Queijo creme de caju

Queijo creme de caju - Blog da Spice
English English Portuguese Portuguese

Se querem uma alternativa vegetal para barrar no pão, que seja deliciosa e fácil de fazer, não procurem mais!

Esta tem sido uma das coqueluches nos brunches que faço na Às 9 – Living better academy. São raras as vezes em que sobra um bocadinho para contar história e nunca acabo o brunch sem alguém me perguntar “Sofia e a receita do queijo?“. Pois finalmente aqui está ela.

Para além de delicioso este queijo creme prepara-se em 10 min., é vegan e não tem glúten ou qualquer açúcar adicionado. O sabor a “queijo” vem da levedura nutricional.  Como o próprio nome indica esta levedura é semelhante a muitas outras (como a de cerveja ou de padeiro), criadas através de uma estirpe de fermento. Porém esta é bastante diferente na sua composição e é uma fonte de minerais e vitaminas, o seu sabor é também muito característico. Podem encontrá-la nas lojas biológicas e até na zona saudável de alguns hipermercados (vejam aqui algumas sugestões).

Este queijo é altamente versátil e pode ser congelado para utilizações futuras (basta depois descongelar umas horas antes). Funciona lindamente como  entrada, servido com uns palitos de cenoura e curgete, como snack, se o quiserem barrar em pão, ou então como molho para pratos principais, em saladas ou massas (vejam a minha receita de massa com espinafres e natas de caju que é só uma delicia!!).

Espero que gostem e já sabem, partilhem comigo os resultados no facebook e instagram!

Foto: Paulo Diniz

Queijo creme de caju

Queijo creme de caju - Blog da Spice

Ingredientes

Ingredientes

  • 1 chávena de chá (cup) de cajus crus demolhados e escorridos (ver notas abaixo)
  • 1/3 a 1/2 chávena de chá (cup) de água (mais se necessário)
  • 1 dente de alho
  • 1 fio generoso de azeite a gosto
  • flor de sal e pimenta a gosto
  • 1 c. sopa de levedura nutricional
  • Opcional: palitos de cenoura e curgete para servir com o queijo

Preparação

1
Num liquidificador potente coloque os cajus e adicione a 1/3 cup água, azeite, sal, pimenta, alho e a levedura. Triture tudo muito bem, fazendo algumas paragens para raspar as laterais. Se notar a mistura demasiado seca e o liquidificador tiver dificuldade em triturar adicione pouco a pouco mais água e mexa (só o suficiente até ele triturar*). Prove, ajuste o sal e pimenta e continue a triturar até conseguir uma pasta bem cremosa e uniforme, sem grumos.
2

Transfira para uma taça e leve ao frigorífico por 30 minutos até ganhar consistência. Sirva com crudités, pão, saladas ou massas ou congele para depois. No frigorífico dura cerca de 3-4 dias em recipiente hermético.

3

*Se por acaso adicionar água a mais e a mistura ficar aguada, junte mais uns 2ou 3 cajus crus à mistura e volte a triturar até acertar a consistência.

Nota: use de preferência ingredientes biológicos. Deve demolhar os cajus pelo menos 12h e descartar a água da demolha. Este processo permite que o ácido fítico seja libertado, o que facilita a digestão dos frutos secos e a absorção dos seus nutrientes pelo corpo. Porém, se não tiver tempo para isso, coloque-os em água a ferver durante 10-15 min. (mas tenha em atenção que o processo de libertação do ácido fítico não se fará).

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes