixo estar dourada e vire a panqueca com a ajuda de uma espátula. Aguarde que coza do outro lado e retire para um prato. Repita para a restante mistura. Reserve.
Na mesma frigideira, coloque as lascas de coco e aloure-as até ficarem com um tom acastanhado. Tente virá-las para que tostem uniformemente. Retire para uma taça.
Disponha o coco tostado por cima das panquecas e regue com xarope de ácer ou outro que prefira. Sirva.
Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.
*Dependendo da qualidade do leite vegetal que utiliza pode ter que adicionar um pouco mais para adquirir a consistência certa. Comece com a medida acima e de seguida vá adicionando 1 ou mais c. sopa se necessário.
Dica: junte morangos em fatias às suas panquecas, ficam deliciosas!
0 Responses
Deve ser uma delicia ,será que as tiras de côco são feitas no forno ?Adorava provar.
Olá Manuela, as tiras de coco são alouradas na frigideira. A receita está acima ????