Pão fácil sem amassar

Pão fácil sem amassar
English English Portuguese Portuguese

Talvez uma das receitas mais pedidas de sempre. Ae quer fazer pão em casa de forma fácil e deliciosa, comece por este e prometo que não vai arrepender-se!

Já há muito tempo que me pedem uma receita de pão. Nos workshops perguntam-me sempre se tenho alguma e volta e meia recebo mensagens a pedir. Mas a verdade é que nunca me aventurei no pão porque tenho consciência que bom pão (aquele de verdade) dá trabalho a fazer. 

Nos eventos que vou fazendo tenho contado sempre com o Pão Bio da querida Fernanda e é ótimo. Bastante variedade (com e sem glúten) e pão feito artesanalmente, com massa mãe e fermentação natural. Talvez por conhecer pessoas tão talentosas nesta área e por também não ter hábito de comer pão todos os dias, nunca tenha sentido a necessidade de me aventurar nesta área.

Mas aqui há umas semanas resolvi experimentar o Pão da Titá da Joana Costa Roque e foi tão fácil e bom que decidi então criar a minha receita de pão.

Esta receita não é de fermentação lenta, mas também não é preciso amassar. É só misturar, deixar levedar e levar ao forno. Mais simples que isto não há! E se estão a perguntar-se se é fofo? É! E se tem côdea crocante? também! Por isso, experimentem e contem-me como correu 😉

Espero que gostem e não se esqueçam de partilhar comigo no Instagram ou Facebook  e identifiquem @blogdaspice para que eu fique a par das vossas recriações.

Pão fácil sem amassar

  • Tempo de Preparação2 hr
  • Tempo de Cozedura45 min
  • Tempo Total2 hr 45 min
  • Quantidade6-8 pessoas

Ingredientes

  • 2 cups farinha de espelta branca
  • 1 cup farinha espelta integral
  • 2 c.chá sal marinho (fino)
  • 2 c.chá fermento de padeiro (levedura seca)
  • 330 ml água com gás

Preparação

1

Numa taça junte as farinhas, sal e fermento e mexa bem. Adicione de seguida a água com gás, envolva tudo (não demasiado para não quebrar o efeito do gás), tape e deixe levedar em local seco e morno durante 1h30-2h.

2

Aqueça o forno a 200ºC e coloque lá dentro uma caçarola ou panela própria para ir ao forno com tampa. Eu usei uma panela de ferro fundido (foto abaixo) mas pode até usar um pirex desde que tenha tampa.

3

Quando o forno e o recipiente estiverem bem quentes, retire a massa da taça e passe para uma superficie enfarinhada. Polvilhe-a com farinha para que lhe possa mexer sem ficar colada aos dedos. Adicione mais farinha se necessário até conseguir formar uma bola (mais ou menos).

4

Retire com cuidado o recipiente quente do forno, coloque uma folha de papel vegetal dentro e de seguida a massa lá dentro (como na foto abaixo). Tape e leve ao forno por 30-35 min.

5

Depois deste tempo destape e deixe cozer mais 15 minutos para ficar com uma côdea estaladiça. 

6

Retire do forno e deixe esfriar destapado durante cerca de 30 min. Sirva ou guarde em saco de pano em local fresco e seco.

*Notas: use de preferência ingredientes biológicos. 

Pão caseiro sem amassar
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes