Tarte de cereja com crumble de cereais

Tarte de cereja com crumble de cereais - Blog da Spice
English English Portuguese Portuguese

Quem gosta de cerejas ponha a mão no ar!! E de uma tarte de cereja sem açúcar refinado, vegan e que vai ainda carregada de cereais integrais? Aqui está ela!

Há receitas pelas quais vale a pena esperar e pôr a mão na massa, esta é uma delas. Aviso já já desde início: não é uma receita rápida e demora algumas horas a concretizar, mas já todos aprendemos que precisamos de esperar e de nos esforçar pelas melhores coisas da vida, certo? Encarem esta como mais um delas.

É verdade que podem atalhar caminho, comprando uma base de tarte já feita ou usando cerejas previamente descaroçadas (acho que nunca vi à venda, mas certamente haverá), porém vão perder metade do desafio que esta receita impõe. Descaroçar um quilo de cerejas é chato, amassar massa dá trabalho, mas pergunto-vos quantas vezes por semana têm oportunidade de mergulhar as vossas mãos em tarefas tão ancestrais como estas? Descascar, descaroçar, amassar, moer, espremer, hoje em dia são tudo tarefas mecanizadas que nos permitem ter o produto final sem necessidade de passar pelo exercício. Porém, a pouco e pouco, a “cultura do atalho” instituiu-se e com ela vieram os sumos de pacote, depois os molhos, depois as saladas preparadas e por fim as refeições empacotadas. E a pouco e pouco a preguiça instalou-se e a saúde deteriorou-se…

Não tenho tempo para estas tarefas! – certamente é o que estão a pensar. Eu sei, também já não tive tempo para elas. Mas agora tenho, arranjo-o, porque percebo que são tão importantes para a minha saúde mental e física, como tomar banho ou escovar os dentes. Cozinhar diariamente de raiz, do zero, é o primeiro passo para mudarmos a nossa forma de viver. É frequente (e conveniente) esquecermo-nos que somos os gestores do nosso próprio tempo e que está nas nossas mãos decidirmos o que fazer com ele. Isto associado ao saber dizer “não” (seja a quem for) são talvez as armas mais poderosas que temos para marcar o ritmo que queremos incutir à nossa vida.

Toda uma reflexão de vida só por causa de uma tarte pode parecer excessivo. Mas se pensarmos que a comida é o que nos mantém vivos (isso e o ar que respiramos), talvez passe a fazer mais sentido ela estar no centro de uma filosofia de vida, certo? 🙂

Bom, nem que seja só desta vez, vamos colocar a mão na massa e nas cerejas e em tudo a que temos direito e prometo que no final vão ficar orgulhosos de vocês mesmos/as.

Tarte de cereja com crumble de cereais

Tarte de cereja com crumble de cereais - Blog da Spice

Ingredientes

Ingredientes

  • Base
  • 1 + 1/3 cup (= chávena de chá) de farinha de espelta
  • 2 c. sopa açúcar de coco
  • 1/4 c. chá sal marinho
  • 8 c. sopa de óleo de coco (sólido)
  • 4 a 6 c. sopa de água gelada (não é opcional)
  • Recheio:
  • 1 kg cerejas maduras (sem caroço)*
  • 1 cup (= chávena de chá) de água
  • 1/3 cup geleia de arroz
  • 1 /2 vagem de baunilha
  • 1 pau de canela
  • Crumble:
  • 1 cup (=chávena de chá) de aveia em flocos grossos
  • 1/2 cup cevada em flocos grossos
  • 1/2 cup de frutos secos à escolha picados grosseiramente (usei avelãs, nozes e amêndoas)
  • 8 a 10 c. sopa de farinha de espelta
  • 4 c. sopa de água (ou sumo de maçã)
  • 2 c. café de raspas de laranja ou limão (opcional)
  • 2 c. sopa açúcar de coco (opcional)
  • Iogurte e cerejas frescas: opcional para decorar

Preparação

1
Misture a farinha, açúcar e sal na batedeira ou robot de cozinha numa velocidade baixa para fazer a base da tarte. De seguida, mantendo a velocidade, introduza o óleo de coco sólido. Aumente um pouco a velocidade** se necessário, até estar incorporado. Mantenha a velocidade e comece a adicionar a água, colher a colher. Assim que a massa formar uma bola e se despegar das laterais pare (pode ou não utilizar a totalidade da água). Transfira para uma taça, tape com película ou num recipiente hermético e leve ao frigorífico por pelo menos 1 hora.
2

Entretanto, junte todos os ingredientes do recheio num tacho, mexa e leve a lume médio. Assim que começar a ferver, reduza o lume, destape e deixe reduzir até ficar quase sem água (pode levar até 30 min.), mexendo ocasionalmente. Apague o lume e deixe arrefecer.

3

Voltando à base, retire-a do frigorífico e deixe-a à temperatura ambiente por 10-20 min. Entretanto passe farinha na bancada e no rolo da massa e coloque perto de si uma forma anti-aderente (utilize uma forma com pelo menos 3 cm de altura e cerca de 15-20 de diâmetro). Estenda a massa do meio para as pontas até conseguir uma espessura uniforme de cerca de 1 cm (vá colocando mais farinha na bancada e rolo para facilitar). Coloque-a por cima da forma, ajuste-a com as mãos e corte o excesso de massa no rebordo. Tape com película e congele-a por pelo menos 30 min (este processo vai minimizar que ela encolha quando a colocar no forno).

4

Passado o tempo de congelação, pré-aqueça o forno a 180ºC e asse-a por 15min à mesma temperatura, ou até ficar dourada. Retire e deixe arrefecer por completo até iniciar a última parte.

5

Pré- aqueça o forno a 200ºC.  Junte todos os ingredientes do crumble numa taça, à exceção da água/sumo e do açúcar de coco. Misture tudo bem e vá adicionando a água até a mistura se começar a aglomerar. Disponha o recheio por cima da base da tarte (retirando a vagem de baunilha e o pau de canela) e por cima a mistura do crumble. Espalhe o açúcar de coco por cima do crumble (opcional). Leve ao forno mantendo a temperatura por 10 min ou até o crumble estar dourado. Retire, deixe arrefecer e sirva com umas colheres do seu iogurte favorito e cerejas frescas.

Notas: utilize de preferência ingredientes biológicos.

*Deve comprar entre 1,2kg – 1,5kg de cerejas para conseguir cerca de 1kg sem caroço. 

** Se utilizar a bimby use as velocidades 2 e 3 para o efeito.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes