Tarte de camomila e limão

Tarte de camomila e limão - Blog da Spice
English English Portuguese Portuguese

Para os amantes de limão e não só. Uma tarte fácil de fazer, refrescante e perfeita para estes dias de verão! Vegan e sem açúcar refinado, como sempre.

Limões, limões e limões no meu pomar. O meu limoeiro é generoso e dá-me limões com fartura portanto nada como aproveitá-los para fazer uma e refrescante tarte de limão. Para além disso tenho aqui por casa um amante de limão (o Pedro), se houver alguma opção no menu com limão é certo e sabido que ele vai experimentar.

Este mês de Agosto tem sido totalmente atípico para mim. Só consegui tirar a semana passada de férias porque até aqui tem sido trabalhar sem paragens. Entre novos projetos, melhorias ao blog e redes sociais e fotografar comida, não tenho conseguido parar. Ainda não tinha conseguido fazer um único dia de praia, acreditam? E que bem que me souberam estes dias em Altura, num Algarve mais ou menos sossegado (porque no Algarve em Agosto é impossível haver 100% sossego).

Este ano fui até Ayamonte, Cacela Velha e Vila Real de Santo António. O primeiro foi com o único intuito de ir à Mercadona, mas até gostei da pitoresca Ayamonte e fiquei apaixonada por estes bancos de azulejo. Cacela Velha deslumbrou-me com um por do sol dos mais bonitos que vi em terras lusas, mas infelizmente não consegui experimentar os petiscos afamados da Casa da Igreja (estava uma fila interminável de pessoas à espera). Já em Vila Real de Santo António consegui isso e muito mais. Comi um maravilhoso arroz de lingueirão e adorei ver a transformação desta pequena cidade, em especial o centro histórico. Tudo eximiamente limpo, arranjado, bonito, bem decorado, souberam aproveitar a traça antiga dos edifícios e lojas e o resultado é um ambiente típico algarvio com um toque de modernidade.

 

Depois de ter vivido fora durante os últimos anos dá-me ainda mais prazer viajar por Portugal e revisitar sítios que outrora já conheci. Também vos acontece isto? Quais as vossas últimas visitas?

Aqui fica sem mais demoras a receita da tarte de limão e camomila. Espero que gostem e já sabem, comentem, partilhem com a família e amigos e se a fizerem não se esqueçam de identificar @blogdaspice no Facebook ou Instagram.

Tarte de camomila e limão

Tarte de camomila e limão - Blog da Spice

Ingredientes

Base

  • 2 ovos de linhaça*
  • 100g farinha espelta
  • 100g farinha amêndoa
  • 45g acúcar de coco
  • 1 pitada de sal marinho
  • 2 c. sopa manteiga de caju (ou outra que prefiram)
  • 35 ml óleo de coco líquido (ou outro que prefiram) – mais para untar
  • 1 a 3 c. sopa água (mais se necessário)

Recheio

  • 2 c. sopa raspa de limão
  • 600ml leite aveia (ou outro que prefira)
  • 5 c. sopa amido de milho
  • 150ml sumo de limão
  • 60ml chá de camomila
  • 6 c. sopa xarope de ácer (ou outro que prefira)
  • 1/2 c. café curcuma/açafrão em pó

Preparação

1
Pré-aqueça o forno a 200º e coloque papel vegetal por cima de um tabuleiro de forno. Polvilhe uma bancada com farinha e reserve.
2

Coloque todos os ingredientes da base num robot de cozinha ou liquidificador potente e triture tudo. Vá adicionando água em porções pequenas até conseguir a consistência de areia molhada (pode ter que utilizar mais ou menos quantidade do que indico aqui, dependendo da qualidade dos seus ingredientes). Assim que mistura se começar a aglomerar, transfira para a forma e pressione com os dedos até espalhar a mistura uniformemente por toda a forma.

3

Leve ao forno mantendo a temperatura por 15-20 minutos, até estar dourada. Retire e deixe esfriar por completo.

4

Entretanto, prepare o recheio. Junte todos os ingredientes num liquidificador e triture durante 30 segundos. Passe a mistura para um tacho em lume médio e vá mexendo com uma vara de claras ou “fouet“. Assim que levantar fervura mexa vigorosamente para não criar grumos, a mistura vai engrossando. Quando estiver espessa retire, deite por cima da base da tarte e leve ao frigorífico pelo menos por 1h30 minutos, até solidificar.

5

Na hora de servir retire do frio, decore com chantilly de coco ou outro que prefira e sirva. Guarde os restos no frigorífico, de preferência em recipiente hermético.

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos. Caso não goste do sabor da camomila pode substituir a quantidade de chá por água.

* Junte 2 colheres de sopa de farinha de linhaça e 6 de água. Mexa e aguarde 5 minutos até conseguir uma mistura gelatinosa.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes