Sim sim, mais uma receita de panquecas. Mas estas são vegan e com um aroma maravilhoso a canela. Perfeitas para o inverno e o frio que se instalou!
O Natal está à porta e com ele a loucura das prendas, a decoração da árvore de Natal, a definição da ceia e a reorganização das salas, para colocar 20 pessoas onde normalmente jantam 4. Mas tudo isto faz parte de um ritual que para mim me é muito querido e que tanta falta me fez nos últimos anos longe da família.
Tinha esperança de conseguir fazer este Natal na minha nova casa e reunir a família toda, mas infelizmente continua em obras e portanto esse desejo não se vai concretizar (pelo menos não este ano). Não sei se alguma vez tiveram o “privilégio” de fazer obras em vossa casa, mas acreditem quando vos digo que é uma autentica odisseia. Eu diria mesmo que é um curso intensivo de gestão porque entre gerir o empreiteiro, os fornecedores de materiais, as equipas do ikea e afins, os homens das obras e o meu marido, acho que posso gerir qualquer multinacional!
Ahh e o melhor são os imprevistos. Os 500 imprevistos que acontecem: o cano que se rompeu, o quadro elétrico que estava danificado, a infiltração que afinal era bem pior do que se imaginava, enfim. Por muitos programas de decoração e remodelações que vejamos, quando chegamos à nossa obra as coisas são bem diferentes.
Mas no meio de tudo isto há coisas boas, conhecem-se pessoas sérias, trabalhadoras e bem intencionadas e acabamos com um local que fica mesmo ao nosso gosto, quase como imaginámos (digo quase porque nada é perfeito..).
E foi no meio deste turbilhão que surgiu a necessidade de um pequeno-almoço reconfortante, fácil, saboroso, que me aconchegasse neste inverno e me mantivesse a esperança de que no final tudo vai acabar bem. Nada melhor do que as minha tão adoradas panquecas! Mas desta vez em formato vegan e com aquele aroma a canela que tanto gosto.
Espero que elas vos tragam o mesmo conforto que me trouxeram a mim e se estão a passar pelo mesmo que eu, força que não dura para sempre!
Panquecas vegan de espelta e canela
Ingredientes
Ingredientes
- 1 chávena de chá (=cup) de farinha de espelta integral
- 1 c. de sopa de farinha de araruta
- 3/4 chávena de chá (=cup) de leite de avelãs (ou outro que prefira)
- 1 c. de sopa de farinha de linhaça
- 3 c. de sopa de água
- 1 c. de café de canela
- 1/2 c. de café de fermento em pó
- 1 pitada de flor de sal
- Topping: xarope de ácer (opcional)
Preparação
Numa taça pequena junte a farinha de linhaça, canela e água. Mexa tudo e deixe ativar durante 5 minutos.
Entretanto, noutra taça maior, junte as farinhas, fermento e sal envolva tudo bem. Adicione o leite de avelã e a mistura de linhaça e mexa até incorporar tudo.
Utilize uma frigideira anti-aderente sobre lume médio e disponha o equivalente a 3 a 4 colheres de sopa para cada panqueca. Deixe cozer 1 a 2 minutos e vire com a ajuda de uma espátula. Repita para o outro lado e para a restante mistura.
Sirva ainda quentes com xarope de ácer ou outro topping à escolha.
Nota: utilize ingredientes de origem biológica. Caso não tenha uma frigideira anti-aderente unte a sua frigideira com um pouco de óleo antes de fazer as panquecas, para evitar que peguem.