Panquecas de espelta com doce de framboesa

Panquecas de espelta com doce de framboesa - Blog da Spice
English English Portuguese Portuguese

Querem fazer algo diferente para o dia dos namorados? Que tal começarem com um pequeno almoço na cama e com estas panquecas de espelta saudáveis e deliciosas?

Estamos a um mês do dia dos namorados e recebo um novo convite da Lux Angola, para criar duas receitas para essa data especial. Dei comigo a pensar logo de início: “convite fantástico mas tricky…”.

Isto porque nesta ocasião é muito fácil cairmos no exagero e pecarmos por excesso. Não me refiro à quantidade de comida e bebida que ingerimos (porque afinal um dia não são dias), mas sim ao exagero de rosas vermelhas, corações de purpurinas, ursos de peluche e balões a dizer I Love You, que abundam nas decorações de lojas, restaurantes, hotéis e afins.

Não tenho qualquer problema em criar uma decoração ou prato mais românticos. Aliás o romantismo é bom, quer-se, é para manter, mas em doses moderadas (como tudo o resto) e, acima de tudo, de forma original e genuína.

Recorrer aos clichés comuns e exagerar ao ponto de parecer que nos estamos a esforçar demasiado é que não.

E foi com isto em mente que resolvi criar as duas receitas, optando por uma refeição do dia a que, tipicamente, não se dá muita atenção nesta data: o pequeno almoço.

Porque se pensarem bem, haverá refeição mais romântica que um pequeno-almoço a dois? Seja um pequeno-almoço na cama, na varanda ou num cenário idílico, quanto a mim é das refeições mais intimistas que podemos partilhar com alguém.

Portanto este ano, esqueçam as prendas caras, os bombons e os restaurantes apinhados e criem vocês o vosso momento a dois. Eu dou esta ajudinha com estas panquecas de espelta com doce de framboesa!

Panquecas de espelta com doce de framboesa

Panquecas de espelta com doce de framboesa - Blog da Spice

Ingredientes

  • 1 + ½ chávenas de chá de farinha de espelta
  • 2 ovos
  • 1 chávena de leite de amêndoas
  • 1 colher de café de fermento
  • 2 colheres de sopa de stevia granulada
  • 1 colher de café de sal fino dos himalaias
  • ½ colher de café de extracto de baunilha
  • ¼ colher de café de canela em pó (opcional)
  • 1 colher de café de óleo de macadâmias (ou outro que prefira)
  • doce de framboesa (o meu leva apenas 2 ingredientes, veja aqui a receita)

Preparação

1

Numa taça grande coloque os ingredientes secos e misture-os com um fouet (batedor de claras). Junte os ovos e leite e bata tudo muito bem, até conseguir uma mistura homogénea.

2

Em lume brando, deite numa frigideira antiaderente o óleo de macadâmia e espalhe-o com a ajuda de papel de cozinha, para untar bem. Use um pouco do óleo para untar uma forma em formato coração. Quando a frigideira estiver quente deite um pouco da mistura no centro  da forma, preenchendo-a até meio (não deve preenchê-la totalmente até ao rebordo porque as panquecas vão crescer).

3

Espere até toda a massa estar cozida (3-4 min.), retire a forma e vire a panqueca com a ajuda de uma espátula. Aguarde que coza do outro lado (1-2 min.) e reserve num prato. Repita para a restante mistura.

4

Por último faça pequenos corações de doce no centro das panquecas, com a ajuda de um saco de pasteleiro ou colher. Sirva.

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.

 
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

0 Responses

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes