A minha Spanakopita de espinafres e tofu é fácil de fazer, deliciosa e perfeita para levar as crianças para a cozinha!
A Spanakopita é um pastel envolto em massa filo, típico da Grécia. Os recheios podem variar e penso que o mais tradicional leva carne moída mas hoje trago-lhe a minha versão, com espinafres e tofu. É um jantar ou almoço fácil de fazer, delicioso e que faz um vistaço! Além disso pode ir variando os recheios, consoante o que tiver aí por casa, eu como tinha imensos espinafres decidi aproveitá-los assim mas também já a recheei com o meu Ragu de Beringela e Maçã e ficou ótimo! Se tiver sobras de carne ou peixe com algum molho que não seja demasiado líquido também podem funcionar bem como recheio.
Para além disso, se tiverem crianças aí por casa, esta é uma ótima receita para as levar para a cozinha. O Henrique adora ajudar a rechear a “cobra” como ele lhe chama e até fizemos um vídeo com o passo a passo, que pode ver aqui.
Espero que goste e se a fizer não se esqueça de identificar @blogdaspice e partilhar comigo no Instagram ou Facebook.
Spanakopita de espinafres e tofu
- Tempo de Preparação20 min
- Tempo de Cozedura20 min
- Tempo Total40 min
- Quantidade4-6 pessoas
- Categoria
- Adequado para dieta
Ingredientes
Para o recheio
- 1 fio generoso de azeite virgem
- 1 cebola média (picada)
- 2 dente de alho (picados)
- 500g espinafres frescos
- 200g tofu ao natural
- 1 c. sopa sumo limão
- Sal marinho a gosto
- Pimenta preta a gosto
- 2 c. sopa levedura nutricional (ou queijo parmesão ralado q.b)
Para a spanakopita
- 1 embalagem 250g massa filo
- azeite virgem q.b.
Preparação
Desfaça o tofu em pedaços com as mãos e reserve. Numa frigideira sob lume médio-alto aqueça o azeite e salteie a cebola até translúcida. Junte o alho, o tofu e os espinafres e tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe saltear, mexendo sempre, até os espinafres reduzirem o volume e ficarem tenros e o tofu ficar dourado. Se houver água em excesso (dos espinafres) escorra e reserve numa taça.
Pré-aqueça o forno a 180ºC e prepare um tabuleiro de forno (se usar airfryer não precisa de pré-aquecer). Transfira agora para um processador ou triturador e junte a levedura (ou queijo) e sumo de limão. Triture em modo pulse até ter uma pasta uniforme mas mantendo algumas texturas (não pretendemos uma papa). Se necessário adicione 1-2 c. sopa da água dos espinafres para facilitar a trituração. Prove ajuste os temperos e reserve.
Estenda agora 3 folhas de massa filo numa sobre papel vegetal, virando uma lateral de maior dimensão para si. Espalhe o recheio nessa lateral e enrole, como se fosse um charuto. Reserve. Repita para o resto da massa e recheio até ter pelo menos 3 charutos grandes recheados. Comece agora a construir a “cobra”, enrolando cada um dos charutos no seguimento do anterior.
Transfira o papel vegetal com a spanakopita para o cesto da airfryer ou tabuleiro de forno e pincele com azeite. Asse durante 15-20 min ou até a massa estar dourada. Retire e sirva de imediato.
Notas: use de preferência ingredientes biológicos. Se pretender congelar a spanakopita poderá fazê-lo logo após rechear (antes de ir ao forno). Depois basta colocar diretamente no forno pré-aquecido a 180ºC (ainda congelada) durante 35-45 min. ou até dourada.